domingo, 17 de fevereiro de 2013

Correa vence com folga no Equador

http://aporrea.org/
Do sítio Carta Maior:

Eleições presidenciais ocorreram neste domingo (17) no Equador e o presidente Rafael Correa deve ser reeleito em primeiro turno. Institutos de pesquisa apontam vitória do mandatário com votação entre 58,8% e 61%. Membro do "clube" de governos progressistas que comandam vários países sul-americanos, ele é o primeiro presidente equatoriano a terminar o mandato em 12 anos.

Os primeiros resultados da boca de urna apontam vitória folgada de Rafael Correa no Equador. O candidato à reeleição pela Alianza País (AP) deve vencer com votação entre 58,8 e 61%, a depender do instituto. Com isso, não será necessária a realização de um segundo turno.

O instituto Opinión Pública mostra Correa com 61% dos votos e o direitista Guillermo Lasso com 22%. O instituto Cedatos aponta o atual presidente também com 61% e Lasso com 20%. E o instituto Centro Invest y Estudios CIEES-Nacional indica Correa com 58,8% e Lasso com 23,1%.

Todas essas empresas de pesquisas foram certificadas pelas autoridades eleitorais para realizarem a sondagem de boca de urna. É a primeira vez que isso ocorre de maneira regulamentada no país.

Estavam aptos para votar 11,6 milhões de equatorianos, que escolheram o presidente, o vice, 137 parlamentares e cinco representantes do Parlamento Andino. O pleito ocorreu sem incidentes, de acordo com as autoridades eleitorais.

Depois de tomar conhecimento da boca de urna, o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, manifestou sua alegria e disse que “para aqueles que não ganharam as eleições há uma mensagem muito clara do povo, o povo quer consolidar a Revolução Cidadã, não quer voltar ao passado”.

1 comentários:

VERA disse...

Notícia maravilhosa para fechar bem o domingo!!!