quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Péssimas notícias para a oposição

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por José Dirceu, em seu blog:

Boas notícias para o Brasil, más notícias para a oposição. São duas: a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que reduz a tarifa de energia elétrica em 20% e os níveis dos reservatórios voltou a subir.

É uma vergonha para os jornalões e o Jornal Nacional. Eles fizeram de tudo para não sair a redução da conta de luz e só faltaram antecipar o carnaval, de tanta alegria com o alarmismo sobre o risco de falta de água nos reservatórios.

Isso sem falar que facilitaram ganhos de alguns milhões às custas dos cofres públicos para os espertalhões de plantão que sempre especulam com as notícias falsas que alguns divulgam sabendo muito bem das consequências...

Pois bem, essas duas notícias explicitam como essa campanha pelo apagão era estúpida e oportunista.

A sanção de Dilma permite o barateamento das tarifas para indústria e residências em 20% em média. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve aprovar ainda neste mês a revisão tarifária. Os novos valores devem começar a valer em 5 de fevereiro, com impacto nas contas que chegarem em março.

A lei sancionada também permite prorrogar por até 30 anos concessões de geração, transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários aceitaram receber uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.

Reservatórios

Com as fortes chuvas do fim de semana, a situação dos reservatório melhorou de uma maneira geral, em particular na área do Triângulo Mineiro (Itumbiara, Nova Ponte, Emborcação e Furnas).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o perfil de chuvas mudou, e a previsão é de que o fenômeno continue. Nas próximas semanas, a tendência é de que as chuvas se desloquem para o Norte.

É claro que os reservatórios ainda não estão no nível ideal. É por isso que as termelétricas estão trabalhando plena carga para garantir a energia necessária ao país. Não há, portanto, risco de risco de racionamento.

1 comentários:

Luiz disse...

Isso sem falar nas novas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no Rio Madeira que adicionarão mais de 6 mil MW ao ONS- Operador Ncional do Sistema elétrico, além disso as linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional já permitirem que a deficiência energéticas de uma determinada região seja suprida por outra que tem excedente de energia. A grande mídia cava sua própria sepultura, são uns canalhas mesmo.