segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Morre o comunista Sérgio Miranda

Do sítio Vermelho:

O ex-deputado federal Sérgio Miranda morreu nesta madrugada de segunda-feira (26), em Brasília, vítima de câncer. O velório ocorrerá em Brasília e o enterro, que também será em Brasília, acontecerá na manhã desta terça-feira (27).  Ele vinha lutando contra um câncer de pâncreas. O político concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2008 e, atualmente, trabalhava na Fundação Alberto Pasqualini.

Em depoimento na rede social Facebook, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) falou que "é com muita tristeza que o país registra a perda dese grande companheiro. Sérgio deixou as fileiras do partido, mas nunca deixou de ser um guerreiro, lutador e afetuoso amigo de todos nós. Tem sua história revolucionária umbilicalmente ligada à história do nosso partido dos piores momentos de restrição de liberdade e risco de vida para os militantes comunistas. Riscou este país de norte a sul construindo nossa organização e faleceu acreditando no Brasil. Perdemos um verdadeiro brasileiro", externou a parlamentar.

O editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, também lamentou a perda de Miranda. "O falecimento do camarada Sérgio Miranda acarreta grande perda para os comunistas e revolucionários. Sérgio foi um querido amigo e um dos meus mestres na minha militância no PCdoB, homem de cultura e de visão ampla sobre os problemas que afligem a humanidade na nossa época, por isso era intelectualmente inquieto, inquietação que era um estímulo ao saber e à luta. Minha homenagem, minha saudade", expressou o dirigente.

Sérgio Miranda era professor e nasceu em Belém (PA). Foi deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos (1993 a 2006) e chegou a ser indicado como um dos mais influentes da Câmara pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Destacou-se principalmente pelo seu trabalho nas áreas orçamentária, previdência, direitos sociais e trabalhistas. Sérgio Miranda foi militante do Partido Comunista do Brasil durante quase cinco décadas e exerceu vários mandatos como membro do Comitê Central e da Comissão Política.

Ele também foi vereador em Belo Horizonte entre 1988 e 1992. Assumiu como deputado após renúncia de Célio de Castro (PSB), que tornou-se vice-prefeito da capital mineira. Durante sua jornada, Miranda militou contra a ditadura e tinha atuação forte na área do orçamento.

1 comentários:

Andrés disse...

Camarada, falo com muita honra do Sérgio Miranda, pois quando ingressei nas fileiras do Partido em Viçosa-MG na década de 90 os camaradas me apresentaram um partido com uma organização, bandeiras políticas, militantes e dirigentes que me cultivou de uma forma inexplicavel, uma dessas grandes lideranças foi o camarada Sérgio Miranda, um camarada que fazia a diferença na fiscalização do orçamento em Brasília, o mesmo que ia pra Viçosa reunir com a direção municipal e sindicalistas para discutir questões locais e sempre priorizando a formação, firme em suas convicções marxista leninsta.. Espero reproduzir no decorrer de minha militância os aprendizados e influenciar de forma positiva novos camaradas como este quadro me influenciou!