quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TV Brasil devia assumir a RedeTV!

Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin, da coluna F5 – “o site de entretenimento da Folha” –, afirma hoje que “2013 pode ser o ‘último’ ano para todas as pretensões da RedeTV!”. Cauteloso, ele argumenta que “o ano que começa chega carregado de esperança e, principalmente, de medo para os funcionários e prestadores de serviço da RedeTV! A emissora, que atrasou salários o ano passado inteiro, tem meses decisivos pela frente: ou acerta sua contabilidade de forma definitiva ou corre risco de passar para outras mãos”.

O colunista avalia que “a única esperança é que os dois sócios, o presidente Amílcare Dallevo e o vice, Marcelo Carvalho, voltem a se entender e esqueçam as rusgas do passado (recente)... Um dos prejuízos colaterais dessa crise é que a RedeTV! ganhou fama de mau pagadora e de desrespeitar os funcionários. Queiram ou não isso repercute no mercado e afasta eventuais novos parceiros, além de fazer os melhores funcionários tentarem fugir dali o mais rápido possível, rumo a outras emissoras ou empregos”.

Feltrin é generoso. A situação desta emissora, controlada por dois bilionários excêntricos e ambiciosos, é de total descalabro. Enquanto os patrões esbanjam fortunas – Dallevo construiu uma das maiores mansões do país –, os trabalhadores são humilhados e perseguidos. A crise é gravíssima, com atrasos de salários e de pagamentos para fornecedores. Vários programas já foram cortados. O índice de audiência da RedeTV! ronda o traço há muito tempo e a emissora é sublocada ilegalmente para vários grupos religiosos.

A novidade no artigo do colunista da F5 é que a emissora “corre o risco de passar para outras mãos”. Esta seria uma boa oportunidade para a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que exibe a TV Brasil, iniciar tratativas para adquirir o canal da emissora falida e irregular. Atualmente, mesmo com uma programação de bom nível, a tevê pública não possui um espectro que de maior visibilidade. Ela chega a poucos lares em vários centros urbanos do território nacional, especialmente em São Paulo.

Como costuma brincar o professor Laurindo Lalo Leal Filho, um dos maiores especialistas em tevê pública no país, é como se a BBC de Londres não são fosse exibida em Londres. A TV Brasil é um contraponto as televisões privadas no país, que hegemonizam totalmente a programação. Ela cumpre um importante papel educativo, cultural e informativo e representa um tímido passo para fazer vingar o que está inscrito na Constituição Federal, que determina a complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

Em tempos de total manipulação da informação – como se verifica agora na cobertura catastrofista e criminosa do “racionamento de energia elétrica” –, a TV Brasil num espaço mais nobre no espectro poderia dar uma grande contribuição à informação da sociedade. Ela ajudaria inclusive a elevar o nível das emissoras “privadas”! Representaria um avanço na conquista do direito humano à comunicação e à luta pela verdadeira liberdade de expressão – que não pode mais ser confundida com a liberdade dos monopólios.

14 comentários:

contrapontopig blogspot.com disse...

Parabéns, Miro. Uma janela pode estar sendo aberta neste momento.
A blogosfera progressista, em peso, deveria aproveitar a oportunidade e abraçar a sua idéia, pressionando para que a sua sugestão vá em frente.

Quem sabe venha a ser este o início de uma reviravolta nas comunicações no nosso país, "na luta pela verdadeira liberdade de expressão – que não pode mais ser confundida com a liberdade dos monopólios."

Anônimo disse...

Só uma dúvida: a BBC é uma emissora pública (não privada)? E a Dilma ainda tem medo de peitar a mídia com um fortíssimo argumento desses. Sem comentários.

Cibele disse...

Excelente, Miro.

Marcelo Miceli Lopes disse...

Parabéns Miro, por mais um post iluminado! E a quem perguntou: a BBC é pública sim.

Seria excelente uma TV com esse grau de inserção, mas acho que essa manobra esbarraria no principal limitador do tamanho da atual TV Brasil: o orçamento "modesto" frente às demais emissoras comerciais.

Claro que isso seria facilmente amenizado se o governo desviasse parte da enorme verba que gasta nas emissoras privadas para a TV Brasil. Mas isso depende de o governo querer enfrentar a mídia, e infelizmente não parece ser o caso atual.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Que a TV Brasil,
com sua excelente programação diferenciada, possa ser assistida em todo Brasil. Fora Globo!

Karina disse...

Muito bom!! que sonho ver a Tv Brasil que tanto adoro galgando novos ares e entrando em novos lares! uma necessidade contra a alienação contaminante.

Marcelo Delfino disse...

A ideia é boa, Miro. Mas aviso que, no Rio de Janeiro, a TV Brasil já ocupa o canal 2 e a Rede TV! ocupa o canal 6. Um dos dois canais teria que fechar. Ou não?

Trazíbulo Meireles (Apelido Zibinho) disse...

Espero que o governo não perca essa oportunidade de fortalecer a TV Pública, TV Brasil.

Marc Pereira disse...

Não quero desanimar ninguém, mas noto uma queda de qualidade na TV Brasil comparada à TVE de anos atrás. Talvez ela tenha sucumbido às regras de mercado para sobreviver, priorizando o entretenimento puro.

Mesmo assim, acho legal ela ser dona da Rede TV. Pior do que como a Rede TV está, não fica.

roberto disse...

ESPERO QUE ESTA TV NAÕ VIRE UM VEÍCULO PARA A MILITÂNCIA DESTILAR SEU ÓDIO

Anônimo disse...

Muito bom. Mas precisamos ver se a poderosa vai concordar com isso.
Provavelmente surgirão baciadas de denúncias que irão de encontro a essa possível negociação.
Aguardemos.

Nestor - SP

Anônimo disse...

"no Rio de Janeiro, a TV Brasil já ocupa o canal 2 e a Rede TV! ocupa o canal 6. Um dos dois canais teria que fechar." --- Em Brasilia é exatamente a mesma coisa!

Marcelo Delfino disse...

"no Rio de Janeiro, a TV Brasil já ocupa o canal 2 e a Rede TV! ocupa o canal 6. Um dos dois canais teria que fechar." --- Em Brasilia é exatamente a mesma coisa!"

Nada disso. A TV Brasil (canal 2 de Brasília) é emissora própria, mas a emissora que ocupa o canal 6 é outra: a TV Brasília, do grupo Associados. Trata-se de uma afiliada da Rede TV!, não uma emissora da rede sediada no canal 9 paulistano.

Anônimo disse...

Em um eventual interesse da EBC em adquirir a compra da Rede TV, está emissora sediada atualmente na Grande São Paulo, vai passar ter sede no Rio de Janeiro?