terça-feira, 22 de maio de 2012

Metroviários deflagram greve em SP

Por Altamiro Borges

Em assembléia ocorrida na noite de hoje (22), os metroviários de São Paulo aprovaram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da zero hora desta quarta-feira. Os trabalhadores ainda rejeitaram a absurda decisão da Justiça, que determinou a manutenção do funcionamento de 100% dos trens nos horários de pico e de 85% nos demais horários. Em outros cinco capitais do país, os metroviários já estão parados.

Trabalho escravo: ruralistas derrotados

Por Altamiro Borges

A bancada ruralista, que se jactava da sua força no Congresso Nacional, foi a grande derrotada nesta terça-feira (22) na votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001 contra o trabalho escravo. Foram 360 votos a favor da PEC, 29 contrários e 25 abstenções. A proposta prevê o confisco das propriedades que exploram o trabalho escravo, destinando-se as terras à reforma agrária e ao uso social urbano. Ao final da votação, emocionados, os deputados cantaram o Hino Nacional no plenário da Câmara Federal.

FHC e mídia: qual regulação?

Por Igor Felippe Santos, no blog Escrevinhador:

A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a necessidade de regulação dos meios de comunicação deixou interrogações na cabeça de muita gente.

Em discurso no seminário “Meios de comunicação e democracia na América Latina”, promovido pelo seu instituto, ele disse o seguinte: “não há como regular adequadamente a democracia sem regular adequadamente os meios de comunicação”.

PIG está certo: alvo é a Delta (em SP)

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O Conversa Afiada é obrigado a concordar com o Álvaro Dias, o Catão dos Pinhais, e com o Sérgio Guerra, uma autoridade em Orçamento.

Eles é que, no fundo, no fundo, tem razão.

Que Gurgel, que Robert(o), que Kamel, qual nada!

Essa CPI tem que ir pra cima da Delta.

Quem vai ser o novo Demóstenes?

Por Antônio Mello, em seu blog:

Rei morto, rei posto. Com a queda espetacular do impoluto, do probo, do cidadão acima de qualquer suspeita, do senador defensor da ética, da moral, dos bons costumes, do combatente número um da corrupção, dos malfeitos, dos pecadinhos, das beiradinhas... Demóstenes, o Hipócrita, Torres, quem assumirá seu lugar no coração da mídia corporativa?

Os desafios do Barão de Itararé

Por Fernando Damasceno, no sítio da CTB:

Foi realizada na última sexta-feira (18), em São Paulo, a festa pelos dois anos de fundação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Para seu presidente, o jornalista Altamiro Borges, o balanço de atuação da entidade nesse período é bastante positivo, com destaque para a luta pela democratização da mídia no Brasil e pela liberdade de expressão.

Tensão paira sobre baronato da mídia

Por Roberto Amaral, na CartaCapital:

O baronato das comunicações anda tenso, preocupado. É fácil de perceber um certo nervosismo apenas folheando as revistas e os jornalões, pelo que dizem e pelos grandes espaços de silêncio. Assusta-os a CPI do Cachoeira, porque já revelou as relações pelo menos perigosas entre a grande imprensa e o crime organizado – a ponto de interferir (ditando linhas de ‘investigação’) na pauta de uma grande revista semanal. Ou, dito de outra forma, sem amenizar a gravidade dos fatos, sabe-se que muitas reportagens “investigativas” foram levadas a cabo para atender a interesses nada republicanos de um criminoso hoje na cadeia e à espera de processo e julgamento.

Papel pedagógico da Comissão da Verdade

Por Dennis de Oliveira, na revista Fórum:

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” (Voltaire)

Apesar de todas as suas limitações, a instalação da Comissão da Verdade no dia 16 de maio, foi um marco importante na construção da democracia no Brasil. Dos países latino-americanos que passaram por ditaduras militares nos anos 1970, o Brasil é o país mais atrasado no tocante aos ajustes históricos a serem feitos com o período repressivo.

Bancos cortam juros e elevam tarifas

Por Altamiro Borges

Os banqueiros – sejam os dos EUA, da Europa ou do Brasil – não têm jeito mesmo. Com a desregulamentação neoliberal, eles hoje exercem a ditadura do capital financeiro e não aceitam qualquer redução nos seus lucros estratosféricos. Diante das iniciativas da presidenta Dilma Rousseff para baixar as taxas de juros, eles já tomaram outras medidas compensatórias para manter os seus altos rendimentos.

Lula: “Mensalão foi tentativa de golpe”

Ricardo Stuckert/IL
Por Altamiro Borges

Homenageado ontem pela Câmara Municipal de São Paulo, o ex-presidente Lula demonstrou que está com forte disposição para enfrentar o duro embate de ideias após o tratamento do seu câncer. Sem papas na língua, ele acusou a direita e setores da mídia por tentarem derrubá-lo durante seu mandato. Para ele, o escândalo do chamado mensalão foi uma tentativa frustrada de golpe.

Silêncio de Cachoeira serve a quem?

José Cruz/ABr
Por Altamiro Borges

O mafioso Carlinhos Cachoeira comparecerá hoje para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura seus esquemas criminosos e suas ligações com políticos, empresários e setores da mídia. Seus advogados já anteciparam que ele permanecerá “calado”. Eles até tentaram adiar o depoimento, mas o ministro Celso de Melo, do STF, negou o pedido de habeas corpus.

A greve nas universidades federais

Por Altamiro Borges

Iniciada na quinta-feira passada (17), a greve dos professores das instituições federais de ensino confirma o descontentamento da categoria. Até ontem (21), segundo balanço do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), 38 das 59 universidades tinham aderido à paralisação. Novas assembleias serão realizadas nesta semana, reforçando a mobilização nacional.