quarta-feira, 4 de abril de 2012

Álvaro Dias socorre governador tucano

Por Altamiro Borges

O líder do PSDB no Senado, o paranaense Álvaro Dias, está histérico. A denúncia de que o mafioso Carlinhos Cachoeira mantinha contato direto com o gabinete de Marconi Perillo (PSDB-GO) alvoroçou o ninho tucano. Nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, a principal assessora do governador surge traficando informações com o bicheiro e diz que “o maior” sabe de tudo. Quem será "o maior"?

FHC ataca corrupção e protege Perillo

Por Altamiro Borges

Em artigo no Estadão no domingo (1), FHC voltou a tagarelar sobre corrupção. O ex-presidente devia ser mais cauteloso com os seus textos – certo que depois ele pode pedir para esquecê-los. Nem bem o artigo foi publicado e surgiram novos indícios sobre as ligações do governador tucano Marconi Perillo com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira.

A luta para recuperar a indústria

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Acompanhada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou uma série de políticas voltadas para a recuperação da indústria brasileira após o desempenho muito abaixo do esperado de nosso PIB em 2011 (2,7% de crescimento) e os sinais nada alentadores no primeiro trimestre.

Encontro dos blogueiros de Goiás


Dossiê do desmonte da TV Cultura

Por João Brant, do Coletivo Intervozes, no blog Viomundo:

A Fundação Padre Anchieta vive um processo longo de carência de investimentos e de sucateamento. As últimas gestões foram marcadas por escassos recursos orçamentários e, consequentemente, por pouco investimento estrutural. Houve perda cumulativa do potencial criativo das Rádios e TV Cultura. E vale lembrar que a fundação tinha um papel diferenciado na comunicação brasileira, uma referência na TV aberta e gratuita para novos talentos, formatos e modelos.

Campanha de mídia não atinge Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Mais de um ano de tentativas, onda após onda de mídia.

E a popularidade da presidenta Dilma não sofreu o mínimo risquinho, como mostra a pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje.

Os índices de “ótimo” e “bom” obtidos pelo Governo são os mesmos 56% obtidos em março de 2011.

Ato contra a privataria da TV Cultura

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Depoimentos de personalidades políticas, militantes da mídia alternativa, funcionários e ex-funcionários da rádio e TV Cultura marcaram a manifestação contra o processo de desmonte da emissora, ocorrida nesta terça-feira (3), em São Paulo. O evento, que reuniu mais de 150 pessoas no Sindicato dos Engenheiros, consolidou o primeiro ato em resposta ao sucateamento e à falta de democracia na gestão do canal público.

Os blogueiros e o ministro Ayres Britto

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O Ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, recebeu do presidente do Barão de Itararé, Miro Borges, o convite para abrir o encontro de blogueiros sujíssimos em Salvador, na sexta-feira, 25 de maio.

No encontro realizado na noite desta terça-feira, no gabinete do Ministro, no Supremo, Miro foi acompanhado deste ansioso blogueiro e seu advogado para causas cíveis – são umas 40 – Cesar Marcos Klouri.

O PSDB e a leveza do paquiderme

Por Gianni Carta, na CartaCapital:

A cúpula do PSDB, ao lidar com jornalistas que criticam seus integrantes e legenda, age com a leveza de um paquiderme. Deixa pegadas por onde passa na sua tentativa de forçar repórteres a se retratarem – no caso de CartaCapital esforço vão. Foi o que fez Adriana Vasconcelos, coordenadora de Comunicação Social da Executiva Nacional do PSDB, em conversa telefônica na sexta-feira (30) com Gabriel Bonis, jornalista de CartaCapital.

Demóstenes e as raposas no galinheiro

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

O rumoroso caso Demóstenes Torres (DEM-GO) não é apenas mais um caso de corrupção denunciado pelo Ministério Público. É uma chance única de reavaliar o que foi a política brasileira na última década, e de como ela – venal, hipócrita e manipuladora – foi viabilizada por um estilo de cobertura política irresponsável, manipuladora e, em alguns casos, venal. E hipócrita também.

O maior desafio da imprensa

Por Luis Nassif, em seu blog:

Nos próximos meses, a liberdade de imprensa no Brasil enfrentará um dos maiores desafios da sua história: demonstrar capacidade de se abstrair do corporativismo e proceder a uma análise corajosa e isenta sobre fatos que começarão a jorrar nos próximos dias.

Trata-se da ligação da revista Veja com o crime organizado. Mais especificamente com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e seu oficial maior, senador Demóstenes Torres.

Os Brics e o boicote da mídia

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A cada ano, quando chega a época da Cúpula Presidencial dos Brics – a quarta edição desse encontro acaba de terminar em Nova Delhi, a capital indiana – torna-se cada vez mais evidente, para o observador atento, o patético esforço da mídia “ocidental” (entre ela boa parte da nossa própria imprensa) de desconstruir a imagem de uma aliança geopólítica que reúne quatro das cinco maiores nações do planeta em território, recursos naturais e população e que está destinada a modificar a o equilíbrio de poder no mundo, no século XXI.

Uma capa da Veja que diz a verdade


* Por André Lux, no blog Tudo em Cima

Pacote não barra desindustrialização

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

O movimento sindical brasileiro acolheu com espírito crítico o pacote econômico contra a desindustrialização anunciado nesta terça-feira, 3, pelo governo Dilma. Ele contém uma ou outra medida positiva, mas peca pela timidez ao manter a política macroeconômica (juros altos, câmbio flutuante e superávit primário), coloca em risco o financiamento da Previdência e não contempla as contrapartidas sociais reclamadas pelas centrais aos benefícios concedidos ao empresariado.