segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CQC e o humorismo reacionário

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O Brasil, conforme constatou agudamente um leitor do Diário, tem uma esquisitice humorística: os comediantes são reacionários. Não vou entrar no fato de que são essencialmente sem graça. Me atenho apenas ao conservadorismo. Comediantes, como artistas em geral, costumam, em todo o mundo, ser progressistas. Eles quase sempre têm uma forte consciência social que os leva a criticar situações de grande desigualdade e a ser antiestablishment.

Os comediantes brasileiros fogem da regra, e esta é uma das razões pelas quais são tão sem graça. Marcelo Madureira é um caso extremo de conservadorismo petrificado e completo alinhamento com o chamado “1%”. Marcelo Tas é outro caso. De Londres, não o acompanhei, mas ao passar algumas semanas no Brasil, agora, pude ver – sem sequer assistir a um episódio de seu programa – o quanto ele é mentalmente velho.

O que o CQC fez a Genoíno em nome da piada oscila entre o patético, o ridículo e o grotesco. Não me refiro apenas ao episódio em si de explorar o drama de Genoíno. Também a sequência foi pavorosa. Vi no YouTube Tas ter uma disenteria verbal ao falar de Genoíno. Corajosamente, aspas, chamou-o repetidas vezes, aos gritos, de “mequetrefe”.

Não sou petista.

Jamais votei uma única vez em Genoíno.

Mas Tas tem condições morais — e conhecimento, pura e simplesmente — para julgar e condenar Genoíno? Várias vezes ele diz que Genoíno foi condenado pela justiça. E daí? Quem acredita na infabilidade da justiça brasileira acredita em tudo, como disse Wellington.

O que me levou a procurar Tas no YouTube foi uma mensagem pessoal que recebi de Ana Carvalho. Ela estava no local em que houve a confusão entre o humorista Oscar Filho e amigos de Genoíno. Ana acabou sendo citada num texto que OF escreveu, e ficou tão indignada que decidiu escrever sua versão dos fatos numa carta aberta que ela, cerimoniosamente, me pediu que lesse. Li. Primeiro, ela esclarece: ao contrário do que OF escreveu, ela não é militante do PT. Estava apenas votando, com a família, no lugar do tumulto, e tentou ajudar a serenar os ânimos, como boa samaritana.

Ana relata o que ouviu, na refrega, do produtor do CQC e de Genoíno. Do produtor, berros que diziam que os “mensaleiros filhos da puta” iam ser punidos: em vez de um minuto, o programa falaria horas do caso. De Genoíno, ela ouviu: “Calma, calma, sem bater, sem bater”. Mas quem publicaria o que ela ouviu? Essa pergunta Ana fez a si mesma, e é um pequeno retrato da maneira distorcida com que a grande mídia trata assuntos de política no Brasil. A resposta é: ninguém. Nem Folha e nem Estadão e nem Veja e nem Globo publicariam o relato de Ana – embora ela fosse testemunha privilegiada da confusão.

Há formas e formas de violência. O que o pessoal do CQC fez foi uma violência mental, uma tortura. Não faz muito tempo, o mundo soube que presos nos Estados Unidos tinham sido torturados com sessões de música ininterrupta da série Vila Sésamo. Vinte e quatro horas, sete dias por semana. (O autor ficou perplexo com o uso dado a sua canções tão inocentes.)

O que o CQC fez tem um nome: tortura moral. Humor não é isso. Citei, em outro artigo, os repórteres do Pânico que invadiram o funeral de Amy Winehouse para fazer piada. Tivessem sido pilhados, terminariam na cadeia – e teriam formidável dificuldade para convencer a justiça londrina de que a liberdade de expressão, aspas, os autorizava a fazer o que fizeram.

Humor sem graça, como o feito no Brasil, é um horror. Mas consegue ficar ainda pior quando à falta de espírito se junta um reacionarismo patológico, uma completa desconexão com o povo brasileiro, e este é o caso de Marcelo Tas e seu CQC.

9 comentários:

Ricardo Moreno de Melo disse...

Acho tão odioso o que faz CQC, e tão comprometido com a lógica do PIG, que tempos atrás escrevi esse pequeno artigo sobre o CQC: http://encontroradical.blogspot.com.br/2011/04/quem-vai-fazer-o-cqc-do-cqc.html

Anônimo disse...

Senso de humor é predicado de um Bernard Shaw. De um Emílio de Menezes. No picadeiro de Arrelia e Piolim. Na passarela da vida real?
Quanto sub-produto de quem já Arquimides definia e distinguia que o engraçado não é o ridículo, o risível,o rançoso,o tendencioso, o retalhador. Nesta avaliação deve entrar ainda o toque de insipidez, que empana certas infelizes "tiradas de homorismo", cujos autores se acham superiores a Carlitos, Totó, Zé Vascocelos,Jacques Tati, Buster Keaton,etc.etc. Que os deuses escandinavos nos protejam contra os enauseantes "humoristas", tipificados de modo claro e escorreito na página Paulo Nogueira.

sergio m pinto disse...

E o pior é que estão dentro de um movimento integrado para aumentar o grau de analfabetismo político da população, principalmente no sudeste.
Outro caso a ser lembrado, alem do cqc, é o casseta e planeta, outro abjeto uso do "humorismo". É lá que está despontando para o anonimato o tal de madureira.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Análise perfeita! CPC, Pânico, Casseta & Planeta, são absolutamente dispensáveis como programas chamados humorísticos. Em nome de uma suposta liberdade de expressão, são desrespeitosos ao extremo. Marcelo Madureira, Tas, e outros "engraçados", não passam de extremistas reacionários raivosos, que destilam ódios em suas pseudospiadas.

Anônimo disse...


Isso ocorre porque esse tipo de programa é feito para um público que ainda o assiste pelas razões:
é muito pobre, é mal educado, se autoalimenta da cultura da própria família que é do mesmo nível, não tem esperança de melhora, não pode pagar internet boa e larga, não compra livros pois não tem dinheiro, não tem tablets, não tem TV fechada, não viaja, não vai a boas escolas, se existem. O público de rádios é assim também.
Ouça as rádios e verá que navega com o mapa do inferno.

Anônimo disse...



Mas o Bento da MTV é chique.

Silas disse...

Anônimo das 12:37: Não sei em que mundo você vive. Quem gosta de CQC são justamente jovens da elite pseudo-politizada.

Júlia Plenamente disse...

Sobre o tema da inconveniência e humor desrespeitoso dos programas humorísticos da tv aberta, vale ler a carta aberta do ator Wagner Moura, escrita em 2008 e republicada novamente em abril deste ano quando a Panicat Babi teve que raspara cabeça ao vivo no programa Pânico na TV.

Saulo disse...

pelo menos é muito mais engraçado que o humor que nós, palhaços do governo fazemos!