quarta-feira, 21 de março de 2012

Quem decide a política dos EUA?

Por Pepe Escobar, no sítio português O Diário:

O presidente Barack Obama deixou claro, oficialmente, inclusive antes da sua agourenta reunião na Casa Branca da passada 2ª feira, que o primeiro-ministro israelense Benjamin «Bibi» Netanyahu não o intimidaria.

Será verdade?

A pressão pela Comissão da Verdade

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Florestan Fernandes denunciou que a transição controlada da ditadura se transformaria no grande trauma nacional. A partir do entendimento da transição “lenta, gradual e segura” como um movimento de adiamento do desenlace da crise da autocracia burguesa Florestan Fernandes conceituou a Nova República e a operação de “conciliação pelo alto” que lhe deu sustentação, como interrupção da contrarrevolução preventiva desencadeada em 1964 com vistas a barrar, mais uma vez, as potencialidades de uma revolução democrática e nacional alimentadas pelo próprio desenvolvimento do capitalismo dependente em sua fase monopolista. O alvo principal desta operação política promovida pelas classes dominantes era o emergente movimento social das classes subalternas, nascido durante a crise da ditadura, que apresentava uma nítida propositura programática de “revolução dentro da ordem”, embora já apontando tarefas de “revolução contra a ordem”.

A pressão sobre a TV Cultura

Da Rede Brasil Atual:

O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé encaminhou ofício ao diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, solicitando audiência para discutir um espaço na programação da TV Cultura, a emissora pública do estado de São Paulo.

O fiasco da Folha na TV Cultura

Por Altamiro Borges

Apesar de toda a propaganda ufanista, a segunda edição do TV Folha, no último domingo (18), continuou registrando “traço” na sua audiência. Segundo a pesquisa do Ibope, mesmo com a presença do jogador Ronaldo e uma reportagem sobre pornografia, o programa marcou apenas 0,4 ponto – pior do que na sua estreia, quando também amargou a sexta colocação entre as tevês abertas.

Paulo Bernardo no alvo da mídia

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana, que se jacta de já ter derrubado vários ministros do governo Dilma, parece que escolheu um novo alvo: o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Nos últimos dias, ele tem aparecido com destaque em vários jornalões. O motivo: um suposto desvio de recursos públicos da época em que ele foi secretário da Fazenda do governo do Mato Grosso do Sul.

Greve geral em Portugal e na Espanha

Por Altamiro Borges

Os próximos dias serão agitados na Europa. A luta de classes ficará ainda mais explícita. Nesta quinta-feira (22), os trabalhadores de Portugal cruzam os braços para protestar contra os novos ataques do governo direitista de Pedro Passos Coelho. Já na semana seguinte, no dia 29, os espanhóis deflagram uma greve geral contra o desemprego e os retrocessos nos direitos trabalhistas.

Serra tenta sabotar CPI da Privataria

Por Altamiro Borges

Com base nas denúncias do Fantástico da TV Globo, o exibicionista Álvaro Dias – que parece querer ocupar o posto de “senador ético” depois da tragédia que abalou o seu amigo demo Demóstenes Torres – decidiu coletar assinaturas para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a suposta corrupção no Ministério da Saúde. Será que ele consultou José Serra?