quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez já está se achando!

Por Altamiro Borges

A mídia colonizada já está fazendo um baita carnaval com a visita ao Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez. Em pleno feriadão, ela foi destaque em entrevistas na Folha e no Estadão. O Globo também já publicou várias matérias sobre “a principal dissidente do regime castrista”. Nos dias que antecedem a sua chegada, prevista para 18 de fevereiro, ela também deverá ganhar generosos espaços nas emissoras de tevê. Com tantos holofotes e bajulações, Yoani Sánchez já está se achando o máximo! E dá-lhe abobrinhas!

Na longa entrevista ao Estadão, no sábado, ela chegou a dizer que se considera uma “diplomata do povo” – num egocentrismo risível. “Nenhuma chancelaria me nomeou, nenhum palácio de governo me reconhece como representante de nada, mas eu sinto que devo ajudar a estreitar os vínculos entre uma nação e outra. Sou uma representante da diplomacia popular”, afirmou a blogueira, que é colunista do jornal da famiglia Mesquita e colaboradora da máfia do Instituto Millenium, mas é quase uma desconhecida em Cuba.

Já na entrevista à Folha, ela se apresentou como heroína da democracia. “Fiz do meu caso um emblema. Se o pensamento [do governo] foi ‘deixe-a sair para ver se ela se cala’, foi uma má jogada política. É uma propaganda perigosa, porque vou me comportar como uma pessoa livre, dizer o que penso e ser uma embaixadora do desejo de liberdade de cubanos no mundo”. Ambas as entrevistas evitaram perguntas delicadas à blogueira – como sobre a sua recente nomeação para o cargo de diretora regional da nefasta Associação Interamericana de Prensa (SIP), com um salário de US$ 6 mil.

Para ajudar os que ainda não conhecem “o que pensa” Yoani Sanchez, reproduzo abaixo um texto publicado em janeiro do ano passado.

*****

Yoani Sánchez: blogueira ou mercenária?

Por Altamiro Borges

Nas vésperas da visita da presidenta Dilma Rousseff a Cuba, a mídia colonizada tem feito grande alarde em torno do nome da blogueira cubana Yoani Sánchez. Ela é apresentada como uma “jornalista independente”, que mantém um blog com milhões de acessos e que enfrenta, com muitas dificuldades materiais, a “tirania comunista”, que a persegue e censura.

Na busca pelo holofote midiático, líderes demotucanos e, lamentavelmente, o senador petista Eduardo Suplicy têm posado de defensores da blogueira. Eles se juntaram para pressionar o governo a conceder visto para que Yoani venha ao Brasil assistir a pré-estréia do filme “Conexões Cuba-Honduras”, do documentarista Dado Galvão – que, por mera coincidência, é membro-convidado e articulista do Instituto Millenium, o antro da direita que reúne os barões da mídia nativa.

A falsa “jornalista independente”

Mas, afinal, quem é Yoani Sánchez? Em primeiro lugar, ela não tem nada de “jornalista independente”. Seus vínculos com o governo dos EUA, que mantém um “escritório de interesses” em Havana (Sina), são amplamente conhecidos. O Wikileaks já vazou 11 documentos da diplomacia ianque que registram as reuniões da “dissidente” com os “agentes” da Sina desde 2008.

Num deles, datado de 9 de abril de 2009, o chefe da Sina, Jonathan Farrar, escreveu ao Departamento de Estado: “Pensamos que a jovem geração de dissidentes não tradicionais, como Yoani Sánchez, pode desempenhar papel a longo prazo em Cuba pós-Castro”. Ele ainda aconselha o governo dos EUA a aumentar os subsídios financeiros à blogueira “independente”.

Subsídios e “prêmios” internacionais

Anualmente, o Departamento de Estado destina cerca de 20 milhões de dólares para incentivar a subversão contra o governo cubano. Nos últimos anos, boa parte deste “subsídio” é usada para apoiar “líderes” nas redes sociais. A própria blogueira já confessou que recebe ajuda. “Os Estados Unidos desejam uma mudança em Cuba, é o que eu desejo também”, tentou justificar numa entrevista ao jornalista francês Salim Lamrani.

Neste sentido, não dá para afirmar que Yoani Sánchez padece de enormes dificuldades na ilha – outra mentira difundida pela mídia colonizada. Pelo contrário, ela é uma privilegiada num país com tantas dificuldades econômicas. Além do subsídio do império, a blogueira também recebe fortunas de prêmios internacionais que lhe são concedidos por entidades internacionais declaradamente anticubanas. Nos últimos três anos, ela foi agraciada com US$ 200 mil dólares de instituições do exterior.

O falso prestígio da blogueira

Na maioria, os prêmios são concedidos com a justificativa de que Yoani é uma das blogueiras mais famosas do planeta, com milhões de acesso, e uma “intelectual” de prestígio. Outra bravata divulgada pela mídia colonizada. Uma rápida pesquisa no Alexa, que ranqueia a internet no mundo, confirma que seu blog não é tão influente assim, apesar da sua farta publicidade na mídia e dos enormes recursos técnicos de que dispõe – inclusive com a estranha tradução “voluntária” para 21 idiomas.

Quanto ao título de “intelectual” e principal dissidente de Cuba, a própria Sina realizou pesquisa que desmonta a tese usada para projetar a blogueira. Ela constatou que o opositor mais conhecido na ilha é o sanguinário terrorista Pousada Carriles. Yoani só é citada por 2% dos entrevistados – ela é uma desconhecida, uma falsa líder, abanada com propósitos sinistros.

O “ciberbestiário” de Yoani Sánchez

A “ilustre” blogueira, inclusive, é motivo de chacota pelas besteiras que publica e declara em entrevistas à mídia estrangeira. Vale citar algumas que já compõem o “ciberbestiário” de Yoani Sánchez:

- [Sobre a Lei de Ajuste Cubano, imposta pelos EUA para desestabilizar a economia cubana, ela afirmou que não prejudica o povo] porque nossas relações são fortes. Se joga o beisebol em Cuba como nos Estados Unidos;

- Privatizar, não gosto do termo porque tem uma conotação pejorativa, mas colocar em mãos privadas, sim.

- Não diria que [os chefões da máfia anticubana de Miami, sic] são inimigos da pátria;

- Estas pessoas que são favoráveis às sanções econômicas [dos EUA contra Cuba] não são anticubanas. Penso que defendem Cuba segundo seus próprios critérios;

- [A luta pela libertação dos cinco presos nos Estados Unidos] não é um tema que interessa à população. É propaganda política;

- [A ação terrorista de Posada Carriles contra Cuba] é um tema político que as pessoas não estão interessadas. É uma cortina de fumaça;

- [Mas os EUA já invadiram Cuba, pergunta o jornalista] Quando?;

- O regime [de Fulgencio Batista, que assassinou 20 mil cubanos] era uma ditadura, mas havia liberdade de imprensa plural e aberta;

- Cuba é uma ilha sui generis. Podemos criar um capitalismo sui generis.


Mentiras sobre censura e perseguição

Por último, vale rechaçar a mentira midiática de que Yoani Sánchez é censurada e perseguida em Cuba. Participei no final de novembro de um seminário internacional sobre “mídias alternativas e as redes sociais” em Havana e acessei facilmente o seu blog. Segundo o governo cubano, nunca houve qualquer tipo de bloqueio à página da “jornalista independente”.

Quanto às perseguições sofridas, Yoani Sánchez tem se mostrado uma mentirosa compulsiva e cínica. Em 6 de novembro de 2009, ela afirmou à imprensa internacional que havia sido presa e espancada pela polícia em Havana, “numa tarde de golpes, gritos e insultos”. Em 8 de novembro, ela recebeu jornalistas em sua casa para mostrar as marcas das agressões. “Mas ela não tinha hematomas, marcas ou cicatrizes”, afirmou, surpreso, o correspondente da BBC em Havana, Fernando Ravsberg.

O diário La República, da Espanha, publicou um vídeo com testemunhos dos médicos que atenderam Yoani um dia após a suposta agressão. Os três especialistas disseram que ela não tinha nenhuma marca de violência. Diante dos questionamentos, ela prometeu apresentar fotos e vídeos sobre os ataques. Mas até hoje não apresentou qualquer prova.

6 comentários:

edir disse...

Eu quero ver mesmo é ela falar de Cuba, antes da Revolucäo. Por favor Miro, faca uma matéria sobre isso para que a gente possa repassar na internet. Cuba era um quintal dos Americanos, onde eles compravam até meninas para sexo, por serem virgens. Isso tem que ser lembrado.

Alberto disse...

A moça está apenas mostrando o "lado B" da coisa pois tem pseudos-comunistas-capitalistas-tupiniquins com os bolsos cheios de dinheiro ganhos em negociatas que já deveriam estar morando na "Ilha dos Castros" pois lá parece ser tão bom...O que fazem com os corruptos em Cuba?

Alberto disse...

Bom mesmo é ser como alguns "blogueiros portas-vozes oficiais" do Governo Lula/Dilma que ganham fortunas para "manter o blog" e falar o que acham certo escrevendo sobre o "mal" que fazem os outros Partidos usando dinheiro da Caixa Econômica Federal, Correios, ou seja, do contribuinte! Êta esquerdinha boa esta aqui do Brasil, hein?

Pietro Landovski disse...

Se Cuba é o paraíso como vocês pintam, porque a entrada e saída da sua população é controlada pelo governo?

Se você morasse no paraíso, teria vontade de sair e não mais voltar?

Carlos Plácido Teixeira disse...

Tinha de levantar o e-mail e blogs da moça e começar a fazer uma campanha de envio de e-mails sobre a realidade da miséria. Inclusive, sobre os países vizinhos ao dela. Onde a "liberdade capitalista", com a qual ela sonha, cria apenas miseráveis. Sem educação, sem saúde. E sem canais para expressar a situação de pobreza extrema.

Unknown disse...

A Yoani eh o Merval sem o fardao!!