terça-feira, 9 de outubro de 2012

José Dirceu: "prejulgado e linchado"

Nota oficial de José Dirceu:

Ao povo brasileiro

No dia 12 de outubro de 1968, durante a realização do 30º Congresso da UNE, em Ibiúna, fui preso, juntamente com centenas de estudantes que representavam todos os estados brasileiros naquele evento. Tomamos, naquele momento, lideranças e delegados, a decisão firme, caso a oportunidade se nos apresentasse, de não fugir.

Historiadores repudiam a Veja

http://jenipaponews.blogspot.com.br/
Do sítio Correio da Cidadania:

Eric Hobsbawm: um dos maiores intelectuais do século XX

Na última segunda-feira, dia 1 de outubro, faleceu o historiador inglês Eric Hobsbawm. Intelectual marxista, foi responsável por vasta obra a respeito da formação do capitalismo, do nascimento da classe operária, das culturas do mundo contemporâneo, bem como das perspectivas para o pensamento de esquerda no século XXI. Hobsbawm, com uma obra dotada de rigor, criatividade e profundo conhecimento empírico dos temas que tratava, formou gerações de intelectuais.

Agnaldo Timóteo e Coronel Telhada

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A partir do momento em que saiu a pesquisa Boca de Urna do Ibope, apontando que o segundo turno ficaria entre José Serra e Fernando Haddad, virei o radar de preocupações para a composição da Câmara Municipal de São Paulo. Naquele momento, muita gente afirmou que a exclusão de Celso Russomanno da disputa era a prova de que ainda há esperança para a cidade. Permitam-se, humildemente, discordar.

Um perfeito idiota latino-americano

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Eu acuso.

Acuso o cubano expatriado Carlos Alberto Montaner de ser um idiota. Um perfeito idiota. Mais ainda: um perfeito idiota latino-americano.

Ou seja: Montaner não sabe, mas se enquadra dentro daquilo que ele escreveu com dois outros autores: O Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano. É um livrinho de 1996 feito para lamber as botas dos ricos e celebrar um tipo de administração que mundialmente se comprovou ruinosa, como se veria na crise econômica de ordem global iniciada em 2007.

Serra quer tratar de valores

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Serra estreou a sua falta de jeito e carência programática no segundo turno da disputa municipal em SP, revelando certa afoiteza diante do vazio. Entrou no salão, cuspiu no assoalho e engatilhou a única arma de que parece dispor para superar a pior votação recebida em casa nos últimos anos.

O porquê do ódio a Chávez

Por Ignacio Ramonet e Jean-Luc Melenchon, no jornal Brasil de Fato:

Hugo Chávez é, sem dúvida, o chefe de Estado mais difamado no mundo. Com a aproximação das eleições presidenciais de 7 de outubro, essas difamações tornaram-se cada vez mais infames, em muitos países. Testemunhavam o desespero dos adversários da revolução bolivariana frente à perspectiva de uma nova vitória eleitoral de Chávez.

Um milhão de crianças fora da escola

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

O dado, divulgados pelo IBGE em fins de julho, são alarmantes: 3% do total de crianças brasileiras de 6 a 14 anos se encontram fora da escola, o que representa quase 1 milhão de excluídos dos bancos escolares.

Se incluirmos o contingente de 4 e 5 anos e de 15 a 17, o percentual aumenta para 8%, ou seja, 3,8 milhões de crianças e adolescentes.