sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Clarín, Policarpo e a força da mídia

Por Altamiro Borges

Por pressão do Grupo Clarín, a Câmara Civil e Comercial da Argentina garantiu hoje a sobrevida do maior monopólio midiático do país. O órgão prorrogou a medida judicial que suspendia a aplicação dos artigos 45 e 161 da “Ley de Medios”, que fixam os limites para as licenças de emissoras de rádio e televisão. A Câmara resolveu ampliar o prazo da liminar até que a Justiça decida se os dois artigos são constitucionais. Com isso, ela frustrou as expectativas do 7D – o 7 de dezembro da Diversidade e da Democracia.

O Grupo Clarín, que ergueu seu império midiático durante a ditadura militar, tem feito de tudo para sabotar a Ley de Medios, aprovada há três anos pelo parlamento e referendada pela Justiça. Outras empresas do setor de comunicação já se adaptaram à legislação da desconcentração da propriedade, desfazendo-se das licenças que superam os limites impostos aos monopólios. Nesta guerra, o Clarín abusou da desinformação nas suas várias emissoras de rádio e tevê e ainda seduziu alguns membros do Judiciário da Argentina.

Há duas semanas, o conglomerado apelou à Suprema Corte para prorrogar a data de vigência da lei, mas esta negou o pedido. Hoje, porém, a Câmara Civil e Comercial mostrou-se totalmente servil ao poderoso grupo empresarial. Há denúncias de que alguns juízes foram corrompidos, inclusive com viagens pagas pelo Clarín para um recente evento em Miami (EUA). Para o presidente da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca), Martín Sabbatella, a decisão da Câmara “lesa a democracia”.

“Ela demonstra que tínhamos razão quando dissemos que os juízes que viajaram a Miami financiados pelo Clarín terminam convertidos em sua equipe jurídica... A Justiça argentina não está preparada para brigar com as corporações porque grande parte está colonizada por elas”. Apesar da frustrante decisão, os setores que defendem a democratização da mídia mantiveram o ato de domingo (9) para festejar a chegada do 7D. “Todos à praça! Nenhum monopólio com seus juízes viciados poderá frear o povo”, afirma a convocatória.

A decisão de hoje na Argentina confirma a força dos impérios midiáticos. Apesar da crise do seu modelo de negócios e da crescente perda de credibilidade, os conglomerados de comunicação ainda gozam de enorme poder político. Eles “seduzem” membros da Justiça, do parlamento e dos governos. Na semana retrasada, no Brasil, um pacto dos barões da mídia evitou o indiciamento do editor da Veja, Policarpo Junior, flagrado em intimas relações com a máfia de Carlinhos Cachoeira. A luta contra a ditadura midiática será prolongada! 

2 comentários:

Anônimo disse...


MEDÍOCRE E SABURRO JORNALISMO COLONIZADO! E COVARDE! ENTENDA

Dilma estrila com ‘pedido de demissão’ de Mantega

Manchete do portal da ‘veja’ “dos esgotos da MARGINAL Tietê”!
07/12/2012 - 16:30

Agora, após clicar na estúpida e acintosa manchete:
*Crise econômica
Dilma se **irrita com ‘pedido de demissão’ de Mantega

*Crise econômica europeia?!... Crise econômica nas plagas do Tio San?!...
**os pusilânimes “da ‘veja’” dos Civitas “dos esgotos da MARGINAL Tietê” substituíram a diatribe da palavra ‘estrila’ por uma, digamos, ‘tênue’, ‘se irrita’!...

Ô ‘coitchados’: não têm o mínimo de ‘sinmacol’®!...
estrilar

es.tri.lar
(estrí(du)lo+ar2) vint 1 Soltar estrilo ou som estrídulo. vint 2 Zangar-se, exasperar-se, danar-se: Malandro não estrila (dito popular). vtd 3 Bradar, vociferar: Exigimos nossos direitos! estrilaram os grevistas. vint 4 Ziziar.
FONTE: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=estrilar

Lá isto é jornalismo?!...

Viva o ‘Brazil’(!)… E os seus ‘jeniais’ [anti-]nacionalistas!...

Lei dos Meios JÁ passou da hora!...

"NUMDISSE"?!... República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


Aonde eles pretendem chegar?
Por Mino Carta
Editorial
07.12.2012 09:23
em http://www.cartacapital.com.br/politica/aonde-eles-pretendem-chegar/

Mala tempora currunt, costumava dizer meu pai quando a situação política
azedava. Maus tempos chegaram, em tradução livre.
(…)
Que nada aconteça que você não queira lembrar. Nem sempre, contudo, a vida sorri.
(…)
Até onde vai a parvoíce e onde começa o fingimento? É possível que graúdos representantes do poder econômico não se apercebam das responsabilidades e alcances da sua adesão ao insondável Millenium? Ou estariam eles incluídos na derradeira prece de Cristo na cruz: perdoe-os, Pai, eles não sabem o que fazem? Que o golpismo da mídia da casa-grande seja irreversível é do conhecimento do mundo mineral. Causa espécie o envolvimento de personalidades aparentemente voltadas aos interesses do País em lugar daqueles da minoria.
(…)
E à presidenta, que CartaCapital apoiou e apoia, recomendamos a leitura de um dos mais qualificados arautos da direita golpista. Merval Pereira não se confunde com Carlos Lacerda, mas na semana passada avisou não ser o caso de isentar Dilma das denúncias de corrupção, presentes e passadas. Está clara a intenção de aplicar à presidenta a tese do domínio do fato.

LÁ VEM O MATUTO E OS SEUS BOTÕES DE UMA CAMISA DE TECIDO ORDINÁRIO!

Prezado, competente e intrépido jornalista Mino Carta, humildemente, reitero: ‘A DIREITONA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL está apostando todas as fichas (sic) nas últimas consequências!’… O que não deixa de ser um risco iminente à nossa ['tênue'!] subdemocracia de bananas!… … Ademais, entre vários, dois demissionários não são demitidos (idem sic): o ministro (quase-)tucano José Eduardo Cardozo e o ‘neocoroné’ Geddel ‘Voto Com ACMalvadeza Neto Vieira Lima!… … Ínclito jornalista Mino Carta, desculpe pelo plágio grosseiro: pergunto aos meus botões – de uma camisa de tecido ordinário – as razões destas “notáveis” figuras continuarem em seus cargos: ministro da Justiça e vice-presidente para assuntos de pessoas jurídicas da Caixa Econômica Federal, respectivamente. O máximo que retirei dos meus botões foi a recomendação para que eu procurasse O Iluminado Oráculo de Delphos!…

Parabéns! Felicidades!

“NUMDISSE”?!… República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo