quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PT se acovarda diante da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Determinada pela presidência do PT, a decisão do deputado Odair Cunha (MG), relator da CPI do Cachoeira, de deixar de indiciar cinco jornalistas suspeitos de ligação com o crime organizado – entre eles Policarpo Júnior, editor-chefe da Veja – e de abdicar da sugestão de que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, seja investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público tem causado indignação entre a militância petista, apoiadores do governo e cidadãos preocupados com o atual estágio das relações entre política, mídia e Justiça no Brasil.

Centrais se unem em defesa da CLT

Do jornal Hora do Povo:

Centrais sindicais, CGTB e CTB, sindicatos, federações e parlamentares realizaram na última quinta-feira audiência pública em “Defesa da CLT e dos Direitos Trabalhistas”, realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

A luta para restringir a terceirização

Do sítio da CTB:

A relação direta entre terceirização e precarização nas relações de trabalho foi confirmada por advogados trabalhistas e por representantes do Ministério Público, dos auditores fiscais do Trabalho e de centrais sindicais, em debate nesta terça-feira (27), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


Barbas de molho com Obama

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:  

Primeiro presidente negro em um país racista, Barack Obama chegou à Casa Branca, quatro anos atrás, em meio a expectativas favoráveis, dentro e fora dos EUA. Havia fé em um mandato comprometido com o bem-estar dos cidadãos comuns e com uma postura mais pacífica no plano internacional. Amarga ilusão. Obama se curvou aos interesses de Wall Street, em prejuízo de milhões de compatriotas atingidos pela crise, e manteve uma política externa truculenta, quase igual à do seu antecessor.

Caso Rosemary: Perigo à vista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A semana começou repleta de teorias conspiratórias, em virtude do escândalo envolvendo a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. A teoria tem razão de ser. A ala da Polícia Federal que invadiu o escritório já começou a vazar – seletivamente – para a imprensa dados sigilosos à mídia. O alvo, como sempre, é Lula. Dessa vez, encontraram um flanco desguarnecido, e os ataques serão pesados.

Relatório Cunha e a falta de estadistas

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Luis Nassif, em seu blog:

É sintomático o recuo do deputado Odair Cunha e do presidente do PT, Rui Falcão, em relação ao indiciamento de jornalistas claramente acumpliciados com o crime organizado.

O PT tornou-se um partido invertebrado. No Congresso, a bancada inteira pesa menos que um Álvaro Dias.

Dilma e o controle remoto

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

"É sempre preferível o ruído da imprensa livre do que o silêncio da ditadura”

A frase em epígrafe tem sido proferida pela presidente Dilma Rousseff desde a sua posse no cargo, em 1º de janeiro de 2011. A última vez em que a proferiu publicamente foi em 7 de novembro último, na abertura 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, logo após a mídia ter tentado destruir o PT eleitoralmente durante a campanha eleitoral deste ano.

A farra dos juros altos

Editorial do sítio Vermelho:

Um estudo feito pelo banco Oportunity e citado pelo jornal O Estado de S. Paulo neste domingo (25) é o candente retrato da pilhagem que os especuladores financeiros promoveram contra os recursos nacionais, favorecida pelos juros altos.

O estudo mostra que, em 1999 (no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso), quando a taxa Selic estava nas alturas (na faixa dos 45% ao ano) um especulador dobrava o valor de sua aplicação em títulos do governo em apenas seis anos.

Herói judeu defende “fim do apartheid”

http://fineartamerica.com
Por Leonardo Wexell Severo, no sítio da CUT:

Em seu “Livro das perguntas”, Pablo Neruda indaga: “Por que as árvores escondem o esplendor de suas raízes?”. E como se respondesse à inquietação do poeta chileno e ignorasse a minha pergunta, Ronnie Kasrils, sul-africano de pais judeus de origem russa, nascido em Joanesburgo, veterano militante da causa antiapartheid e ex-ministro de Nelson Mandela, iniciou a entrevista exclusiva mostrando o longo caminho percorrido até o Fórum Social Mundial Palestina Livre em Porto Alegre.

A virtude e o porteiro de Lula

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Danuza Leão, que foi esposa de Samuel Wainer, o criador do Última Hora - principal veículo de resistência ao cerco udenista contra Vargas nos anos 50 -, lamenta a ascensão do consumo de massa no Brasil. Não por ter restrições ao consumo. Mas porque ficou difícil 'ser especial' nesses tempos em que 'todos têm acesso a absolutamente tudo, pagando módicas prestações mensais', explica na coluna que assina na Folha.

Os escândalos fabricados pela mídia

Por José Dirceu, em seu blog:

Por várias vezes em anos recentes, a imprensa vinculou-me a escândalos que, depois de concluídas as investigações, denunciados os responsáveis e finalizados os inquéritos, comprovou-se que eu nada tinha a ver com tais episódios. Meu nome nem sequer figurou como testemunha nestes processos.

América Latina que a mídia esconde

Por Altamiro Borges

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), instância da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou ontem o relatório Panorama Social-2012. Ele aponta que cerca de um milhão de pessoas sairão da pobreza no continente neste ano, reduzindo o seu contingente de 168 milhões para 167 milhões - 28,8% da população. Enquanto os EUA e a Europa afundam na crise capitalista, com recordes de desemprego e miséria, a América Latina segue crescendo e reduzindo as desigualdades sociais.

Veja vence no Brasil. Mídia festeja!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Segundo o Estadão de hoje, o deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira, já decidiu retirar do seu texto o pedido de indiciamento do jornalista Policarpo Junior, o chefão da Veja flagrado em conluio com a quadrilha mafiosa. Já a Folha informa que o deputado “admite” negociar a retirada do pedido “numa tentativa de salvar o relatório”. Caso estas informações sejam verdadeiras, o parlamento brasileiro novamente estará se submetendo ao terrorismo dos barões da mídia, confirmando a sua covardia!

Clarín perde na Justiça. Mídia chora!

Por Altamiro Borges

A Suprema Corte da Argentina negou ontem pedido do Grupo Clarín de extensão da medida cautelar contra a entrada em vigor da “Ley de Medios”, que define regras para reduzir os monopólios midiáticos no país e para garantir maior liberdade de expressão, com maior concorrência e diversidade de veículos. Com mais esta decisão da Justiça, o Grupo Clarín, que detém 237 licenças de TV a cabo e 25 de TV aberta, terá que se desfazer de vários negócios. A lei só permite que cada operadora tenha 24 no cabo e 10 abertas.

Alckmin e a crise da segurança de SP

Por Renato Rovai, em seu blog:

Ontem em uma entrevista coletiva sobre o caos na segurança pública de São Paulo e as chacinas da periferia, o governador Geraldo Alckmin ao fazer seu balanço afirmou que está na hora de discutir a legislação federal que, segundo ele, seria frágil do ponto de vista da punição, principalmente para os jovens.

A caixa-preta das agências reguladoras

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A iniciativa de chamar os presidentes das agências reguladoras para dar explicações ao Senado sobre as investigações da Operação Porto Seguro foi do líder do PT, Walter Pinheiro, o que é um bom sinal.

Está mesmo passando da hora de abrirmos a caixa-preta destas agências criadas para fiscalizar as empresas privadas concessionárias de serviços públicos e cujas atividades pareciam uma terra de ninguém, antes da chegada da Polícia Federal.