quinta-feira, 21 de março de 2013

“Insustentável”. Feliciano vai cair?

Por Altamiro Borges

A situação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), famoso por suas posições homofóbicas e racistas, tornou-se “insustentável”. Quem fez esta afirmação hoje foi o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Em entrevista, ele cobrou uma rápida solução para a grave crise que paralisa a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e que desgasta ainda mais a imagem do parlamento brasileiro. Nesta quarta-feira, novamente os trabalhos da comissão foram interrompidos por protestos.

“A Comissão de Direitos Humanos, até pela sua importância, não pode ficar nesse impasse... Essa casa tem que primar pelo equilíbrio, serenidade, objetividade e pelo trabalho parlamentar. E do jeito que está ficou insustentável a situação, que eu acredito que será resolvida até terça-feira da semana que vem. Agora passou a ser também responsabilidade do presidente da Câmara”, afirmou o deputado Henrique Eduardo Alves. A entrevista sinaliza que o rancoroso deputado-pastor pode ser defenestrado nos próximos dias.

Marco Feliciano ainda tenta aparentar valentia. Em entrevista à rádio Estadão, ele jurou que não renunciará “de maneira alguma” à presidência da CDHM da Câmara Federal. Ele se disse vítima de perseguição, esquecendo-se que as críticas a sua postura partem dos setores da sociedade que são demonizados por suas pregações preconceituosas e de estímulo ao ódio. Sua insistência, porém, só tem gerado maiores constrangimentos. No próprio Partido Social Cristão, muitos já defendem a sua renúncia.

Numa reunião da bancada do PSC, segundo relato do jornal O Globo, o deputado Hugo Leal (RJ) teria dito que Marco Feliciano detona a sigla com a sua teimosia. “Você é cantor, vende CDs, faz palestras. O problema não é você defender o que pensa, mas a forma como está fazendo. Só você ganha com isso. Dessa forma, está sendo ruim para o partido e para a Câmara”. No meio deste tiroteio, novas e velhas denúncias surgem contra o parlamentar. Segundo o noticiário, ele agora terá de responder a uma ação por estelionato no STF.

Para complicar ainda mais a “insustentável” situação, um vídeo que circulou na internet nesta semana mostra o deputado atacando os que criticam a sua eleição para a presidência da CDHM. Ele chama de “rituais macabros” os atos contra a sua indicação. Pelo andar da carruagem, o deputado - que já se comparou à dissidente cubana Yoani Sánchez – está com os seus dias contados. Um pouco mais de pressão e ele cai – o que seria uma vitória pontual para os que defendem os direitos humanos e uma derrota sentida para os setores conservadores e preconceituosos da sociedade.

3 comentários:

Scan disse...

Não custa aumentar a pressão:

http://www.avaaz.org/po/feliciano_call_in/?bQGOKab&v=23263

Não podemos permitir mais um estelionatário fascista.
Basta! Já o temos de sobra!

Anônimo disse...

Acho que agora chegou a hora de se investir contra o PSC. O Brasil é um país leigo, esses partidos religiosos são o que existe de mais retrógrado e xiita no país.

Marco.

Anônimo disse...

Sei não, acho que ele continua no cargo para o qual foi eleito.