quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CPI da Rosemary! E a da privataria?

Por Altamiro Borges

Teleguiada pela mídia udenista, a oposição demotucana começou ontem a colher assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado visando investigar o esquema de venda de pareceres e tráfico de influência denunciado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Ela já está sendo chamada de “CPI da Rosemary”, numa referência à ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. O seu intento explícito é o de atingir o ex-presidente Lula.

Para criar uma CPI no Senado são necessárias 27 assinaturas. PSDB e DEM possuem 14 senadores, mas eles operam para atrair a adesão de parlamentares descontentes da base governista e de alguns “viúvos do Demóstenes” – como são chamados antigos aliados do “ético” Demóstenes Torres, o demo que teve seu mandato cassado pelas ligações com a máfia de Carlinhos Cachoeira. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) é o mentor da proposta. Prestes a ser enxotado do ninho tucano, ele faz de tudo para aparecer na mídia!

“Sabemos que teremos dificuldades para conseguir 27 assinaturas. O governo entra em pânico quando vê a possibilidade da Rosemary Noronha falar no Congresso. Mas o objetivo é mostrar quem está de um lado, quem está do outro”, explica o líder do PSDB no Senado. Álvaro Dias não esconde que o seu objetivo é atingir Lula. “Ela foi nomeada por ele, mantida no cargo por ele, ele foi seu advogado para que se mantivesse no cargo no governo Dilma. Todas as investigações mostram existir uma proximidade íntima dos dois”, afirma num tom maldoso.

O senador deveria ser mais cuidadoso com a sua língua ferina. Na briga fratricida que trava no PSDB do Paraná, que ameaça rifá-lo do posto, muita coisa pode vir à tona sobre a sua trajetória – política e pessoal. Os tucanos costumam dar bicadas sangrentas e são aves traiçoeiras. Para garantir sua sobrevivência, Álvaro Dias posa de paladino da ética e de moralista de plantão. Ele está na dele! O triste é que este espaço foi deixado pela bancada governista no Congresso Nacional, que pouco fez para viabilizar a CPI da Privataria Tucana.

Proposta pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), ela visava investigar os milhões de dólares desviados no criminoso processo de privatização das estatais no reinado FHC. Ela foi pedida com base nas denúncias do livro “A privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro, que comprova a lavagem de dinheiro e a sua remessa para paraísos fiscais. Por razões obscuras, esta CPI permanece arquivada. Agora, em seu lugar, surge a proposta da “CPI da Rosemary”. Em política não há espaços vazios e a covardia cobra seu preço.

5 comentários:

Anônimo disse...


... NO PICADEIRO GLOBAL,
O JORNALISTA PÓS-DOUTO (sic)
EM DIREITO PENAL(!):
SIM,
O IMORTAL
RESPONDE POR
'MERDAL'!...

... Já pedindo desculpas antecipadas pelo cordel de improviso [RISOS], leitor(a), imagine algo bizarro elevado a enésima potência! Imaginou?!... "Agaranto" que não chega perto da cena na qual o *Merval Pereira "da grobo" tenta explicar ao assinante (sic) "o notório saber jurídico dele!"... O indivíduo não tem o mínimo de 'sinmancol'®: emite "parecer" (idem sic) contrário ao do catedrático jurista doutor Ricardo Lewandovski - e o faz com 'a maior cara-de-pau de criança chupando pirulito'! Segundo "o jornalista pós-douto em 'jornalismo jurídico' e especialista-mor em 'jornalismo Constitucional'" [haja sic e RISOS ESTONTEANTES!], a celeuma travada no "supremoTF" é muito simples de ser resolvida:...

Anônimo disse...


... "... Quem tem razão é o ministro revisor Joaquim Barbosa! A instituição que define a cassação do mandato de um parlamentar não é o Congresso Nacional, e sim **"o supremoTF do supremo Joaquim Barbosa, o Inclemente"! E ponto final! Não cabe recurso de nenhuma espécie ou natureza! Ou como afirmou o boçal do Joaquim Barbosa: "Let´s move on" (expressão inglesa, vamos seguir em frente, em tradução livre)...
RESCALDO I: *o que é aquilo televisionado, sô?!...
**"o supremo do supremoTF"!: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

RESCALDO II: ... Já não bastam "os beiços 'autoassoprados' do Gilmar Mendes", "seu menino"?! O que é (a)quilo televisionado, "'fi' de Deus'"?!...

E viva "os imortais"!... E "os supremos"!...

Que país é este, sô?!... Lá isto é jornalismo?!... Lá isto é Corte Suprema?!...

República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Antonio Lyra Filho disse...

A CPI da Privataria foi arquivada em vista de o PT ser um partido de frouxos.O partido merece esta CPI que a oposição está tentando para deixar de ser tão sem ação.

antonio barbosa filho disse...

A covardia paga seu preço - eis a síntese. A falta de empenho do PT e da base em instalar a CPI da Privataria foi um erro histórico, imperdoável. Culpo Marco maia, presidente da Câmara, que instalou três CPIs redundantes (sobre temas tratados recentemente por outras CPIs) e manobrou para arquivar a do deputado Protógenes. Se não foi Maia o culpado, que indique os verdadeiros, ou carregará para sempre esta mácula - e suas bases em caxias do Sul saberão puní-lo em 2014.
De recuo em recuo, de fuga em fuga ao necessário confronto, o PT e o Governo Dilma vão abrindo espaço para a pior direita, a golpista, e deixando que pilantras apareçam como "éticos" aos olhos do povo. É claro que um dia esta covardia custará muito caro, não ao PT, mas ao Brasil.

ProfeGélson disse...

O PT dormiu: agora paga o preço!!!