quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rafinha Bastos é condenado na Justiça

Por Claudio Julio Tognolli, no sítio Brasil 247:

Lance jurídico final: a pendenga entre o apresentador Rafinha Bastos e o casal Wanessa Camargo e Marcus Buaiz chegou ao fim. Rafinha foi condenado a pagar indenização por dano moral à cantora Wanessa Camargo. O juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, da 18ª Vara Cível de São Paulo, julgou procedente a ação proposta pelo empresário Marcus Buaiz, marido da cantora. Rafinha pode recorrer.

O advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, em seu pedido ao juiz, o alegou que a liberdade de expressão artística não abriga o humor lesivo ao patrimônio moral de terceiros, conforme a Constituição.

Caso BBB pode rever concessão à Globo

Da Rede Brasil Atual:

O Ministério das Comunicações anunciou que vai avaliar se a Rede Globo de Televisão transmitiu imagens "contrárias à moral familiar e aos bons costumes", ao mostrar ao vivo um suposto abuso sexual de um participante do reality show Big Brother Brasil. A análise das imagens pode levar à abertura de um processo público que, por sua vez, pode levar à interrupção da concessão do serviço à empresa.

O ódio da imprensa a José Dirceu

Por Gilson Caroni Filho, no blog Viomundo:

Em raras ocasiões, na conturbada história política brasileira, houve tamanha unanimidade em torno de qual deve ser o destino de um ator político relevante. Diariamente, em colunas e editorias dos jornalões, em solenidades com acadêmicos e políticos de extração conservadora, em convescotes de fim-de-semana da burguesia “cansada”, todos os que chegam aos holofotes da mídia proferem a mesmíssima sentença: é preciso banir de uma vez por todas da vida pública o ex-ministro José Dirceu.

BBB e ausência da regulação da mídia

Por Najla Passos, no sítio Carta Maior:

O debate sobre uma nova lei para empresas do setor de radiodifusão (emissoras de TV e rádio), que garanta democratização e regulação de um serviço que afinal é concessão pública, ganhou impulso com a polêmica gerada pela suspeita de estupro de uma participante do programa Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo.

Decisão do Mercosul sobre as Malvinas

Por Beto Almeida, no jornal Brasil de Fato:

A decisão do Mercosul de expressar solidariedade à Argentina proibindo a atracação de navios com bandeira das Ilhas Falkland (Malvinas) nos portos de Brasil, Uruguai e, obviamente, Argentina, remete a uma discussão estratégica mais ampla que bem deveria ser encarada pelos movimentos progressistas, já que confirma uma prioridade na política externa brasileira, uma nova realidade política e, também, um passo a mais na caminhada da integração da América do Sul.

Globo e o ovo da serpente

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Outro dia, a Ministra Eliane Calmon disse, a propósito dos escândalos no Judiciário, que “todo mundo vê a serpente nascendo pela transparência do ovo, mas ninguém acredita que uma serpente está nascendo”.

Talvez seja a mais precisa definição para aquilo que, há exatas 20 anos, pregava no deserto um cidadão que tinha a coragem, que vai faltando cada vez mais neste país, de enfrentar o monopólio avassalador (de vontades, inclusive) representado pela Rede Globo.

Blogues rechaçam projeto dos EUA

Da Rede Brasil Atual:

Blogueiros brasileiros articulam-se para um protesto nesta quarta-feira (18), com a retirada das páginas do ar. O alvo do ato é um projeto de lei prestes a ser levado à votação por parlamentares norte-americanos dos Estados Unidos que, se aprovado, estabeleceria medidas polêmicas de restrição e controle de acesso e compartilhamento de arquivos pela internet. A Lei de Combate à Pirataria na Internet (Sopa, na sigla em inglês de Stop Online Piracy Act).