terça-feira, 3 de julho de 2012

GM e Volks lucram, saqueiam e demitem

Por Altamiro Borges

GM e Volks acabam de abrir programas de “demissões voluntárias”. O objetivo, afirmam, é “promover ajustes” para fazer frente à grave crise econômica internacional. O argumento é desprezível. Na prática, as poderosas multinacionais auferem lucros astronômicos no Brasil, saqueiam os cofres públicos e rementem a grana para suas matrizes em crise – respectivamente, nos EUA e na Alemanha.

Verdes ameaçam abandonar Serra

Por Altamiro Borges

Em seu sítio nacional, o Partido Verde anunciou hoje à tarde que pode abandonar o ninho de José Serra:

*****

Dirigentes nacionais e integrantes da executiva municipal de São Paulo reúnem-se na noite desta terça-feira para reavaliar o apoio declarado à candidatura de José Serra na corrida à prefeitura paulista. O PV sente-se alijado do processo de escolha da vaga de vice-prefeito na chapa tucana. Eduardo Jorge, ex-secretário do verde e do meio ambiente de São Paulo, que desincompatibilizou-se do cargo no último dia 1º de junho, era um dos nomes mais cotados para assumir a vaga. Para interlocutores do PV a escolha foi feita a portas fechadas e desconsiderado o que havia sido pactuado ao longo de todo o processo.

Demóstenes: jagunço implora perdão

Por Altamiro Borges

O discurso de ontem do ex-demo Demóstenes Torres no plenário vazio do Senado foi patético. O conhecido jagunço de reputações, eleito pela revista Veja como “o mosqueteiro da ética”, travestiu-se de santo na desesperada e derradeira tentativa de preservar o seu mandato. Ele jurou não pertencer à quadrilha de Carlinhos Cachoeira e implorou por clemência.

A peleja entre Alckmin e Serra

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O parto da indicação do vice de José Serra foi apenas mais um lance na peleja disputada pelo ex-governador tucano com Geraldo Alckmin, o atual governador - os dois com um olho nas eleições de 2014 e o outro nas sequelas da última disputa municipal paulistana, em 2008.

A vitória do Bolsa Família

Por Luis Nassif, em seu blog:

Se houve um vitorioso na Conferência Rio+20 foram as políticas de transferência de rendas do país e, entre elas, especificamente o Bolsa Família.

A agenda da pobreza acabou indo para o centro do documento final da conferência. E em todo lugar em que se discutia o tema, a experiência brasileira era apontada como a mais bem sucedida, em vários aspectos: efetividade (não gera dependência), os beneficiários trabalham, há o emponderamento das mulheres, melhor frequência escolar e desempenho das crianças.

A evolução das práticas de comunicação

Por Marlos Mello, no Observatório da Imprensa:

O Brasil esta se tornando um país de “comunicadores”. Essa é a tese geral do 2º Panorama da Comunicação, publicado em março de 2012. Os comunicadores são pessoas que, como você e eu, aprendem que há outros meios de expressarmos as nossas ideias e, principalmente, que a comunicação ocorre através da multiplicidade de opiniões.

Um dia na vida do perfeito idiota

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O texto abaixo é uma versão revisada, atualizada e abrasileirada do Manual do Perfeito Idiota Latino-americano, dos anos 1990.

PIB. Chamemos de PIB. O Perfeito Idiota Brasileiro.

Vamos descrever o dia do PIB. Vinte e quatro horas na vida de um PIB para que os pósteros, a posteridade, tenham uma idéia do Brasil de 2012.

E se os lucros ficassem no Brasil?

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Montadoras estão planejando demitir, apesar do aumento de vendas trazido pela redução de IPI. General Motors e a Volkswagen abriram programas de demissão voluntária, sendo que a GM estuda fechar a linha de montagem de veículos de São José dos Campos e extinguir 1.500 vagas, segundo o sindicato de metalúrgicos local. A informação é de matéria publicada nesta terça-feira (3) pela Folha de S.Paulo, apontando que as empresas estão preocupadas que isso seja euforia passageira.

Esquerdas se reúnem em Caracas

Por José Reinaldo Carvalho, no sítio Vermelho:

Realiza-se em Caracas a partir desta quarta-feira (4) até a sexta (6), o 18º Encontro do Foro de São Paulo. Trata-se de importante evento político que galvaniza as atenções da esquerda não só na América Latina e Caribe, mas também em todo o mundo. Durante esses três dias, estarão reunidos mais de 600 representantes de 84 partidos de esquerda da região e muitos outros da Europa, África, Ásia e Oriente Médio.