quarta-feira, 6 de março de 2013

Hasta siempre, comandante Chávez

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

"Por nossos mortos nenhum minuto de silencio, mas uma vida inteira de luta”.

A América Latina, Nuestra America, perde hoje um de seus mais destacados líderes. Em rede de televisão aberta e ao vivo o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a morte do Comandante Hugo Chávez.

Quando Eduardo Galeano escreveu o livro “As veias abertas da América latina” eramos um continente de joelhos para as grandes potências, vivíamos em quase todas as partes nas sombras de ditaduras assassinas e entreguistas.

Hugo Chávez é um dos maiores símbolos da luta por transformar este pedaço de terra tão rica, de um bravo povo, em “la gran patria latinoamérica”!

Temos a certeza que a revolução bolivariana, que fortaleceu a democracia participativa através dos círculos bolivarianos e dos conselhos comunais, que erradicou o analfabetismo, enterrou a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), que tem a menor desigualdade social de toda a América do sul e proclamou o socialismo do século 21, continuará, lidera por Nicolás Maduro, a realizar os grandes feitos revolucionários iniciados por Hugo Chávez.

Estamos seguros de que o povo venezuelano, com sua bravura revolucionária, saberá superar este momento de profunda dor – dor que também sentimos – e continuarão o caminho da libertação, justiça, democracia e paz.

Como disse o vice-presidente Nicolás Maduro, “que em nosso coração haja o único sentimento de nosso comandante, amor pela pátria”.

Hasta Siempre Comandante Chávez!

União da Juventude Socialista.

4 comentários:

Ignez disse...

Que a União da Juventude Socialista saiba multiplicar seu entusiasmo e engajar-se na luta que tão vigorosamente se engajou o Comandante Hugo Chávez, Fidel, Che Guevara, Martí, Simon Bolivar e tantos outros. Que nosso engajamento seja, também, pela construção de um Brasil mais soberano, mais justo, desenvolvido e socialista! Vão à luta, jovens socialistas! Parabéns!

Anônimo disse...

Chávez não morreu: viverá para sempre no coração e na mente dos que amam a liberdade. Nossa solidariedade ao povo irmão venezuelano, que saberá continuar a luta destemida desse grande herói da humanidade. Luto ! ! ! Cláudio.

Adelina de Alorna disse...

Como ficaremos sem Chávez?

Takir Abdullah disse...

Estou aqui para demonstrar minhas profundas dor e tristeza, pelo grande líder latino-americano que foi o comandante Chavez. Chavez lutou pelos oprimidos, pelos pobres, pelo povo. Foi um defensor corajoso de seus ideais de igualdade, suas idéias de liberdade contra políticas imperialistas e coloniais não tinham fronteiras, alcançando assim o coração daqueles que buscam justiça e liberdade em todo mundo.Não só os venezuelanos, mais sim todos os latino-americanos reconhecem em Chavez um grande líder, que melhorou as condições de vida de seus compatriotas. E centenas de parasitas norte-americanos esculpidos pela mídia tentam sujar sua imagem. Chavez errou, Chavez acertou, Chavez liderou e atualmente vive em muitos corações. Ele liderou pelo povo, e para o povo. Foi escolhido pela população e por ela ele viveu e morreu, com sua morte ele deixa de ser o presidente venezuelano, para se torna o comandante que jamais será esquecido pelo coração dos latinos.