domingo, 3 de fevereiro de 2013

Petroleiros ameaçam entrar em greve

http://www.fup.org.br
Da Rede Brasil Atual:

Com impasse nas negociações sobre participação nos lucros ou resultados (PLR), os petroleiros ameaçam fazer uma greve durante cinco dias, de 20 a 24 de fevereiro. A partir das próxima segunda-feira (4), eles farão atos em unidades de todo o país para pressionar a Petrobras a usar, segundo afirma a Federação Única dos Petroleiros (FUP), regras claras para o pagamento da PLR. Os 12 sindicatos ligados à federação também vão convocar assembleias a partir da semana que vem.

As ações foram definidas em uma reunião do Conselho Deliberativo da FUP, realizada entre ontem (30) e hoje (31), no Rio de Janeiro. O conselho também aprovou o envio de uma carta à presidência da Petrobras e do Conselho de Administração da empresa pedindo audiência para discutir os valores da PLR.

As mobilizações dos petroleiros começaram em dezembro do ano passado, com a rejeição da proposta da Petrobras de adiantar a PLR 2012. Eles exigem o pagamento integral do benefício e a definição de regras transparentes e democráticas para definição dos valores, de acordo com a FUP.

No último dia 16, membros da federação se reuniram com representantes do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), ligado ao Ministério do Planejamento, para cobrar do governo uma solução para a negociação da PLR. Na segunda (28), a categoria realizou uma paralisação de 24 horas, em caráter de protesto.

A Petrobras informou, em nota emitida na segunda (28), que a proposta de pagamento adiantado da PLR seguiria os mesmos critérios adotados em anos anteriores para a antecipação. Segundo o texto, são considerados os resultados da companhia nos três primeiros trimestres de cada ano. A empresa informou ainda que continuava aberta à negociação com a entidades sindicais.

Na próxima segunda, a Petrobras divulgará os resultados referentes ao quarto trimestre e ao exercício de 2012. De janeiro a setembro do ano passado, o lucro líquido somou R$ 13,435 bilhões, queda de 52% em relação a igual período de 2011 (R$ 28,264 bilhões).

0 comentários: