quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

“Não existe neutralidade na imprensa”

Por Samir Oliveira, no sítio Sul21:

O diretor de redação do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignácio Ramonet, acredita que a mídia deveria se posicionar claramente sobre a linha ideológica e política que segue. Doutor em Sociologia e professor de Teoria da Comunicação, o jornalista, que comanda um periódico abertamente de esquerda, diz que não existe a tão aclamada neutralidade da imprensa.

A vergonha dos aeroportos privatizados

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

O próximo fim de semana certamente será palco de muitas reuniões a portas fechadas, encontros discretos e momentos de tensão. Não me refiro aqui aos efeitos da violenta desocupação de Pinheirinho, nem às repercussões da desastrada operação na Cracolândia e muito menos à retomada dos trabalhos no Congresso Nacional. Na verdade, trata-se da tentativa de ressuscitar o nada saudoso processo de privatização de bens e serviços públicos aqui em nosso País. Eis mais uma incongruência que o governo traz à agenda, uma medida tão polêmica quanto anacrônica nos mundos de hoje, em que alguns dos principais dogmas do neoliberalismo estão sendo colocados em xeque, até mesmo por seus ideólogos nos países centrais. Mas aqui em solo tupiniquim, as coisas parecem funcionar ao revés. A bola da vez é a Infraero, empresa pública que se encarrega da gestão e operação dos aeroportos em todo o território nacional.

Hillary Clinton e censura no Facebook

Por Atilio Boron, no sítio português Resistir:

Há alguns dias cometi um "erro imperdoável": criticar asperamente a secretária de Estado Hillary Clinton quando, diante do quinto assassinato de um cientista iraniano, limitou-se a encolher os ombros e dizer que isso era o resultado das provocações de Teerão ao negar-se a suspender o seu programa nuclear. Disse então, e repito agora, que a Clinton é "o elo perdido entre as aves carniceiras e a espécie humana", recordando a sua gargalhada quando lhe comunicaram o linchamento de Kadafi.

A quem pertence a internet?

Por Eduardo Sales de Lima, no jornal Brasil de Fato:

Pressão da sociedade e falta de apoio no Congresso estadunidense causaram o adiamento da votação do Sopa (Stop On-line Piracy Act – Pare com a pirataria on-line, em tradução livre) e do Pipa (Protect IP Act – Ato pela proteção da Propriedade Intelectual) em prazo indefinido. As duas propostas visam bloquear o acesso a sites e aplicações na internet que sejam consideradas violadoras da propriedade intelectual estadunidense. Em outros termos, poderão influir no próprio caráter de compartilhamento livre de informação.

Festa de lançamento do sítio SPressoSP

Por Renato Rovai, na revista Fórum:

No próximo sábado, 04/02, a partir das 10h, será lançado, oficialmente, o site SPressoSP. O evento será nos moldes da festa/debate de 10 anos da revista Fórum, que aconteceu em setembro, na Casa Fora do Eixo de São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. Dessa vez, os convidados vão discutir a cidade. Com as recentes ações policiais no Pinheirinho e na Cracolândia, é hora de pensar numa cidade para todos e não para poucos. Esses assuntos estão na programação.

TV por assinatura está em debate

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Em 1988, quando o Brasil vivia o auge do processo de transição democrática, a sociedade se mobilizou para aprovar uma Constituição que refletisse o novo ambiente político nacional, caracterizado pela retomada de direitos sociais. A Carta aprovada consolidou esse anseio, mas deixou a efetivação de várias conquistas democráticas para regulamentação posterior.

Dilma, Cuba, Haiti e telhados de vidro

Roberto Stuckert Filho/PR
Por Beto Almeida

Inspirada, quem sabe, no sambista mineiro Ataulfo Alves, que, por sua vez inspirou-se em Cristo, Dilma Roussef desafiou em Havana a quem teria moral de atirar a primeira pedra no debate que ,de modo distorcido, manipulado e enviesado se faz sobre direitos humanos para fazer pré-condenação a Cuba. Com estas declarações corajosas – propondo o debate a partir do centro de torturas que os EUA mantém na Base de Guantánamo - a mandatária brasileira honrou o Brasil, o povo brasileiro, não eximindo nosso país de um auto-exame, ao lembrar que todos têm telhado de vidro, até nós.

A histeria contra a queda dos juros

Por Altamiro Borges

Após confirmar a nova – e ainda tímida – queda na taxa básica de juros, para 10,5% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou a sua tão esperada “ata da reunião”. O documento traz uma sinalização positiva ao afirmar: “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares de um dígito”.