segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Abutres da mídia visam Dirceu

Por Leandro Fortes, no blog da Maria Frô:

O único e verdadeiro drama do julgamento do “mensalão” diz respeito a uma coisa que todo mundo já sabe: não há uma única prova contra o ex-ministro José Dirceu na denúncia apresentada ao STF pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. Nada. Nem uma única linha. Nem um boletim de ocorrência de música alta depois das 22 horas. Nadica de nada.

Mas, sob pressão da mídia, o STF tem que condenar José Dirceu.

A unidade camponesa em Brasília

Valter Campanato/ABr
Do sítio do MST:

O Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas foi aberto oficialmente hoje, 20 de agosto, pelos 7 mil participantes de todos os estados do Brasil, reunidos no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Oficineiros debatem ativismo digital

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Em oficina promovida pela parceria entre Barão de Itararé e Coletivo Digital, a apropriação das mídias sociais pelos movimentos sociais e o ativismo digital foram intensamente debatidos pelos oficineiros e palestrantes. A atividade ocorreu neste sábado (18), na sede do Barão de Itararé, com a proposta de discutir o novo contexto comunicacional e as possibilidades de agir eficazmente na rede.

"Vice careca" de Serra é condenado



Por Altamiro Borges

O Tribunal Regional Federal de Brasília decidiu hoje (20) suspender por cinco anos os direitos políticos de José Roberto Arruda. A condenação se refere à violação do painel eletrônico do Senado, em fevereiro de 2001, quando o ex-tucano era líder de FHC. Já o escândalo do "mensalão do DEM", quando Arruda já era governador do Distrito Federal, ainda não foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - o mesmo que está com tanta pressa no julgamento do chamado "mensalão do PT".


Aécio Neves e o jantar do Cansei

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Esmael Morais, em seu blog:

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) escolheu Curitiba para iniciar sua caminhada rumo ao Palácio do Planalto. O tucano participa na noite de hoje, a partir das 20 horas, de jantar promovido pela seção regional do movimento “Cansei” em apoio à reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB).

As razões que derrubam José Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

São poucas, ainda, mas aqui e ali se vêem na mídia as análises e conclusões sobre as razões que provocaram a debacle da candidatura tucana de José Serra a prefeitura, sua queda contínua nas pesquisas e a rejeição crescente. A candidatura de José saiu de 35% nas primeiras para 26% agora e a sua rejeição atingiu 37%.

Pressa tem pouco a ver com Justiça

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Agora que o “maior julgamento da história” já começou de verdade, crescem as preocupações com o decoro. Parece que os 11 ministros do Supremo merecem uma advertência para exibir bom comportamento, não manchar sua imagem e outros cuidados do gênero. O ambiente está tão confuso que, como recordam Mariângela Galucci e Ricardo Brito, no Estado de S. Paulo de hoje, os ministros voltam aos trabalhos sem ao menos saber o que vão fazer. Pode ser que o relator Joaquim Barbosa resolva continuar seu voto, interrompido na quinta-feira. Mas pode ser que Joaquim já tenha terminado essa parte de sua intervenção, cabendo agora ao revisor Ricardo Lewandovski fazer uso da palavra.

A velha mídia e as eleições

Por Marcos Coimbra, na CartaCapital:

Concluída a fase inicial do julgamento do “mensalão”, os nervos das oposições andam à flor da pele. Com os votos dos ministros do Supremo, o resultado da luta que empreendem há anos será em breve conhecido.

Estão, naturalmente, ansiosas. Terá valido a pena colocar tantas fichas nessa aposta? Será que desperdiçaram a munição? Conseguirão atingir os adversários com a intensidade desejada?

A arrogância colonial contra o Equador

Allan Mcdonald
Editorial do sítio Vermelho:

A arrogância e o velho hábito colonialista de ditar ordens para nações que julga dirigir, levaram o governo britânico do primeiro-ministro conservador David Cameron a cometer uma violação grosseira das normas da diplomacia que, seja qual for seu desfecho, terá um sabor de derrota para os ingleses. O Foreign Office (o ministério das relações exteriores de lá) colocou o Reino Unido na situação que a linguagem popular descreve como “sinuca de bico”.

A guinada conservadora de Dilma

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

A oportunidade histórica de se apresentar como uma liderança capaz de oferecer uma alternativa de centro-esquerda à hegemonia do receituário neoliberal – panaceia que ora destrói a economia europeia - foi desperdiçada por Dilma Rousseff. Seu governo acaba de acentuar ainda mais, e de forma irreversível, uma guinada conservadora.

Morte de mulheres continua a crescer

Por Natasha Pitts, no sítio da Adital:

Neste mês de agosto foi divulgada a atualização do Mapa da Violência 2012, com informações sobre homicídios de mulheres no Brasil. O documento, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz com o apoio do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela) e da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), foi produzido para somar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher.

Arruda é condenado. Cadê as manchetes?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília, decidiu suspender por cinco anos os direitos políticos de José Roberto Arruda. Na sua primeira derrota na Justiça, ele foi condenado por violar o painel eletrônico do Senado, em fevereiro de 2001. Na época, ele era líder do PSDB e, junto com o falecido Antonio Carlos Magalhães, autorizou a adulteração do painel na votação da cassação do ex-demo Luiz Estevão. Para evitar a cassação, ele renunciou ao seu mandato no Senado, após uma patética sessão em que chorou no plenário.

O “kit gay” e as baixarias de Serra

Por Altamiro Borges

Em entrevista à rádio Jovem Pan, na quinta-feira passada, o tucano José Serra exibiu uma de suas peças de campanha para a prefeitura de São Paulo. Ele voltou a falar sobre o chamado “kit gay”, deixando explícito que apostará novamente na baixaria e no preconceito – como fez nas eleições presidenciais de 2010. “Não quero nem entrar em detalhes, porque vão dizer que eu estou introduzindo o tema na campanha, mas [o "kit gay"] tinha aspectos ridículos e impróprios para passar para as crianças pequenas”, alfinetou.

"Mensalão" e profecia autorrealizável

Por Antônio Mello, em seu blog:

Quando a mídia corporativa aponta suas manchetes para um técnico de futebol, todos sabemos - mais dia, menos dia, ele cai. Ela ainda tem bastante força para influenciar a decisão de pequenos grupos, como uma diretoria de time de futebol, por exemplo.

Também ainda tem força bastante para queimar a carreira de um político (como vem fazendo, por exemplo, com José Dirceu). Ou para levantar a de outros, como ocorreu com o hipócrita Demóstenes Torres, recentemente cassado.

Sindicalismo critica pacote de Dilma

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

O pacote de concessões à iniciativa privada em infraestrutura, anunciado pelo governo federal na última quarta-feira, 15, em Brasília, foi recebido com espírito crítico pelo movimento sindical. É inegável a necessidade de ampliar os investimentos na área. Mas isto não justifica as concessões de rodovias e ferrovias para operação e exploração dos empresários por meio de PPPs (Parcerias Público Privado), muito menos quando se considera que 80% dos recursos mobilizados para os empreendimentos em questão serão desembolsados pelo BNDES.

A mídia e o ódio à política

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Começa nesta terça-feira o horário eleitoral gratuito do pleito municipal de 2012. Com todas as ressalvas cabíveis - a rendição ao publicitarismo desprovido de conteúdo programático é uma delas - constitui uma das raras janelas em que o critério de tempo, e a seleção dos temas tratados, escapa à pauta política imposta pela grande mídia à sociedade. A má vontade dos autointitulados 'formadores de opinião' com essas ilhas de autonomia é conhecida.

Dois egos ameaçam o Supremo

Por Luis Nassif, em seu blog:

São dois Ministros iguais entre si: Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Nenhum dos dois veio da magistratura. Ambos têm gênio forte - característica que, quando controlada, não é defeito. Mas ambos são donos de uma vaidade absurda, de uma virulência que destoa completamente do que se espera de uma alta corte, ao colocar o cargo como instrumento de auto-afirmação pessoal.

Unasul rejeita ameaças ao Equador

Por Fillipe Mauro, no sítio Opera Mundi:

Diante da “ameaça de violação de sua missão diplomática” pelo Reino Unido para a captura do jornalista Julian Assange, o governo do Equador recebeu neste domingo (19/08) a “solidariedade e o respaldo” do conselho de chanceleres da Unasul (a União de Nações Sul-americanas).