terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Galeano e a demonização de Chávez

Por Eduardo Galeano, no sítio da CTB:

Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo.

Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de “Venezuela Saudita” por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos… Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”.

Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba.

Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico.

Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo.

O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que babaquice...
Correspondente??? kkkkkkk

Anônimo disse...

O Miro Como tu escreve uma besteira dessas....
Vai estudar kra

Anônimo disse...

Parabéns,Galeano. Sou sua fã desde
que,há muitos anos,li As Veias Aber
tas da América Latina,embora tenha
ficado entalada diversas vezes com
todo o horror descrito por você.E
até mesmo tenha tido que parar a
leitura para dar um tempo e voltar
no dia seguinte.

Carmen Regina Dias disse...

Parabéns, Altamiro, parabéns Galeano, amo vocës,hermanos cósmicos, queridos de mi corazón.

Deus seja louvado por esta dádiva de os termos entre nós, e assim a vida se torna mais cristalina, mais apetitosa de ser vivida.


Muito obrigada, gente.

Anônimo disse...

Eduardo Galeano é sempre fonte de simplicidade e luz.
Vida longa, meu velho.
Cacau Vaz