segunda-feira, 4 de março de 2013

Noblat e o cerco a Eduardo Campos

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana já traçou a sua tática para as eleições presidenciais de 2014. De um lado, ela tentará fustigar ao máximo o atual governo, comportando-se como “mercadora do pessimismo”. Já atacou a redução das tarifas de energia elétrica, profetizou uma nova explosão inflacionária e investe no “quanto pior, melhor” na economia. De outro, ela sabe que seu dispositivo partidário, composto por PSDB, DEM e PSP, só terá alguma chance se o campo governista rachar. Isto explica o artigo de hoje de Ricardo Noblat.

Ele aposta todas as fichas na candidatura dissidente do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco. Ansioso, ele chega a afirmar que o “PT acua Eduardo Campos”, quando o que ocorre é exatamente a pressão e sedução da mídia para que ele se candidate. Para Noblat, que não consegue conter seu ódio de classe a Lula, as manobras para abortar o sonho do líder do PSB partem do ex-presidente. O petista peca ao agir para manter a unidade do campo governista; já a mídia é livre para estimular o racha!

O blogueiro da famiglia Marinho garante que Lula “até parece bonzinho”, mas não é. “Eduardo apoiou Lula em quase todas as eleições presidenciais disputadas por ele. Lula só apoiou Eduardo para que ele se reelegesse governador”. Para ele, a eleição para a prefeitura de Recife, na qual o PT e o PSB racharam, indica que não dá para confiar no líder petista. “De lá para cá tudo desandou. O PT apertou Lula para que ele apertasse Eduardo. Lula apertou os irmãos Gomes para que eles ameaçassem rachar o PSB”.

Diante deste cenário, próprio da luta política, Noblat insiste para que o presidente do PSB não desista da sua candidatura presidencial, apesar dos riscos que esta operação comporta – inclusive na disputa para o governo de Pernambuco. “Eduardo é da base de apoio e tira votos de Dilma. De resto, desmancha o cenário considerado ideal por Lula para ganhar outra vez: PT, apoiado por um monte de partidos x PSDB quase só... Eduardo mete muito medo no PT. A pecha de direitista, privatista e anti-Lula não gruda nele”.

Este “medo do PT” é que faria Lula tentar sufocar já no nascedouro a candidatura dissidente do líder do PSB. “Todas as armas serão usadas para isso”. Mas ele insiste: não desista! Depois, Noblat ainda tem a caradura de afirmar que o “PT acua Eduardo Campos”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse No-blá-blá-blá fala ao vento!