segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os desafios à Rio+20

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Iniciada há poucos dias, Rio+20 abriga chefes de Estado, e ambientalistas e movimentos sociais na Cúpula dos Povos. O evento corre o risco de frustrar expectativas caso não tenha, como ponto de partida, compromissos assumidos na Agenda 21 e acordos firmados na Eco-92 e reiterados na Conferência de Johanesburgo, em 2010.

A luta pela liberdade de expressão

Por Bia Barbosa e Paulo Victor Melo, no Observatório do Direito à Comunicação:

“Todas as ideias, todas as cores, todas as vozes”. Este foi o lema que norteou um dos debates realizado na Cúpula dos Povos da Rio+20 na última sexta-feira (15). A atividade marcou o pré-lançamento da Campanha Nacional em Defesa da Liberdade de Expressão para Todos, reunindo mais de cem militantes sociais em torno de um desafio que pautará a agenda do movimento pela democratização no país no próximo período.

Rio+20: salvando as aparências

Editorial do sítio Vermelho:

A apenas dois dias da realização da reunião de chefes de Estado e de governo no quadro da Conferência Rio+20 há sérios impasses na redação do documento e poucas esperanças de que se chegue a um consenso verdadeiro e eficaz.

Para salvar as aparências, os diplomatas envolvidos nas negociações estão excluindo as propostas conflitantes e mantendo recomendações gerais.

Repúdio à censura da Rádio Cúpula

Do sítio do Instituto Telecom:

No último domingo, 17/06, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltou a deixar claro o quão está despreparada para lidar com questões fundamentais como a garantia do direito à liberdade de expressão da população. A agência fechou, na tarde de ontem, no aterro do Flamengo, a Rádio Cúpula com a alegação de que esta estava interferindo no tráfego aéreo do aeroporto Santos Dumont. O que foi sumariamente negado pelos responsáveis da rádio comunitária, já que a baixa intensidade do sinal de transmissão utilizado nas suas emissões torna impossível este nível de interferência técnica nas áreas adjacentes à Cúpula dos Povos.

Boal: Embaixador do teatro brasileiro

Enviado por Izaías Almada:

"Cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma" (Frase pronunciada por Augusto Boal em Paris no dia 27/03/2009 ao ser nomeado embaixador do teatro pala Unesco).

Ciclo de palestras

O jornalismo e os direitos humanos

Por Emiliano José

Quais são os limites do trabalho jornalístico? Que direitos tem a fonte, qualquer que seja ela? É obrigação do profissional de comunicação a observância dos direitos humanos ou não? A ele é dado o direito de humilhar o preso, de abusar de sua suposta superioridade intelectual? Qual a linha divisória entre o jornalismo e a atividade policial? Essas perguntas, entre tantas, surgiram recentemente como conseqüência de matéria jornalística de uma repórter entrevistando e humilhando de maneira grosseira um jovem negro, preso, acusado de ser um estuprador.

A redução da pobreza na Venezuela

Por Danilo Augusto, no sítio da Radioagência NP:

A Venezuela foi uma das economias que mais se desenvolveram na América Latina na última década. Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) indicam que a Venezuela tem o menor índice de desigualdade do continente, com um coeficiente Gini de 0,394 – quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade. No entanto, os brasileiros têm poucas informações sobre o país vizinho.

As "revoluções" exportadas pelos EUA

Por Natalia Viana, no sítio da Agência Pública:

No canto superior do documento, um punho cerrado estampa a marca da organização. No corpo do texto lê-se: “Há uma tendência presidencialista forte na Venezuela. Como podemos mudar isso? Como podemos trabalhar isso?”. Mais abaixo, o leitor encontra as seguintes frases: “Economia: o petróleo é da Venezuela, não do governo. É o seu dinheiro, é o seu direito… A mensagem precisa ser adaptada para os jovens, não só para estudantes universitários… E as mães, o que querem? Controle da lei, a polícia agindo sob autoridades locais. Nós iremos prover os recursos necessários para isso”.

Orlando Silva e a inquisição midiática

Por José Dirceu, em seu blog:

O arquivamento do processo contra o ex-ministro dos Esportes Orlando Silva pela Comissão de Ética da Presidência da República nesta semana merecia, no mínimo, destaque na imprensa igual ao que tiveram as denúncias sem provas publicadas contra ele. Desde outubro de 2011, o ex-ministro e seu partido, o PCdoB, foram atacados e julgados politicamente, em uma campanha suja.