segunda-feira, 23 de abril de 2012

O roubo de R$ 7 bi nas contas de luz

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (24), com a hashtag #erronacontadeluz, os internautas brasileiros protestarão contra um descarado roubo cometido pelas empresas de energia elétrica. O movimento é organizado pela Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, composto pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Fundação Procon SP, a ONG Proteste e pela Federação Nacional dos Engenheiros.

Chávez amplia vantagem na Venezuela

Por William Maia, no sítio Opera Mundi:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ampliou a vantagem sobre o principal rival na disputa eleitoral de outubro. De acordo com a última pesquisa, se a votação fosse hoje, Chávez conquistaria o terceiro mandato com 53% dos votos, contra 34% do ex-prefeito de Caracas, Henrique Capriles.

SIP e a ameaça à liberdade de imprensa

Por José Dirceu, em seu blog:

Pouco objetivos, fogem completamente à realidade dos países do continente os informes apresentados na reunião de meio de ano da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que neste 2012 se realiza em Cádiz, na Espanha. Foram apresentados informes sobre Argentina, Brasil, Equador, Cuba e Venezuela, entre outros países, referentes aos últimos seis meses, desde a assembleia geral realizada em outubro passado, em Lima.

TV Globo defende lucro dos bancos

Por Antônio Mello, em seu blog:

Enquanto o país inteiro se alegra com a redução nas taxas de juros, o Jornal Nacional toma as dores dos únicos que lamentam essa queda, bancos e seus acionistas, especialmente o Bradesco, principal anunciante do telejornal da Globo.

O "Lado B” do jornalismo político

Por Lauri Castro, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

No sábado (14) ocorreu a primeira aula do curso “O Lado B do Jornalismo”, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé em conjunto com a Escola Livre de Jornalismo. Maria Inês Nassif, colunista política e editora da revista Carta Maior, em São Paulo, discorreu sobre o jornalismo político e a maneira como ele é tratado na grande mídia, além de expor um panorama das relações da grande imprensa ao longo da história do país.

Enxurrada de provas contra Demóstenes

http://caricaturasdorata.blogspot.com.br
Por Wálter Maierovitch, no Terra Magazine:

O senador Demóstenes Torres cumpriu, durante anos e à perfeição, o papel de tartufo. Ou melhor, ele representou, com os cidadãos brasileiros na plateia, o hipócrita-dissimulado da consagrada comédia de Molière intitulada Le Tartuffe.

O tuitaço do erro na conta de luz

Do jornal Brasil de Fato:

Nesta terça-feira (24), a Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica promove um tuitaço com a hashtag #erronacontadeluz para mobilizar o maior número de pessoas pelo ressarcimento de R$ 7 bilhões, cobrados indevidamente dos consumidores de todo o Brasil, no período de 2002 a 2009, por conta de erro no cálculo de reajuste das tarifas de energia elétrica.

O elefante e a monarquia

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais brasileiros dão alguma repercussão ao episódio em que o rei de Espanha, “dom” Juan Carlos I, cujo nome completo é Juan Carlos Alfonso Víctor Maria de Borbón y Borbón-Dos Sicílias, sofreu fratura no fêmur ao participar de uma caçada de elefantes em Botsuana, na África.

A verdadeira capa da revista Veja


* Do blog Tudo em cima

Veja e as ações ilegais de Cachoeira

Por Raoni Scandiuzzi, na Rede Brasil Atual:

Depois de subir à tribuna da Câmara e dizer que a revista Veja é “o próprio crime organizado fazendo jornalismo”, o deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) afirmou em entrevista à Rede Brasil Atual que o veículo de comunicação "fomentou, incentivou, financiou esses delinquentes a terem esse tipo de comportamento", referindo-se à rede ilegal de atuação do contraventor Carlinhos Cachoeira.

A CPI e o fim do jornalismo de araque


http://www.editoracontexto.com.br/produtos.asp?cod=268
Por Leandro Fortes, na CartaCapital:

Há oito anos, escrevi um livrete chamado “Jornalismo Investigativo”, como parte do esforço da Editora Contexto em popularizar o conhecimento básico sobre a atividade jornalística no Brasil. Digo “livrete” sem nenhum desmerecimento, muito menos falsa modéstia, mas para reforçar sua aparência miúda e funcional, um livro curto e conceitual onde plantei uma semente de discussão necessária ao tema, apesar das naturais deficiências de linguagem acadêmica de quem jamais foi além do bacharelado. Quis, ainda assim, formular uma conjuntura de ordem prática para, de início, neutralizar a lengalenga de que todo jornalismo é investigativo, um clichê baseado numa meia verdade que serve para esconder uma mentira inteira. Primeiro, é preciso que se diga, nem todo jornalismo é investigativo, embora seja fato que tanto a estrutura da entrevista jornalística como a mais singela das apurações não deixam de ser, no fim das contas, um tipo de investigação. Como é fato que, pelo prisma dessa lógica reducionista, qualquer atividade ligada à produção de conhecimento também é investigativa.

Aécio, Bresser e a privataria tucana


Por Altamiro Borges

A Folha de hoje traz dois artigos que tratam das privatizações. Aécio Neves, o provável presidenciável tucano em 2014, defende de forma apaixonada a venda das estatais no reinado de FHC. Já o economista Bresser Pereira, que recentemente se desfiliou do PSDB, elogia a atitude corajosa da presidenta Cristina Kirchner de reestatizar a empresa de petróleo da Argentina, a YPF.