quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mídias sociais e os minutos de fama

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Até 25 de janeiro de 2011 os usuários do Facebook em todo o mundo tinham postado 90 bilhões de fotos. O ritmo era, então, de 6 bilhões de fotos mensais. Estimativa mais recente fala em 150 bilhões de fotos.

No Instagram, serviço que permite postar fotos em mídias sociais a partir de celulares e Ipads, 60 fotos sobem por segundo.

O Flickr, hospedeiro de imagens, tem 6 bilhões de fotos em seus servidores.

O número de blogs hospedados no Tumblr, que muitos usam para exibir fotos, é de 40 milhões.

O YouTube atingiu 1 trilhão de vídeos assistidos.

Mais do que nunca, a imagem se sobrepõe ao conteúdo. A impressão à reflexão. Zapeamos nossa atenção entre milhares de mensagens, todos os dias.

Serra, Datafolha e pesquisas induzidas

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

O Datafolha entregou os números que as manchetes da Folha, sobre a aliança PT/aluf, cuidaram de induzir cuidadosamente durante os sete dias que antecederam a sondagem. O intervalo cobre o período que vai da publicação da polêmica foto do encontro entre Lula, Haddad e Maluf, selando o apoio do PP ao candidato petista, e a ida à campo dos pesquisadores. Aos resultados: "64% dos petistas rejeitam apoio de Maluf", diz, cheio de gula, o jornal da família Frias, em título de seis colunas, da edição desta 4ª feira. Mas a pesquisa revela também nuances não previstas e pouco destacadas pelo jornal. Em parte, porque sujam a narrativa maniqueísta da 'desilusão petista' mas, sobretudo, pelo que revelam da correnteza submersa, a comprimir o favoristimo quebradiço e engessado de José Serra.

Deputados debatem mídia alternativa

Do sítio Vermelho:

A subcomissão especial que analisa formas de financiamento das mídias alternativas realizou, nesta quarta-feira (27), a primeira reunião de trabalho, quando foi definido o roteiro de trabalho. A primeira atividade prevista, sugerida pela relatora de subcomissão, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), é a realização de audiência pública para discutir o tema.

O 2º BlogProg do Rio Grande do Sul


A pressão contra a Voz do Brasil

Por Altamiro Borges

A pedido do líder do PT na Câmara Federal, Jilmar Tatto, o projeto que flexibiliza o horário de exibição na rádio do programa “Voz do Brasil” foi retirado da pauta de votação nesta semana. O deputado argumentou que 18 milhões de brasileiros são ouvintes do programa e que a mudança do horário prejudicaria a sua audiência. Ele criticou os empresários que pressionam pela alteração. “Querem o horário nobre para ganhar dinheiro com publicidade. Por que flexibilizar? Flexibilizar é para acabar”, atacou.

Ato em SP exige firmeza do Mercosul

Por Altamiro Borges

Hoje, às 16 horas, em frente ao Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo, ocorrerá mais um ato de protesto contra o golpe no Paraguai. O local escolhido foi a forma que os movimentos sociais encontraram para se solidarizar com o povo desta sofrida nação. A luta em defesa da democracia no Paraguai se dá no front interno, agora com uma postura mais aguerrida do presidente deposto Fernando Lugo, e também no front externo, exigindo que os países sul-americanos isolem os golpistas.