sábado, 10 de novembro de 2012

Direita chilena está em frangalhos

Foto: EFE/Felipe Trueba
Por Altamiro Borges

Sebastián Piñera, o filhote do ditador Augusto Pinochet que preside o Chile – e que é tão paparicado pela mídia brasileira – sofreu duro revés nas eleições municipais do final de outubro. Candidatos independentes e da coalizão de centro-esquerda Concertación venceram na maioria das cidades. Diante do fiasco, o governo anunciou nesta semana ampla reforma ministerial para conter os estragos do pleito. O objetivo é alavancar os partidos de centro-direita, reunidos na Aliança, para a disputa presidencial de novembro de 2013.

Pela Constituição, Sebastián Piñera não pode disputar um novo mandato. A reforma ministerial visa manter o bloco direitista unido, já que a guerra interna se agravou com a derrota eleitoral. Potenciais candidatos do governo à sucessão presidencial deixaram seus cargos – entre eles, o ministro de Obras Públicas, Laurence Golborne, e o ministro da Defesa, Andrés Allamand – que ficou famoso no midiático resgate dos 33 mineiros soterrados em 2010. A manobra eleitoral, porém, pode resultar em novo fiasco da direita.

Apesar do crescimento econômico do país, o governo Piñera tem demonstrado descaso com as políticas sociais e total insensibilidade diante das demandas populares. Herdeiro do pinochetismo, ele ordenou brutal repressão aos protestos estudantis que agitam o Chile há dois anos contra a reforma neoliberal da educação. Como resposta da sociedade, várias lideranças estudantis foram eleitas no recente pleito municipal. Neste cenário, até a mídia privada chilena, aliada de Piñera, já admite o retorno de Michele Bachelet em 2013.   

A ex-presidenta deixou o cargo em março de 2010 com sua popularidade acima dos 80%. Atualmente, ela é diretora da ONU Mulheres e reside em Nova Iorque. Apesar das novas funções, ela participa ativamente da vida política chilena e ajudou a costurar alianças para a vitoriosa campanha municipal. Segundo recente pesquisa do jornal “La Tercera”, 42% dos chilenos informam que votariam nela para presidente. O direitista Laurence Golborne, afastado do ministério, aparece em segundo lugar com 15% das intenções de voto.

0 comentários: