sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Agripino Maia sucumbe em Natal

Por Altamiro Borges

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira à noite sobre as eleições para a prefeitura de Natal (RN) mostra Carlos Eduardo (PDT) com 44% das intenções de voto, seguido por Hermano Morais (PMDB), com 18%, e Fernando Mineiro (PT), com 13%. Ainda há dúvidas se o pedetista, que é apoiado por uma ampla frente, vencerá a disputa já no primeiro turno. Uma certeza, porém, já existe. O grande derrotado desta campanha é o senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM.

Lucas Mendes e a casa de ferreiro

Por Leandro Fortes, na CartaCapital:

Em coluna publicada no IG, o jornalista Lucas Mendes, correspondente da TV Globo em Nova York, escreveu, corretamente, o seguinte:

“O jornal de maior circulação do país é o conservador Wall Street Journal, pró Romney. Dos cinco radialistas com maior audiência, quatro tem sido, disparado, conservadores radicais. Na televisão por assinatura a Fox, voz de Romney, dá uma surra em todas outras juntas.”

Carromero e a fraude Yoani Sánchez

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

O jornalista da rádio de Bayamo, Yunior Garcia Ginarte, relatou na noite de 4 de outubro, através da rede social do twitter, a detenção da blogueira Yoani Sánchez e de seu marido Reinaldo Escobar nessa cidade. Afirmou que o casal viajava sob “orientações da Sina (Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba) recebidas na semana passada para criar um show midiático e causar danos ao julgamento” do político espanhol do Partido Popular Ángel Carromero. Ele é acusado de ser o responsável da morte de cubanos quando dirigia um veículo em viagem pela Ilha para assessorar e financiar atividades políticas. Carromero admitiu a sua culpa no acidente.

McDonald’s ameaça acarajé na Copa




Por Altamiro Borges

O McDonald’s, poderosa rede estadunidense de fast-food que explora condições degradantes de trabalho (assista o vídeo acima) e vende produtos nocivos à saúde, quer proibir a comercialização de acarajé durante os jogos da Copa das Confederações e da Copa de Mundo em Salvador. A informação – curiosa e revoltante – foi dada ontem pelo repórter Davi Lemos, do jornal A Tarde:

Crise atinge campanha de Russomanno

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Folha tucana noticia hoje que a abrupta queda nas pesquisas registrada nos últimos dias “abriu uma crise no comando da campanha de Celso Russomanno (PRB) à prefeitura de São Paulo. Às vésperas da eleição, o partido do candidato e seu principal aliado, o PTB, divergem sobre a estratégia na reta final. O comando da campanha sofrerá intervenção na segunda-feira caso Russomanno passe para o segundo turno”. Pelo visto, a hemorragia de votos do “azarão” é violenta e ele corre o sério risco de morrer novamente na praia.

O comício Chávez em Caracas

TV Justiça e o efeito pedagógico

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Venício A. de Lima, na revista Teoria e Debate:

Em artigo na revista Consultor Jurídico, o desembargador Néviton Guedes (TRF-1) expressa preocupações com o “processo de espetacularização dos tribunais brasileiros” e questiona, entre outros pontos, a transmissão direta pela televisão dos julgamentos do STF.

Derrotar Serra e Russomanno

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Editorial do jornal Brasil de Fato:

O povo de São Paulo convive diariamente com problemas ligados à falta de prioridade para melhorar a vida dos mais pobres. Diante disso, é preciso reagir. É preciso mudar. E a mudança começa por derrotar as candidaturas que defendem os interesses da elite, dos que tiram vantagem do sofrimento dos mais pobres.

A espetacularização do Judiciário

Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

Para não me aborrecer com e-mails rancorosos vou logo dizendo que não estou defendendo a corrupção de políticos do PT e da base aliada, objeto da Ação Penal 470, sob julgamento no STF. Se malfeitos forem comprovados, eles merecem as penas cominadas pelo Código Penal. O rigor da lei se aplica a todos.

Outra coisa, entretanto, é a espetacularização do julgamento transmitido pela TV. Ai é iniludível a feira das vaidades, o vezo ideológico que perpassa sobre a maioria dos discursos.

A campanha midiática contra Chávez

Por Joanne Mota, no sítio Vermelho:

“Chávez significa uma retomada da soberania nacional, de uma justa distribuição de renda e riqueza, de defesa dos direitos humanos, de apoio à diversidade informativa”. Foi assim que resumiu Dênis de Moraes, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), ao refletir sobre o papel de Hugo Chávez na América Latina, durante entrevista exclusiva à Rádio Vermelho.

A mando de Serra, PM invade sindicato

Por Altamiro Borges

O amigo Nelson Canesin, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi o primeiro a me alertar, às 23 horas desta quinta-feira, que a Polícia Militar poderia invadir a sede e as subsedes da entidade para impedir a distribuição de um material impresso sobre as eleições municipais. Agora, o sempre atento blog Amigos do presidente Lula confirma que, de fato, ocorreu a invasão. Ela foi efetuada a mando do comando de campanha de José Serra, o rei da censura que vive posando de defensor da liberdade de expressão.

O demo ACM Neto apelará ao capeta!

Por Altamiro Borges

Em queda nas pesquisas, o demo ACM Neto, candidato à prefeitura de Salvador (BA), está desnorteado. Nesta quinta-feira, ele anunciou que acionará o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que intervenha na Justiça Eleitoral da Bahia. Neto do coronel Antonio Carlos Magalhães, que mandava e desmandava no estado, ele garante que está sendo vítima de perseguição, que teria abatido sua liderança na corrida eleitoral.

Russomanno pode morrer na praia?

Por Altamiro Borges

A disputa pela prefeitura da capital paulista está tão embaralhada que até o inimaginável pode ocorrer. Na semana passada, todos os analistas tinham duas certezas sobre o pleito: de que haveria segundo turno e a de que o “azarão” Celso Russomanno já estava com seu lugar garantido na próxima fase da campanha. Agora, está última certeza já não existe mais. O midiático candidato do PRB está sofrendo uma “sangria” de votos, uma verdadeira hemorragia, e pode mais uma vez morrer na praia.