segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Venezuela e a CIA

Por Paulo Reims, no jornal Brasil de Fato:

Recordo-me de ter escrito, no início de março deste ano, comentando que a América dita Latina perdeu um grande líder. Isso mesmo, aquele que o rei da Espanha mandou que se calasse, pois é somente para isso que servem os reis, para mandar o povo se calar, tomar o dinheiro dele, e ir matar animais nas suas caçadas esportivas. O ócio é oficina do diabo, assim não gostam de ouvir a verdade e mandam os que trabalham ficar quietos e trabalhar. São frases lapidares de quem luta muito para matar elefantes e outros...
Lá afirmei que o comandante Hugo Chávez, certamente, tinha seus defeitos, pois quem não os tem? Porém, mencionei o depoimento de Walter Suter, ex-diplomata suíço na Venezuela, que afirmou: “Chávez devolveu a dignidade aos excluídos”. Agora havia subsídio para a comida, uma vez que o dinheiro do petróleo não mais vazava todo para Miami.

Também dizia que, especialmente pelo grau de politização dos venezuelanos, o processo político participativo tenderia a avançar. Mas, ainda chamava a atenção de que era necessário ficar sempre alerta, pois os “olhos da águia” estão voltados, também, naquela direção, que tem uma das maiores e melhores reservas de petróleo.

Realmente, como sempre, os tentáculos do imperialismo estadunidense estão por toda parte. Os agentes e adestradores da CIA, Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, estão em todas as partes, especialmente onde mais lhes interessa, para aumentar seu poderio econômico e bélico. Não querem perder a hegemonia mundial, custe o que custar. Para eles o povo é só um detalhe.

Pessoalmente fiquei estupefato com o resultado que eles obtiveram na Venezuela. Como conseguiram que milhões de cidadãos (ãs) venezuelanos passassem para o lado daquele que já fora adestrado pela CIA há mais tempo? Sim, Capriles não passa de um cachorrinho de estimação que a CIA conseguiu transformar em um cão raivoso e amedrontador. Sempre ouvi dizer, e acabo crendo realmente, que “um cão é aquilo que é o seu dono”.

Ele procurou vencer a qualquer preço. Orientado pela CIA, procurou imitar até o modo de vestir de Chávez, e se dizia dele sucessor. Ele sabe que Chávez é amado pelo povo porque fez muito por ele, devolveu-lhe a auto-estima. E com este povo começou a construir uma Venezuela onde os pobres, a maioria, têm voz e vez. Mas está claro que ainda existe muito que fazer para que a Venezuela seja a sonhada pelo seu povo. Também está claro que não se pode construir em uma década aquilo que foi desconstruído e saqueado durante séculos, pela elite nacional e internacional.

Que ninguém subestime o poder avassalador da CIA de enganar, ludibriar e de fazer lavagem cerebral, com teoria e técnicas “não violentas”. Mas estes agentes não titubeiam em lançar mãos dos métodos mais crueis e atrozes de torturas para alcançar seus objetivos. Só para recordar: Bin Laden foi preparado por eles...

Porém, o mais interessante em todo este processo é que eles conseguem passar para o povão através, especialmente, da grande imprensa, nacional e internacional, que é totalmente subserviente ao imperialismo, a ideia de que estão protegendo as nações e seus respectivos povos. Eles conseguem, com muita facilidade, se travestir de ovelhas inofensivas.

Certamente muita gente ainda se recorda do alarde feito no Brasil, pela grande mídia, em 1964. As Forças Armada Brasileiras, orientadas pela CIA, se fizeram passar como salvadores da nação e do povo, contra o regime, que denominaram de comunista. Lembro-me que os menos avisados batiam palmas e choravam de alegria, e, diga-se de passagem, a maioria era de trabalhadores pobres, por terem sido libertados das garras do dragão de sete cabeças.

Tenhamos presente que sete é o número da perfeição. Em contraposição, o capitalismo é o dragão de 666 cabeças, a imperfeição absoluta, a destruir sonhos e esperanças da maioria dos habitantes deste planeta, que somente quer viver com dignidade e paz.

Porém, para isto são necessárias algumas reformas básicas, as quais Chávez, com seu povo, iniciou na Venezuela, e o presidente Maduro quer continuar. Ele já conclamou o povo para fazer a revolução da revolução, que é outra forma, e até melhor, de expressar as reformas.

Foi exatamente isto que João Goulart, deposto pelo golpe de 64, queria fazer a favor do povo brasileiro: redistribuição de renda, através da reforma agrária; reforma urbana, com controle dos alugueis, evitando especulações; salário mínimo calculado sobre as reais necessidades de uma família; reforma da educação, com escolas gratuitas e com qualidade de ensino para todas as pessoas, em todos os níveis; nacionalização de setores estratégicos para a economia, com ênfase no setor petrolífero; controle e limitação na remessa de lucros para o exterior, especialmente das empresas estrangeiras que atuavam no país; desenvolvimento das pesquisas e desenvolvimento tecnológico compatível com o desenvolvimento social; reforma eleitoral; reforma trabalhista, com garantia de organização para os trabalhadores da cidade e do campo; desenvolvimento de uma política internacional independente e renegociação da dívida externa, que na época era astronômica...

Já se passaram quase 50 anos do golpe de Estado. Quantos avanços reais teríamos na vida deste país continental se o imperialismo tivesse respeitado a nossa soberania e, também, não tivesse, após iniciadas as devidas reformas, imposto sanções e embargos econômicos, como soe acontecer com os países que não dobram os joelhos diante deles?!

Há apenas 10 anos o imperialismo, quis porque quis – eles mandam, e nós devemos obedecer - invadir o Iraque, sob o pretexto de que lá havia bombas atômicas escondidas. Fizeram com que parte do mundo acreditasse em suas mentiras, que passaram a ter cara de verdades. Está lá um país e um povo destruídos só porque o Tio Sam quis... Recorda? E até hoje não encontraram as ditas bombas. Mas o petróleo sim...

Voltemos à Venezuela. Capriles cumpriu seu papel de “mocinho”, gritão, mentiroso e malcriado. E continua sendo submisso à CIA, incrementando violência, destruição e morte, afirmando que houve fraudes nas eleições de 14 de abril passado. Busca incriminar os chavistas pela violência para tornar o país ingovernável, favorecendo mais um golpe na América Latina. Porém, se ele tivesse vencido por uma dezena de votos, certamente iria calar à força os chavistas, com todo o apoio que vem da CIA.

Evidente que eles conseguiram, com suas falsas verdade, e com seus métodos hipnotizadores, convencer uma multidão, sempre coadjuvados pelo PIG, Partido da Imprensa Golpista, de lá e de cá...

Senhoras e senhores, cuidado com a “Madame Plim Plim” que tem o grande objetivo de nos tornar obtusos diante da realidade.

A “oposição” quer a recontagem dos votos, apesar de todos sabermos, pois até o próprio Jimmy Carter, ex-presidente dos USA, afirmou: “A Venezuela tem o melhor processo eleitoral do mundo”.

Fiquemos atentos, pois a direita golpista é terrorista e guerrilheira, sem limites, porque o Tio Sam, assim o deseja.

Acorda, América! Chegou a hora de levantar! Chega de violência, injustiça e sangue inocente derramado! Queremos soberania, vida, dignidade e paz!

Tio Sam, por que te perguntas pelos motivos que levaram os jovens a explodirem as bombas em Boston? Também não estamos de acordo com este terror, que eles aprenderam contigo mesmo. Nós é que te perguntamos: por que continuas a invadir, a matar, a explodir bombas mais fortes do que as explodidas em Boston? Para, Tio Sam, de matar milhões de milhões pelo mundo afora, sem compaixão! És um “monstro grande e forte” e insaciável. Para de ser vampiro dos pobres! Ainda há tempo, converte-te...

0 comentários: