quinta-feira, 18 de abril de 2013

A alta dos juros em poucas palavras

Por Igor Felippe

O governo Dilma cedeu à pressão dos bancos, da mídia e do PSDB e aumentou os juros.

Em mais uma disputa política, governo se acovardou e optou por atender os interesses do grande capital internacional.

O aumento dos juros pode sacrificar o crescimento neste ano, prejudicando a indústria e a classe trabalhadora.
Representa também uma derrota ideológica, porque legitima o controle da inflação como a questão central da política econômica, em vez do crescimento, do consumo, do emprego e dos salários.

Sem crescimento, o governo enfrentará dificuldade para manter a unidade política e a aliança das frações de classes que sustentam o projeto neodesenvolvimentista em curso.

Assim, cresce a possibilidade de defecções e rompimentos com essa grande frente política e econômica, que beneficiarão a expressão política do projeto neoliberal, o PSDB, nas eleições de 2014.

Por trás da crise do tomate estão o interesses econômicos dos portadores de títulos da dívida pública remunerados pela taxa Selic, o grande capital financeiro, e os interesses políticos do PSDB nas eleições do próximo ano.

Esses foram os vencedores da disputa das últimas semanas que teve como desfecho a covardia e falta de compromisso do governo federal com as forças que sustentam o projeto em curso, em benefício dos setores que defendem o neoliberalismo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Depois de mais de 10 anos no poder o PT tem provado o improvável! Como supor, que um partido eleito defendendo princípios éticos pudesse continuar no governo depois do maior escândalo de corrupção? De que maneira imaginar, que uma administração que ainda não supriu o País de nenhuma grande obra de infra-estrutura(1) pudesse ser apoiada pela maioria dos eleitores? Pior, muito pior, como entender o povo que concordou com um governo que no último vestibular tirou nota 0,9%, que está permitindo a volta da inflação de 6,59% e da alta dos juros para 7,5% ao ano (2)? E de que apesar de todas estas questões, foi surpreendido com as confissões públicas de suas falsidades? A primeira delas, quando o Lula disse que não sabia do mensalão, isto é, suscitou uma dúvida e enganou toda uma Nação! Ou seja, o mentiroso chegou ao limite da impostura e continuou a enganação(3), ainda se reelegeu e à sua sucessora, uma conivente comprometida com a continuidade de um processo político degradante tantos foram os episódios grotescos que o caracterizaram, tais como a dança da pizza, os dólares na cueca e o de Waldomiro Diniz? Tudo levava a crer que o desempenho grotesco deste partido chegara ao fim! Mas não, ledo engano, o PT se superou! Eis que surge outro protagonista que revela qual foi o critério do PT na escolha dos ministros do STF(4)! Em poucas palavras, o de que os ministros foram nomeados mediante a promessa de que inocentariam os petistas mesmo que reconhecidamente corruptos! Assim, foi o próprio José Dirceu(5) afinal, quem convalidou publicamente as atuações tendenciosas de Ricardo Lewandowisk e Dias Toffoli no julgamento do mensalão! Mas como já estamos acostumados com esta capacidade do PT de provar o improvável, esperemos pela próxima eleição! Perante estes fatos inaceitáveis, somente os traidores da Nação continuarão apoiar este partido!
Eugenio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
(1) para que se tenha uma idéia da incompetência do PT, é mais fácil exportar milho para a China (17 mil km de oceano!) do que transportá-lo 3,5 mil km entre Sorriso(MT) e Recife(PE), onde rebanhos de gado morrem de fome na maior seca da região!
(2) indiferentes a estes flagelos, os ministros da Dilma utilizam os jatinhos da FAB para suas agendas particulares "maquiadas" de oficiais. 78% dos vôos da descarada Ideli Salvatti foi para Florianópolis, nos finais de semana onde mora! Michel Temer, passou a Semana Santa de 2012 em Fernando de Noronha voando pela FAB! José Eduardo Cardoso, veio assistir o carnaval de São Paulo e voltou pela FAB! O incompetente Alexandre Padilha, fez 469 vôos, 746 horas no ar e ainda assim é o responsável pela epidemia da Dengue e por suas mortes no País! Sem esquecer da viagem de recreio que a Dilma proporcionou aos seus convidados ao visitarem o Papa, acomodando-os em 52 suítes de luxo e colocando 17 carros à disposição às custas do povo brasileiro! Ou seja, é o escárnio pela coisa pública! Quanto à volta da inflação e ao aumento de juros, a presidente os atribuiu aos "pessimistas especializados", i.é, eximiu-se de sua exclusiva responsabilidade como todo governo populista irresponsável! Apoiar um partido assim é uma vergonha, ou pior, denota má fé!!
(3) a menos que a maioria dos eleitores tenha aceitado que o Brasil pode ser governado por indiferentes, mentirosos e corruptos!
(4) qual teria sido o objetivo de José Dirceu ao revelar episódio tão indigno? Porventura, tentou se desculpar por um conluio fracassado? É provável que o corrupto e quadrilheiro esteja sob o efeito de uma neurose e já não observe as distorções que faz da realidade!
(5) é possível imaginar como foi o diálogo:
Luiz Fux - Zé, eu quero ser nomeado ministro do STF!
Zé Dirceu - mas com uma condição!
Luiz - fala Zé!
Zé - você vai ter que me absorver no mensalão!
Luiz - fechado Zé!
Zé e Luiz (juntos) - mas que moleza!
Aplausos dos bandidos! Desce o pano triste da Nação!

Anônimo disse...

Existem algumas quantas abordagens, que não sei, tratando o liberalismo, o capitalismo, o neoliberalismo, tanto faz, em total responsabilidade com a justiça social, mas a realidade dos mais diversos cenários de sociedade, campo fora, Brasil a dentro, descreve uma única paisagem.
Sociedade só é e é falsamente acariciada pelo capital quando ela pode atender o mercado, no consumo e/ou produção.
Lastimável ver os objetivos constitucionais brasileiros tripudiados por demônios travestidos de anjinhos. A pobreza que aumente, o emprego só se bom para o mercado, as injustiças sociais, desigualdades que se danem, enquanto que a desnacionalização da terra, a privatização do estado, o encarecimento da vida, serão depois como sempre acontece, justificados com sabedoria, distribuindo resignações, procurando fazer com que se acredite que polícia e cadeia é mais necessário que educação, moradia, saúde.

Gildo Araújo disse...

O governo Dilma cedeu à pressão dos bancos, da mídia e do PSDB e aumentou os juros. Eita desgoverninho lulopetista francote. Fala sério!

Unknown disse...

é isso que dá não regulamentar a mídia, eles criam um pânico mentiroso e o povo se fode

Anônimo disse...

Não é questão de covardia. É necessário equilibrar as froças. Todos sabemos que no final das contas a corda estoura do lado mais fraco, que é o povo trabalhador e sofrido. Não é o governo que tem medo da midia e da elite financeira, é o povo que tem medo destes. O governo apenas está defendendo o equilibrio e a governabilidade do pais, para que sejam garantidos avanços irreversiveis, ainda que lento. A luta é assim mesmo, avança-se e recua-se nos momentos certos. Tá certo o governo. Recua um pouco aqui, mas poderá avançar na proxima, quando a inflação estiver claramente em baixa. Não se brinca com o medo do povo. E a elite brasileira todos sabemos que é bandida.