terça-feira, 27 de novembro de 2012

Danuza Leão expressa elite tacanha

Por Altamiro Borges

Em artigo publicado na Folha de domingo (25), Danuza Leão, a “socialite” metida a besta, voltou a causar celeuma. Ela afirmou que ser rico no Brasil perdeu todo o glamour. “Ir para Nova York ver os musicais da Broadway já teve sua graça, mas, por R$ 50 mensais, o porteiro do prédio também pode ir, então qual é a graça. Enfrentar 12 horas de avião para chegar a Paris, entrar nas perfumarias que dão 40% de desconto, com vendedoras falando português e onde você só encontra brasileiros – não é melhor ficar por aqui mesmo?”, escreveu.


Para ela, “se todo mundo fosse rico, a vida seria um tédio”. Neste sentido, ela defende que só uma minúscula elite goze das riquezas e belezas do mundo. “Se todos têm acesso a esses prazeres, eles passam a não ter mais graça... Não importa estar no lugar mais bonito do mundo; o que interessa é saber que só poucos, como você, podem desfrutar do mesmo encantamento”. O artigo, típico lapso de sinceridade, foi encarado por alguns como mais uma provocação da “socialite” em busca dos holofotes da mídia. Mas não é bem assim!

Ricaços estão incomodados

De há muito que os textos de Danuza Leão refletem o pensamento das elites mais tacanhas e reacionárias do Brasil. Não é para menos que ela virou um ícone de muitos leitores da mídia “privada” que detestam as políticas sociais implantadas pelos governos Lula e Dilma. Ela se tornou uma referência das castas racistas e preconceituosas, num símbolo da oposição de direita ao “populismo lulopetista” – conforme a definição de outras “calunistas” da mídia. Neste sentido, ela procura ser fiel ao seu leitor cativo e tacanho!

Recentemente, o instituto Data Popular divulgou o resultado de uma pesquisa que comprova que “os consumidores das classes A e B se mostram incomodados com algumas consequências da ascensão econômica da Classe C, que passou a comprar produtos e serviços aos quais apenas a elite tinha acesso”, conforme registrou o portal IG em setembro último. Foram ouvidas 15 mil pessoas das “classes mais favorecidas, em todo o Brasil” e os dados são impressionantes:

- 55,3% dos consumidores do topo da pirâmide acham que os produtos deveriam ter versões para rico e para pobre;

- 48,4% afirmam que a qualidade dos serviços piorou com o acesso da população;

- 49,7% preferem ambientes frequentados por pessoas do mesmo nível social;

- 16,5% acreditam que pessoas mal vestidas deveriam ser barradas em certos lugares;

- 26% dizem que um metrô traria "gente indesejada" para a região onde mora.

Para Renato Meirelles, diretor do instituto Data Popular, a pesquisa revela o grau de preconceito existente no Brasil. “Durante anos, a elite comprava e vivia num 'mundinho' só dela. Nos últimos anos, a classe C 'invadiu' shoppings, aeroportos e outros lugares aos quais não tinha acesso. Como é uma coisa nova, a classe AB ainda está aprendendo a conviver com isso. Parte da elite se incomoda, sim”. A “socialite” Danuza Leão, com seus textos provocadores, expressa exatamente a visão desta elite tacanha e raivosa. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Nessa altura dos acontecimentos o melhor para Danuza é rezar, rezar, rezar e encomendar um outro caixão pra levar sua lingua. Com certeza não vai caber tudo num único caixão!

Anônimo disse...

uma amiga postou no face e reproduzo mais ou menos aqui: se danuza nao quer ir a paris porque ha muito pobre brasileiro, que va a merda, de onde varios estao saindo.
Agora a pergunta: quem eh danuza leao?

antonio disse...

A Danuza deveria fazer uma bela plastica, pq ela ta muuuito feia, deve ser por isso tanta revolta

Rossi disse...

Estivesse viva a Narinha,sua irmã estaria no oblívio.Às vezes é preferível ouvir certas coisas,que ser surdo.

nbcfiege disse...

Essa dondoca decadente tá carente de atenção. Talvez não queira sair mais de casa para não assustar as criancinhas do mundo afora com sua cara monstruosa feita e refeita de plásticas que não resolvem mais. Parece mesmo que o umbigo foi parar no nariz e, revoltada, ela sai atirando em todo o mundo: o primeiro que mirou foi o porteiro do seu prédio...

Unknown disse...

Já que ela tem tanto dinheiro e o mundo está ficando pequeno para ela, deveria comprar uma espaçonave e ir a outros planetas, cara de ET ela já tem.

casili disse...

Meu caro amigo Altamiro !
Nao o conheço, como nao conheço Danusa!É porem esdruxulo, estranho, para nao dizer outra coisa seu objetivo de denegri-la !Danuza é um mito, tem historia , é uma mulher revolucionaria , na década de 50, com 20 anos foi sozinha morar em Paris e venceu, viveu muito deu cabeçadas e ai está , mais linda que nunca ---
Nao sei se voce é chegado numa mulher bonita , aprecia a personalidade das vencedoras, sugiro ler o livro "quase tudo " de Danusa Leao, e " minha razao de viver " de samuel wainer, leia e reflita , quem sabe voce nao repense seu horror à Danusa , seu horror às mulheres , seu horror àqueles que chegaram lá ---

Anônimo disse...

O que a Danuza fala faz sentido. Nem todo mundo é obrigado a gostar das políticas sociais implantadas pelo governo do PT. Ela esta dando a opinião dela, so isso.