sábado, 2 de fevereiro de 2013

Datena insulta ateus; Band condenada

http://www.atea.org.br/
Por Altamiro Borges 

O apresentador José Luiz Datena, que adora esbravejar comentários preconceituosos em busca de audiência, ainda vai levar a TV Bandeirantes à falência. Nesta semana, a Justiça Federal de São Paulo condenou a emissora a prestar esclarecimentos à população sobre diversidade religiosa e liberdade de consciência. A condenação é fruto de uma ação civil pública movida por Jefferson Dias, procurador dos direitos do cidadão, contra os ataques de Datena aos ateus no programa ‘Brasil Urgente’ de 27 de Julho de 2010.

Na ocasião, o apresentador relacionou a morte de um garoto à “ausência de Deus”. De forma irresponsável e demagógica, Datena disse que “um sujeito que é ateu não tem limites e é por isso que a gente vê esses crimes aí”. Ele também atribuiu todos os males do mundo aos ateus. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais. São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas o sujeito que não respeita os limites de Deus não respeita limite nenhum”.

Conforme lembra a jornalista Keila Jimenez, da Folha, o programa sensacionalista “ainda realizou pesquisa interativa para saber a opinião da audiência sobre a relação entre violência e ateísmo... Para o autor da ação, ao veicular as declarações preconceituosas contra pessoas que não compartilham o mesmo modo de pensar do apresentador, a emissora descumpriu sua finalidade educativa e informativa e prestou um desserviço para a comunicação social”.

Pela sentença assinada pelo juiz Paulo Cezar Neves Junior, a Band será obrigada a exibir, durante o programa “Brasil Urgente”, quadros para esclarecer a população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração idêntica à das declarações tidas pela Justiça como impróprias. Os ataques de Datena duraram cerca de 50 minutos. Em caso de descumprimento da determinação judicial, a emissora terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.

13 comentários:

Anônimo disse...

Edmilson Botéquio - Alta Floresta MT.

M A R A V I L H O S A a decisão deste Juiz. Que se faça jurisprudência. A propósito, como dizia Milôr:
"o primeiro patife encontrou o primeiro idiota e criaram o primeiro deus".

Anônimo disse...

Oi Miro, venho sempre aqui. Adoro seu blog, assim como outros da mesma linha, como: Eduardo Guimarães, Conversa Afiada... Mas comento sempre como anônimo ou nome fictício, por motivos óbvios (receio de perseguição),pois parece que estão monitorando os funcionários públicos de SP). Falando em Datena, mas não necessariamente do post, me desculpe, mas achei providencial tocar nesse assunto: corre um boato na "rádio corredor" que as grandes operações policiais serão feitas de agora em diante, a partir das 17:00H pra ter visibilidade nos programas Datena (Band) e Marcelo Rezende (Record). E parece que o boato procede, haja vista que esta semana aconteceu exatamente isso todos os dias da semana. Isso foge dos padrões das grandes operações que são feitas de madrugada, ou logo de manhã, pra pegar o "mala" dormindo. É uma decisão ridícula que já virou piada no meio policial. Parece que o Alckmin resolveu correr atrás do prejuízo na questão de Segurança. Um abraço!

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Sou ateu. Quando li a notícia da condenação do Datena e da Band cheguei, até, a pensar que existe justiça em nosso País. Porém para que a justiça fique completa, esse preconceitoso do Datena deveria ser condenado à prisão.

Blog Rogerio Schneider disse...

eixando de lado o hipócrita do politcamente correto, c
concordo plenamente com o que o Datena disse.
.
Ateus (incluindo aqueles que se fazem de religiosos) sao os primeiros a trairem suas esposas e maridos, são os que vomitam humanismo, mas que no fundo nao tem qualquer ética.
.
Até hoje nao conheço qualquer obra de caridade feita por ateus. Nenhuma casa de apoio para doentes, loucos, abandonados, pobres e miseráveis.
.
Valeu Datena!

Denise disse...

Que coisa feia,pobre,boba e antiguinha esta de atacar ateus!!
Vai formatar seu HD ô Da Antena, está passando da hora

Anônimo disse...

Acho ridículo,criticarem o Datena só porquê ele diz que os criminosos não tem Deus no coração,é mentira por acaso?será que se os criminosos tem Deus no coração?claro que não,é só isso que eles tem em comum com os ateus,isso não quer dizer que os ateus sejam criminosos,embora eu ache que eles são muito ignorantes,isso sim!

William Fontana disse...

Muito bom! Só não concordo com a foto do post ai na matéria, pq é mentirosa, Hitler NUNCA foi católico mas um gnóstico ligado a seitas como Thule (ele chegou a tentar eliminar o catolicismo do país).

afonsecaweb disse...

Como o Datena não tinha coragem de por a culpa nos fiéis das religiões de origem africana, nos gays ou nos negros, só havia os ateus. Agora nem isso.

Anônimo disse...

Rogerio Schneider, fale por vc... se vc acha que só um católico tem ética, moral, consciencia, problema é seu, vc ñ passa de um babaca, essa que é a grande verdade... o que o Papa faz pela Africa por exemplo? Quantos milhões de reais ele ja injetou diretamente em qualquer projeto social, ele ja deu alguma coisa do seu proprio "bolso" pra alguem? Ou será que ele só soube escolher o hotel luxuoso onde ficaria, a marca do vinho que iria tomar, qual a marca, ano, modelo e opcionais do carro que iria usar pra se deslocar até o local de votação do papado? A Angelina Jolie é Ateia, e ai? Vai falar que ela é criminosa tambem? Quantos crimes Bárbaros ela ja fez? Ela ja adotou varias crianças que talvez iriam morrer de fome abandonadas por ai, acho muito mais digno do que usar um vestido, comer uma bala e tomar um copo de vinho lendo um gibi e se fazendo de santo...E os padres católicos molestando criancinhas pelo mundo a fora... vcs que se dizem religiosos, quantas pessoas vcs ja alimentaram? Sendo que muitos tem até nojo dos mendigos nas ruas... os católicos e evangelicos pregam igualdade e são os mais preconceituosos, ironico não? kkkkk, morreram quase 300 la em Santa Maria, ai aparece 1 sobrevivente, as pessoas ja dizem: graças a deus... mas e as outras 300? Esse deus ñ as salvou por maldade ou incompetência? Que deus "justo" esse... ou então façamos o seguinte, vamos dar uma metralhadora pra toda pessoa capaz de andar e manda-los pro iraque em um missão de paz e chamar isso de a Cruzada do mundo moderno, que tal?

Jânio Freitas disse...

Graças a Deus o Dantena foi "condenado". Deus não tem nada de violência, de preconceitos. Deus é o Deus dos pobres, dos fracos, dos descamizados. Nele não há intolerância, Deus é amor. Um amor tão puro, tão simples, que não que nós seres humanos ficássemos matando os animais para purificar os nossos pecados. Mandou Jesus. E Jesus trouxe a Paz, foi contra os poderosos, se juntou aos humildes e não condenou nínguém. Então, quem é Dantena para condenar os ateus. Conheço um montão de ateus do bem. Esses são mais cristãos do que muitos que se dizem cristãos. Ser cristão é não ter preconceito. É deixar que o outro perceba, a vida, a paz, o amor. Bye

Jânio Freitas disse...

Que coisa boba. Ser ou não ser religioso. O que importa é o que cada pessoa é, o que faz de bom pela coletividade.

Anônimo disse...

Para reflexão sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=pPEGIPJEopQ

Anônimo disse...

O Datena é demagogo, péssimo jornalista, tem um programa sensacionalista, e que no Ibope nunca passa do "traço",
Agora, é uma bobagem muito grande essa discussão entre crentes e ateus. Deus não existe! Qualquer coisa fora disso é misticismo. Quantos guerras e atrocidades foram e são cometidas no mundo em nome de deus ?