quinta-feira, 22 de março de 2012

TV Globo perde 35% das tevês ligadas

Por Altamiro Borges

Ricardo Feltrin, editor do F5, o sítio de entretenimento da Folha, divulgou ontem dados impressionantes. Nos últimos 20 anos, a TV Globo teria perdido quase 35% de participação nas tevês ligadas na região metropolitana de São Paulo. “O F5 obteve dados inéditos de audiência da TV aberta no país, o mais extenso período já publicado sobre número de aparelhos ligados (o chamado ‘share’)”.

O mensalão e o linchamento midiático

Por Pedro Estevam Serrano, na CartaCapital:

A cidadania brasileira carece de cautela na formulação de juízos a respeito do chamado caso do mensalão a partir de fatos noticiados pela mídia comercial. O que se observa é um comportamento não saudável em termos dos valores democráticos que devem nortear a atividade midiática. Notícias editorializadas, fatos distorcidos por exagerada proporção ou pelo uso de adjetivos de opinião intuitiva como se fossem substantivos fáticos.

PIG faz operação casada em saco de lixo

Do blog Cloaca News:

A propósito da postagem “A tiragem turbinada de Veja”, assinada pelo Prof. DiAfonso e publicada no Blog do Nassif, registramos o flagrante enviado pelo nosso leitor Luiz Antonio Ferreira, capturado na “livraria de auto-ajuda” do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Cena semelhante também foi registrada em São Paulo, pelas lentes do Wadilson Oliveira.

O governo e a classificação indicativa

Por Luana Luizy, no Observatório do Direito à Comunicação:

Educar e conscientizar a sociedade sobre a influência da mídia na formação das crianças e adolescentes é o objetivo da campanha ¨Não se Engane", lançada, junto com o Novo Guia Prático da Classificação Indicativa, na última segunda (19), pelo Ministério da Justiça.

Extrema-direita e atentados na França

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A polícia francesa se encontrava, na noite de ontem, mobilizada a fim de identificar o homem que matou quatro pessoas, entre elas três crianças, e feriu outras, em uma escola judaica de Toulouse. Houve, tanto em França, como em Israel, preocupação em culpar os demônios do momento, ou seja, os “terroristas muçulmanos”. Antes de qualquer manifestação das testemunhas, os meios de comunicação e os porta-vozes oficiais quiseram inculpar os islamitas. Coube aos próprios policiais relacionar o atentado contra a escola judaica de Toulouse à morte de dois paraquedistas franceses, e graves ferimentos em dois outros, na mesma região, nestes mesmos dias, e de forma semelhante.

O papelzinho e o papelão de Serra

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Quando José Serra descumpriu promessa que fez por escrito em 2004 (de cumprir até o fim o mandato de prefeito da capital paulista, caso eleito), sua carreira política deveria ter sido abalada. Isso não ter ocorrido explica a última bofetada que desferiu nos paulistanos.

Ao dizer, agora, que a promessa que fez reiteradas vezes durante aquela campanha eleitoral – e que confirmou por escrito mais de uma vez, naquele ano – foi “apenas” uma assinatura em um “papelzinho”, ao menos esta sentença deveria pulverizar suas novas pretensões eleitorais.

A mídia contra a juventude militante

Por Francisco Luque, de Buenos Aires, no sítio Carta Maior:

“Eu digo a todos os jovens que não se preocupem com as coisas que dizem esses meios de comunicação, eles são centros de emissão de poder que justificaram a ditadura e a repressão; os jovens são o mais maravilhoso deste movimento popular”, afirmou, enfática, a presidenta Cristina Fernández de Kirchner em defesa da militância juvenil que hoje, pela mão do kirchnerismo e depois de décadas de inércia e apatia, regressou à política.

A mídia pública e a diversidade

Do sítio Vermelho:

Palestrantes do seminário internacional “Regulação da Comunicação Pública” defenderam nesta quinta-feira (22) que os meios de comunicação públicos devem combater o preconceito de gênero e a discriminação de pessoas por etnia, cor e raça.

No evento promovido pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (Frentecom) e pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara, os debatedores também destacaram que esses meios devem representar, em sua programação e em seu quadro de pessoal, a diversidade da sociedade brasileira.

BBB: A decadência do sucesso

Por Leila Cordeiro, no sítio Direto da Redação:

Não faz muito tempo, ter sucesso na vida para um homem era ter escolhido uma profissão padrão tipo médico, engenheiro, advogado, chegar ao final da faculdade com louvor, formar-se e seguir carreira com consultório ou escritório montado e clientela de prestígio.

Pronto! Isso seria mais do que suficiente para o homem se realizar , tornando-se um bom partido e aí entraria na marca do sucesso também , um casamento com uma “possível” pessoa certa, filhos e casa própria.

E aí, Kamel, não somos racistas?



Por Antônio Mello, em seu blog:

Aconteceu na madrugada de domingo, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ivan Romano foi atacado covardemente por Wellington Rodrigues, de 23 anos, e Vinicius de Almeida, de 19. Só escapou porque se fingiu de morto. Câmeras de segurança da prefeitura registraram tudo. Ivan Romano tem 43 anos e é morador do Jardim Sílvia, em Embu das Artes.

As tecnologias não desfazem exclusões

Por Dênis de Moraes, no sítio Quem tem medo da democracia?:

Devemos reconhecer avanços proporcionados pelas tecnologias digitais, como, por exemplo, as funcionalidades dos celulares, os serviços públicos online, os espaços colaborativos, os intercâmbios audiovisuais, os acervos multimídias, as redes educativas, as mobilizações virtuais por afinidades eletivas e a divulgação descentralizada através da Internet. Mas não podemos deixar de ressaltar que existem sérias contradições e desigualdades nos acessos e usos dessas mesmas tecnologias. Parcelas expressivas da população mundial continuam excluídas da evolução técnica. E são as classes e o capital dominantes que absorvem as maiores vantagens da cultura digital, impedindo a partilha equânime das riquezas e do progresso tecnocientífico e material.

Quando Thor Encontrou Wanderson

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os dois têm, em comum, o nome estranho e improvável e a nacionalidade brasileira.

Thor e Wanderson.

O resto são diferenças que jamais os levariam a se encontrar. Thor, 1%, para usar a expressão consagrada no protesto Ocupe Wall St, anda num carro de quase 3 milhões de reais, uma McLaren. As multas por excesso de velocidade que Thor recebeu no período “probatório”, em que o motorista é testado logo depois de receber carteira de motorista, deveriam tê-lo impedido de dirigir. Mas regras no Brasil não costumam ser aplicadas para o 1%. A família de Thor tem dinheiro e as conexões que isso traz: não há muito tempo, o governador do Estado tomou carona no helicóptero do pai de Thor, um homem cuja maior ambição não é ser o homem mais sábio do mundo, ou o mais feliz, ou o mais generoso — e sim o mais rico, um recordista de moedas.

Equador e o golpismo de sete cabeças

Por José Steinsleger, do jornal mexicano La Jornada, no sítio da Adital:

Após o falido golpe do dia 30 de setembro de 2010, aumentaram o prestígio e a credibilidade do presidente Rafael Correa. Em maio de 2011 (por ocasião do referendo proposto para reestruturar o sistema de justiça e os meios de comunicação), obteve 60% de aprovação e converteu-se na sexta vitória eleitoral desde novembro de 2006, quando ganhou a presidência.