terça-feira, 19 de março de 2013

Dilma dispara e Aécio se desespera



A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) deve atiçar as bicadas no ninho tucano e bagunçar os cálculos eleitorais dos setores que já ensaiavam uma dissidência no campo governista. Ela indica que 63% dos entrevistados consideram o atual governo ótimo ou bom, o maior índice registrado desde o início da gestão. Já a presidente Dilma aparece com uma aprovação pessoal de 79%, índice bem superior ao obtido por Lula (58%) e FHC (70%) no mesmo período de mandato.


Apesar dos impactos da crise capitalista mundial, que reduziram o ritmo de crescimento da economia, e da oposição raivosa da mídia direitista e do seu dispositivo partidário – composto por PSDB, DEM e PPS –, a pesquisa confirmou que a sociedade confia nos rumos adotados pelo governo Dilma. A avaliação positiva manteve a tendência de crescimento iniciada em setembro de 2011. Já para o futuro próximo, 65% dos entrevistados afirmam que estão otimistas e que acreditam que o país vai melhorar.

Os pontos altos da atual gestão se encontram no combate à pobreza e na redução do desemprego. Já os pontos fracos são os mesmos verificados em pesquisas anteriores, em especial na saúde e na segurança pública. Dois outros dados curiosos da pesquisa: 61% dos entrevistados avaliam que o governo Dilma é uma continuidade da gestão de Lula – o que confirma a sua força; e apenas 38% consideram que a cobertura da mídia é favorável à presidenta – o que revela o descrédito crescente da imprensa.

Um dado da pesquisa deve preocupar, em especial, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que tem se insinuado como candidato dissidente à sucessão presidencial de 2014. “A presidenta Dilma não era tão forte no Nordeste como era o Lula. Mas isso mudou na pesquisa de agora. O percentual de pessoas que avaliam o governo como ótimo ou bom passou de 68% para 72%. Já a aprovação da maneira da presidenta governar subiu de 80% para 85%”, afirma o gerente de pesquisa da CNI, Renato Fonseca.

Diante dos resultados inesperados da pesquisa Ibope, todos os pretensos candidatos à sucessão de 2014 tentaram relativizar seus impactos. O mais patético deles foi o senador mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial tucano. “Isso tem muito a ver com o sentimento momentâneo, talvez com algumas medidas de grande alcance popular tomadas pela presidente”, afirmou. Ele evitou se referir à redução da conta de luz e à desoneração da cesta básica, temas nos quais ele se posicionou contra de forma irracional e suicida.

Típico dos embriagados, ele ainda afirmou que a alta popularidade da presidente Dilma se deve à herança de FHC. “Se hoje há essa avaliação, em boa parte é resultado de uma sensação de bem estar que ainda existe no Brasil, construída, em grande parte, por nós, a partir do controle da inflação, que por sinal começa a ameaçar e comprometer a renda das famílias”. Aécio Neves também se disse otimista com a possibilidade da oposição construir “uma agenda para o país”. Só evitou comentar as fraturas nesta tal oposição.

Nesta terça-feira, a jornalista Sonia Racy, do Estadão, confirmou que a situação da oposição demotucana é cada vez mais delicada. O risco é que o próprio PSDB imploda devido às bicadas sangrentas entre Aécio Neves e José Serra. Até o “guru” FHC está irritado com as brigas internas. “O ex-presidente tem defendido que, se for para Serra optar por outro caminho, que o faça agora... Já Aécio não quer que o partido fique parado à espera de Serra”. Os tucanos estão diante de um racha histórico. Enquanto isto, Dilma dispara nas pesquisas!

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito engracado o cambaleante. Nos oitos anos do FHC, a inflacäo estava controlada e eu näo tinha emprego, estávamos numa situacäo de quase miséria. Hoje estamos muito melhor financeiramente que na época. Entäo meu boy Neves, näo basta sómente ter inflacäo baixa, tem que ter emprego, ter que ter energia mais barata, temo que ter dinheiro para laser, tem que ter dinheiro para se alimentar melhor, tem que ter dinheiro para fazer férias, viu ? isso para o povo , porque para voce e a truma do PSDB nunca foaltou grana, pois voces meteram a mäo no dinheiro público.

celso romeu disse...

Que o mundo dá voltas, Kopérnico já afirmava séculos atrás. Entretanto constatar que alguns "iluminados" que se dizem esquerdista, agora, encantam-se com a hipotética ascenção da Anta Presidente. NÃO CUSTA LEMBRAR: NO PERÍODO DO MILAGRE ECONÔMICO DA DITATURA CIVIL-MILITAR HAVIA A ABSURDA APROVAÇÃO AOS MILICOS AO FAMIGERADO MILAGRE ECONOMICO.
EM NADA DIFERENTE DESTE: O ENDIVIDAMENTO TRANSFORMA-SE NO MÁGICO CRÉDITO E TUDO O MAIS INALTERADO.... CREDO!!!!

Anônimo disse...

E alguns bogueiros "progressistas" (Altamiro Borges, Azenha, Mariafrô, Rodrigo Vianna, Rovai, etc.) dizem que a Gigante Dilma Russef (??) não dialoga com a sociedade. Imagine se Dialogasse.

Rick disse...

Caro Miro,
acho que tem um erro neste post. Desde qdo FHC teve 70% de apoio da populaçao? Confirme o numero, por favor. abraço
Ricardo

Anônimo disse...

o miro, voce tem alguma opinião sobre a d zelia cardoso ter ido para o FMI ou para o Chipre?
desta vez a proposta foi demais.
PS. eu gostava da zélia.

Unknown disse...

Vão morrer se bicando,aproveita e leva a Marina pelo bico e larga em Londres.Na mídia nào se vê os candidatos oposicionistas apresentarem um plano de governo para a sociedade e o país,o que se vê é o anúncio da dilapidaçào do patrimônio público e o entrave ao desenvolvimento via ONGS e verdes.Nunca conseguirào.

Anônimo disse...

"Apenas 38% consideram que a cobertura da mídia é favorável à presidenta" -- Apenas? Nossa, como ainda há ainda TANTA gente politicamente cega nesse país? Precisamos multiplicar o número de blogues sujos com urgência, pois uma ley de medios não virá tão cedo...

Alberto disse...

Essa eu não entendi! Dilma é tão "cristã"! Até visitou o PAPA!