terça-feira, 27 de novembro de 2012

O inútil esforço para destruir um mito

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Globo de hoje oferece um interessante estudo de caso. A Polícia Federal prendeu diretores de agências reguladoras e a chefe do escritório da presidência da república em São Paulo, a senhora Rosemary Noronha. Um lamentável episódio que merece mesmo a primeira página dos jornais. Até aí tudo bem. O Globo, no entanto, força tremendamente a barra ao usar o escândalo para atingir Lula.





Primeiramente, o escândalo não tem nada a ver com o mensalão. Encontraram ligações entre Valdemar Costa Nesto e Paulo Vieira, diretor da Anac, mas o teor das conversas e o histórico de ambos revelam que o interesse comum eram negócios no Porto de Santos. Não tem nada a ver com mensalão, nem com Lula. Valdemar já foi diretor da Companhia Docas de São Paulo (Codesp) e o grupo de Vieira atua na mesma região portuária.



Falar em “elo” entre os dois escândalos seria como encontrar conexão entre a privataria tucana e os desvios de verba nas obras do Rodoanel em São Paulo. Pode haver personagens em comum, porque os mesmo corruptos operam em frentes distintas. Mas uma coisa não tem a ver com outra.

Mas isso é o de menos. A cachorrada mesmo é a perseguição implacável de Lula.

Vejam só. Uma funcionária de terceiro escalão é apanhada pela Polícia Federal e a foto de quem aparece com destaque na página 4?



A obsessão por Lula é doentia. Ora, culpem Dilma ao menos! Ela é a presidente! Um ataque a Dilma seria prejudicado, no entanto, pelo fato de que as prisões foram feitas pela própria Polícia Federal, que é subordinada ao Ministério da Justiça e, portanto, à presidente.

Observe ainda que a manchete da página foi feita com uma frase de segunda mão:

— Eu me senti apunhalado pelas costas (…) desabafou Lula, segundo gente com quem ele conversou.

Segundo gente?

A coisa é ainda mais cretina, porque a frase não apenas vira manchete, com direito à foto do homem, como será mote de uma coluna inteira de Noblat, dedicada apenas a insinuações levianas, irresponsáveis e caluniosas acerca do ex-presidente.

Lula foi presidente da república, ou seja, praticamente todos os funcionários federais, concursados ou indicados, estavam subordinados a ele. Foi Lula quem aparelhou e fortaleceu a Polícia Federal, permitindo que ela investigasse membros do próprio governo. Por isso mesmo, culpar o ex-presidente por malfeitos de mequetrefes de terceiro escalão é apenas uma tentativa canhestra (a trilionésima) de lhe enfraquecer politicamente.

5 comentários:

Alberto disse...

Não sei o porque de querer transformar Lula em "santo" o tempo todo! No mínimo ele é omisso com a impunidade e a corrupção. Nunca diz nada mesmo quando os escândalos batem à sua porta. Estranho...

Jurandyr Dico disse...

Alberto, Lula não diz, faz: CGU, PF, Receita Federal ativas; PGR e STF não aparelhados. A imprensa tem uma tara pelo Lula. Ai se alguém resolve escrever sobre esta tara e defendê-lo de leviandades (estuprar um companheiro de cela, ter dinheiro em conta no exterior, ir para hospital público, ser culpado da corrupção de alguém do terceiro escalão que foi presa pela PF no governo do PT etc etc) o cara vem falar que o Lula é santo. Não é santo, mas também não é o cara que a mídia e os otários que acreditam diz. Menas, menas.

Anônimo disse...

Se o Lula fosse responder a todos os ataques, ilações, maldades, etc, que lhe fazem, ele não teria tempo para mais nada. Então, é muito cinismo querer que Lula responda à mídia bandida.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Alberto, quando se escreve "o porque" o correto é "o porquê". Percebe a diferença? Agora, veja se você consegue perceber a diferença entre Lula e Dilma e os governantes do passado. Os governantes do passado raramente mandavam investigar atos de corrupção e outras falcatruas. Esses, sim, faziam que não sabiam.Lula e Dilma, não. Eles sempre acionaram a PF sempre que havia indícios de falcatruas. São diferenças sutís, mas que os cegos não conseguem enxergar. Ou porque (sem acento circunflexo...) não enxergam mesmo, ou, então, porque (também sem acento) não querem.

Alberto disse...

Sr. Benjamin. OK, mas porque o Brasil ainda é tão corrupto? São bilhões desviados todos os anos e muitos casos acontecem no "quarto" ao lado de Lula e Dilma. Queria saber do porquê (está certo agora?) que os valores roubados dos nossos impostos nunca são recuperados pois hospitais, segurança, educação precisam de grana. Os governantes do passado também deveriam ser punidos! Se Lula tem tempo para evento "fashion" da Pirelli, sentado ao lado do Eike, teria tempo para falar com a população também.