terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aécio confirma divisão dos tucanos

Por José Dirceu, em seu blog:

A reação de Aécio Neves após ser “lançado” por Fernando Henrique Cardoso e Sérgio Guerra à Presidência em 2014 confirma o óbvio: os tucanos continuam divididos. FHC e Guerra querem que ele assuma já a candidatura. Mas Aécio, mineiro e conhecendo bem o tucanato, se fez de rogado.

Para ele, o lançamento da candidatura tem que se ser de “forma natural” e não existe ninguém que se autoproclame líder. FHC bem que tentou reavivar os tempos do Império ao dizer que ele próprio estava proclamando Aécio líder. Claro que não colou.

Aécio adiou a definição e diz que vai priorizar a agenda nacional, a gestão, a federação etc. E por aí foi saindo de fininho, deixando os czares do tucanato falando sozinhos.

Começou mal a caminhada dos tucanos rumo a 2014. Melhor fez o Serra, que foi passear com os netos na Disney.

FHC

Essas últimas manifestações de FHC mostram que, na prática, ele assumiu a presidência do PSDB ou o papel de líder do partido. Isso só comprova a hipocrisia dos que criticam o ex-presidente Lula por exercer sua liderança no PT e no país.

É um detalhe que vale por mil discursos e comprova a falta absoluta de lideranças na oposição: um se recusa a ser candidato já, e o outro toma de assalto a direção do partido. Democracia partidária mesmo só nos discursos. Depois, não sabem por que perdem tantas eleições...

Pesquisas

O desespero tucano em lançar desde já a candidatura para 2014 tem explicações óbvias. Entre elas, está o desgaste provocado pela desastrosa gestão da Segurança Pública no Estado de São Paulo. O que já rendeu queda substancial de popularidade para Geraldo Alckmin.

Além disso, recente pesquisa Ibope mostra que apenas três nomes presidenciáveis da oposição superam o traço e passam de 1% da preferência do eleitorado na pesquisa espontânea: Serra (4%), Aécio (3%) e Marina Silva (2%). Na frente, muito na frente, estão a presidenta Dilma Rousseff (26%) e o ex-presidente Lula (19%).

1 comentários:

Anônimo disse...

Não me custa nada lembrar que o Governo FHC foi o governo mais corrupto de nossa Republica, já demostrado por Hélio Fernandes, Ciro Gomes, Amaury Junior ETC ETC. Agora a TUCANALHA tentar lança o Vacilante AÉCIO. Ele não tem culpa neste caso, é que o FHC com seu egocentrismo cavalar tenta "ajudâ-lo", o momento seria bom mas como ele não sabem o que fazer, em vez de focar no AÉCIO, o playboy do bafomentro, passaram a focar na perseguição ao LULA.