domingo, 26 de agosto de 2012

As ideias direitistas de Capriles

Por Altamiro Borges

O presidente Hugo Chávez afirmou outro dia que não participará dos debates televisivos com o seu rival nas eleições de outubro, o empresário Henrique Capriles Radonski. “Ele não tem ideias”, ironizou. A afirmação chocou a imprensa colonizada do Brasil, que chamou o líder bolivariano de arrogante. Mas a declaração irreverente de Chávez não é de todo desprovida de sentido. De fato, o candidato da direita venezuelana não tem ideias próprias, não tem projetos e a sua campanha está totalmente sem rumo.

Perillo fez acordo com a imprensa?

Por Altamiro Borges

O governador tucano Marconi Perillo voltou a sumir das manchetes dos jornalões e do noticiário das emissoras de tevê. Já nas últimas semanas, por mera coincidência, aumentou o número de anúncios do governo de Goiás em vários veículos. É sabido que a sua gestão reserva uma das mais generosas verbas para a publicidade no país. Será que Perillo fez algum “acordo” com os barões da mídia? É só uma perguntinha ingênua na busca da justa transparência de informações tão defendida pela imprensa – para os outros e não para ela!

Para a mídia, greve é caso de polícia

Marcello Casal Jr/ABr
Por Altamiro Borges

Após demonstrar total inabilidade, o governo Dilma retomou as negociações com as mais de 30 categorias do setor público federal em greve há mais de dois meses. Na próxima semana, várias assembleias definirão se mantêm ou suspendem as paralisações. Neste esforço de diálogo, próprio da democracia, a mídia patronal não contribui em nada. Pelo contrário. Ela ateia fogo, estimula a radicalização. Na prática, ela trata as greves como caso de polícia, lembrando o bordão do presidente oligarca Washington Luis no início do século passado.

O Código Brasileiro de Telecomunicação

Opus Dei homenageia Kátia Abreu

Por Altamiro Borges

Em seu sítio oficial, a senadora Kátia Abreu noticia, envaidecida, que receberá na próxima semana o título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia (ABF). “A entrega será feita pelo professor-doutor Ives Gandra Martins, durante a abertura solene do evento Libertas XXI, que, em sua terceira edição, traz o tema ‘Liberdade e democracia no novo século’... Kátia Abreu foi escolhida para receber a honraria por sua luta em defesa da liberdade e pela reconhecida liderança, nacional e internacionalmente”, informa.

Regina Duarte tem medo de índio

Por Altamiro Borges

A atriz global Regina Duarte ficou famosa, no mundo da política, ao participar do programa de tevê do candidato tucano José Serra nas eleições de 2002. No vídeo, em tom terrorista, ela afirmou que “estou com medo” da vitória de Lula. A apelativa peça publicitária não convenceu os brasileiros, que elegeram o líder operário. Desgastada, ela reduziu a sua participação nas campanhas do PSDB, mas não abandonou suas ideias reacionárias. Hoje ela é a garota propaganda dos latifundiários na luta contra os direitos dos povos indígenas.