quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fascismo e rito sumário no Paraguai

Por Renato Rabelo, em seu blog:

“Grande imprensa” e “formadores de opinião”, além de eventuais “acadêmicos de aluguel”, assacam contra a democracia de forma uníssona e se apoiam no conceito de “democracia representativa” para legitimar a ação golpista no Paraguai. Mas o movimento é de maior alcance e se encontra diretamente com os interesses do imperialismo na região, notadamente na utilização deste episódio para desgastar tanto as experiências progressistas como o da Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina, como a política externa do governo brasileiro.

Todos ao ato pela democracia no Paraguai

Por José Dirceu, em seu blog:

Democratas e defensores da liberdade, do respeito à Constituição e ao estrito cumprimento das leis e princípios que regem a vida dos Estados modernos e civilizados hoje, têm um compromisso inadiável na tarde desta feira (28.06): participar do ato em solidariedade ao povo paraguaio e pelo restabelecimento do presidente deposto Fernando Lugo às prerrogativas de seu mandato constitucional.

Orlando Silva e o crime da Veja

Rafael Correa e a ditadura midiática

Mercosul e o chilique da mídia golpista

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Há quase uma semana que o assunto domina a mídia. CPI do Cachoeira, fotos e alianças com Maluf, tudo ficou subjacente a um assunto que não chega a empolgar a opinião pública brasileira, que sempre fica meio atônita com a política latino-americana, sem saber direito que importância ela tem. Todavia, a mídia continua mantendo o assunto na agenda.

A reação dos partidos ao golpe

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O debate sobre as cores ou falta de cores ideológicas nos partidos de esquerda certamente é muito interessante. Mas é quando o bicho pega que vemos de que lado estão as legendas. Eu dei um passeio pelos sites dos principais partidos políticos, para ver como suas executivas nacionais reagiram ao golpe no Paraguai. Eis os resultados:

Movimentos sociais repudiam o golpe

Do sítio do jornal Brasil de Fato:

Na manhã desta quarta-feira (27), integrantes de movimentos sociais estiveram reunidos com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para entregar uma moção de repúdio ao golpe contra o presidente do Paraguai Fernando Lugo, que resultou em sua deposição na última sexta-feira (22). O documento foi assinado por organizações sociais, deputados e senadores brasileiros.

Por que derrubaram Lugo?

Por Atilio Boron, no sítio Correio da Cidadania:

Acaba de se consumar a farsa: o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi destituído de seu cargo num julgamento sumaríssimo, no qual o Senado mais corrupto das Américas - e isso quer dizer muito! – o achou culpado de "mau desempenho" de suas funções devido às mortes ocorridas no despejo de uma fazenda em Curuguaty.

Golpistas buscam omissão do Brasil

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Chamam-se Miguel Abdón (Partido Liberal), Miguel Carrizosa (Partido Pátria Querida) e Luís Gneiting (Partido Colorado) os três parlamentares paraguaios que desembarcam nesta terça-feira em Brasília, em missão delicada. Estão entre os líderes do golpe que derrubou o presidente eleito, Fernando Lugo. Pretendem convencer autoridades brasileiras de que adotar sanções contra o novo governo “significaria ferir a autodeterminação do Paraguai”. Julgam que têm chances de sucesso. Ao contrário do que ocorreu na Argentina, onde a Presidência, o Senado e a Câmara rechaçaram o golpe, esperam ser recebidos por parlamentares brasileiros e pelo próprio Itamaraty.

EUA sabiam dos golpistas no Paraguai

Foto: www.paraguayresiste.com
Por João Novaes, no sítio Opera Mundi:
 Desde 2009, a diplomacia norte-americana tinha conhecimento da existência de uma articulação política no Paraguai entre o general Lino Oviedo, apontado como o responsável por tentar um golpe de Estado em 1996, e o ex-presidente Nicanor Duarte Frutos para destituir Fernando Lugo da Presidência. As condições, no entanto, ainda não eram ideais. É o que afirma um comunicado da embaixada norte-americana em Assunção divulgado pelo site Wikileaks em agosto de 2011.

Intelectuais alertam: golpe na Bolívia

Por Altamiro Borges

A democracia na América Latina está correndo sérios riscos. Depois dos golpes em Honduras e, na semana passada, no Paraguai, as oligarquias locais tramam novas ações para abortar a guinada progressista na região - sempre em conluio com o império estadunidense e o apoio da mídia colonizada. O caso mais grave agora, além do Paraguai, é o da Bolívia. Um "motim policial", estimulado pelas forças de direita, tenta desestabilizar o governo do presidente Evo Morales. 

Paraguai e a escalada imperialista



* Do blog de Adolfo Pérez Esquivel, presidente do Serviço Paz e Justiça da América Latina e Prêmio Nobel da Paz

PSDB apoia o golpe no Paraguai

Por Altamiro Borges

O PSDB transformou-se, de fato, no principal partido da direita brasileira e num aliado incondicional das forças reacionárias mundiais. Diante do golpe desfechado no Paraguai na sexta-feira passada, ele acaba de se aliar à oligarquia fascista. Em nota oficial divulgada ontem, o deputado Sérgio Guerra, presidente nacional da sigla, manifestou total apoio dos tucanos aos golpistas e ainda condenou a postura da presidenta Dilma Rousseff em defesa do restabelecimento da democracia na nação vizinha. Confira abaixo a repugnante nota:

Brasileiros são sócios do golpe


O meu amigo Daniel Merli, jornalista que atualmente trabalha em Brasília, mas que conhece muito bem o Paraguai, a meu pedido enviou um texto para este blogue que ajuda a entender os interesses que estão por trás do golpe contra o presidente Fernando Lugo. É importante perceber que empresários brasileiros são sócios deste golpe. Segue o texto.

"Motim policial" e golpe na Bolívia

Crescem os protestos no Paraguai

Golpistas censuram TV Pública