quarta-feira, 23 de maio de 2012

Demóstenes sem testemunha. E o Civita?

Por Altamiro Borges

O ex-demo Demóstenes Torres já está no inferno. Ele não conseguiu sequer testemunhas de defesa para as audiências do Conselho de Ética do Congresso Nacional. O mafioso Carlinhos Cachoeira, tão chegado do senador, negou o seu convite para depor. Já o advogado Ruy Cruvinel anunciou ontem que também não irá, “em consideração à família” e por “optar por sua privacidade”.

Lula e o ressentimento do Estadão

Por Altamiro Borges

O Estadão até hoje não engole a popularidade de Lula. Nas eleições de 2010, ele apoiou, em editorial, o tucano José Serra e sofreu a sua terceira derrota seguida num pleito presidencial. Em seu conservadorismo saudoso dos tempos da Velha República, quando publicava anúncios da venda de escravos, o jornal da famiglia Mesquita é “prisioneiro do ressentimento” – como intitula o seu editorial de hoje (23).

Ação na Justiça contra repórter da Band

Do sítio da CartaCapital:

O Ministério Público Federal da Bahia entrou com uma representação na Justiça, nesta quarta-feira 23, contra a repórter Mirella Cunha, do programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. A ação foi movida por intermédio do procurador da República Vladimir Aras, que considerou o comportamento da jornalista uma violação aos direitos constitucionais de um preso.

Jornalismo de esgoto da Band da Bahia



Por Renato Rovai, na revista Fórum:

O vídeo que segue do Brasil Urgente, da Band, da Bahia, é um exemplo de jornalismo pra lá de esgoto. Uma repórter loirinha, com rabinho de cavalo à la Feiticeira, coloca um jovem negro, com hematoma aparente de uma agressão recente, numa situação absolutamente constrangedora. Julga-o antes da Justiça, humilha-o por conta de sua ignorância em relação aos seus direitos e ao procedimento a se realizar num exame de corpo delito e acha isso tudo muito engraçado.

Assista ao vídeo e veja se este blogueiro está exagerando.

Mais uma do nosso Rupert Civita

Por Marco Antonio Araujo, no blog O Provocador:

Mesmo com os panos quentes que parlamentares tentam por na CPI do contraventor Carlinhos Cachoeira, uma coisa já se tornou de conhecimento público: a revista Veja usa suas páginas e jornalistas para plantar notícias falsas contra seus inimigos.

Não faltam provas de que esse é o modus operandi — para usar um termo reservado a quadrilhas e serial killers — da família Civita. São vários grampos feitos pela Polícia Federal que escancaram os procedimentos ilegais praticados por um dos jornalistas da publicação em Brasília.

Brasil e Cuba: solidariedade ativa

Editorial do sítio Vermelho:

A capital baiana sediará a partir desta quinta-feira (24) a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O evento, que acontece até o domingo (27), debaterá a integração Latino-Americana e Caribenha; a luta permanente contra o bloqueio econômico a Cuba; a libertação dos cinco heróis cubanos e o combate à campanha midiática internacional que divulga, de forma criminosa e deturpada, factoides políticos sobre supostos acontecimentos na ilha caribenha.

CPI da Delta ou CPI da Veja?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A revista Veja e seus aliados na oposição e na imprensa, abrigados no Instituto Millenium, o clube dos barões da imprensa montado para defender sua própria "liberdade de expressão", querem porque querem transformar a CPI do Cachoeira na CPI da Delta, a empreiteira que tem como seu maior cliente as obras do PAC do governo federal.

As manobras e o silêncio de Cachoeira

Por Vinicius Mansur, no sítio Carta Maior:

A sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira começou um tanto quanto constrangida nesta terça-feira (22). Coincidentemente, ou não, no dia do depoimento à comissão do hábil alimentador da imprensa, Cachoeira, o jornal Folha de São Paulo deu como uma de suas manchetes uma denúncia contra o presidente da CPMI, Vital do Rêgo (PMDB-PB). De acordo com o jornal, o deputado empregaria uma funcionária fantasma. Este fato e o flagrante do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), pego enviando mensagem comprometedora ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), no último dia 17, contribuíram para alimentar o movimento de descrédito da CPMI.

Globo e o liberalismo de jabuticaba

Por Luis Nassif, em seu blog:

Há anos, por seu alcance, o sistema Globo tornou-se a principal influência na opinião pública, inclusive em questões econômicas. TV Globo, Globonews, CBN, jornal O Globo, portal G1, constituem-se na mais formidável caixa de irradiação de opiniões no país.

Por isso mesmo, é um bom laboratório para se analisar como se formam consensos, especialmente em temas ligados ao mercado e à economia.

Alckmin destila ódio contra grevistas

Por Altamiro Borges

A greve dos metroviários paulistas confirma a força estratégica desta reduzida categoria, com 8,6 mil trabalhadores. Ela paralisou totalmente o maior centro urbano do país. Diante do seu êxito, o governador Geraldo Alckmin revelou, mais uma vez, toda a sua truculência. Desconhecendo a massiva adesão ao protesto, o tucano acusou os grevistas de “irresponsáveis” e disse, cinicamente, que a paralisação “é um movimento político-partidário de um grupelho radical”.

O PIG é o verdadeiro chapa-branca

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Leio no blog do Eduardo Guimarães que foi discutido, numa reunião do Barão de Itararé, instituição que representa a blogosfera progressista, o ódio crescente, nas redações, aos blogueiros. Então imagino que este humilde escriba também deva ser alvo de hostilidade em alguns ambientes da grande imprensa. Pelo que tenho observado nos próprios jornais, a constatação é autêntica. 

Anselmo e Ustra: expressões da ditadura

Por José Dirceu, em seu blog:

Único dos 60 mil casos analisados pela Comissão de anistia sobre um agente duplo (que atuou tanto como colaborador do regime militar quanto diz ter atuado na resistência à ditadura), o Cabo Anselmo teve negado, ontem, o seu o pedido de reparação - anistia e indenização.

A greve nas universidades e o silêncio

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

A greve dos professores das universidades e institutos federais é, antes de mais nada, desnecessária.

Afirmo isso não no sentido de acusar os grevistas por um gesto que seria leviano ou irresponsável – pelo contrário: o ônus por essa paralisação deve ser atribuído tão-somente ao misto de descaso, arrogância e teimosia com que o governo Dilma Rousseff vem tratando os docentes federais e suas demandas.

Jornalistas na CPMI, por que não?

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

A possibilidade de convocação de jornalistas e/ou empresários de mídia para depor na CPMI do Cachoeira provocou uma unânime reação contrária da grande mídia brasileira. O argumento principal é de que jornalistas e/ou empresários de mídia não poderiam se submeter ao constrangimento de serem questionados publicamente por deputados e senadores. Afinal, políticos constituem alvo permanente do “jornalismo investigativo”. E, claro, a convocação representaria uma perigosa ameaça às liberdades de expressão e da imprensa.

Aprovada a PEC do trabalho escravo

As três raças, Belmonte, 1930
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça (22), em segundo turno, a proposta de emenda constitucional 438/2001, que prevê o confisco de propriedades em que trabalho escravo for encontrado, destinando-as à reforma agrária e ao uso social urbano. A matéria, que foi aprovada em primeiro turno em agosto de 2004, deve agora voltar ao Senado por conta da inclusão, pela Câmara, da previsão de expropriação de imóveis urbanos.

Pontos de Cultura na América Latina

Por Célio Turino, no sítio Outras Palavras:

“Uma notícia está chegando lá do exterior
Não deu no rádio no jornal ou na televisão”


Em minhas centenas de viagens aos Pontos de Cultura pelo interior do Brasil, sempre cantarolava a música “Notícias do Brasil” de Milton Nascimento com letra de Fernando Brant. Queria compartilhar este país que eu tinha oportunidade de ver com meus próprios olhos, um Brasil energizado e compartilhado pelos Pontos de Cultura, com gente criativa e valente, fazendo coisas diferentes na defesa do Bem Comum. De certa forma pude contar essas histórias no meu livro Ponto de Cultura, o Brasil de baixo para cima, tanto que abro o livro fazendo um diálogo com esta música e a história dos meninos e meninas de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais) e o presente que deram à sua cidade: um cinema.