sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A armação da mídia contra Lula

Editorial do sítio Vermelho:

A nova campanha, iniciada pelo panfleto direitista da família Civita, a revista Veja, e ampliada pela imprensa conservadora, em torno das alegadas “novas revelações” que o empresário Marcos Valério poderia fazer em torno do chamado “mensalão”, tem um forte cheiro de armação.

Quem se beneficia com essa campanha de maledicências? De um lado, Marcos Valério, que pretende barganhar tais novas, e bombásticas, revelações, beneficiando-se, de maneira imprópria e ilegal, pelo programa de proteção a testemunhas e tentando um acordo de delação premiada. Ora, Valério não é testemunha, mas réu, afirmou um famoso advogado criminalista, não cabendo a ele o benefício de um programa voltado a testemunhas. Valério pretenderia também reduzir a pena a que já foi condenado no processo em curso no STF (mais de 40 anos de prisão) ou mesmo a mudança do regime de sua execução, de fechado para semiaberto.

De outro lado, a mídia golpista e os setores conservadores, descontentes com os desdobramentos do processo do “mensalão”, mal escondem o desejo de tumultuar o processo em curso no STF e dar uma sobrevida ao ataque contra as forças democráticas e progressistas e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A campanha começou com a edição da revista da Editora Abril que chegou às bancas no dia 15 de setembro que, baseada em declarações de terceiros (embora tenham sido apresentadas pela revista como sendo de autoria de Marcos Valério), tentou envolver o nome de Lula no julgamento em curso no STF apontando-o como o “chefe” do alegado esquema de corrupção.

Se esperavam que tivesse um reflexo direto na eleição municipal, sobretudo na eleição paulistana, onde a derrota do arquicardeal tucano José Serra desenhava-se como inevitável, fracassaram fragorosamente.

Daí, com certeza, a volta ao ataque, pelos mesmos jornais conservadores e pela revista abriliana, na edição que circula esta semana. Com a pretensão de reabrir a investigação dos fatos em julgamento pelo STF envolvendo o nome do ex-presidente Lula e tentando agravar a acusação com insinuações de “revelações” levianas e absurdas envolvendo inclusive as circunstâncias do assassinato do prefeito Celso Daniel, em 2002.

A chance desta nova tentativa de escandalizar o processo do chamado “mensalão” ter êxito parece pequena. Há notícias de declarações de ministros do STF e de procuradores do Ministério Público que minimizam esse noticiário, desconfiam de seus motivos, e chegam mesmo a sugerir que ele pode tumultuar o fim do julgamento da ação penal 470.

É paradoxal que este risco de tumulto, nos últimos dias do julgamento, tenha origem justamente nas páginas da mesma imprensa conservadora que insistiu no julgamento político dos acusados pelo chamado “mensalão” mas que, ante a pequena repercussão popular (e eleitoral) de seus resultados, volta à carga numa clara tentativa de prejudicar a esquerda, os partidos da base do governo e o próprio Lula.

Se o julgamento do chamado “mensalão” mirou, infrutiferamente, a eleição municipal de 2012, os olhares da direita e da mídia conservadora voltam-se agora para 2014 e 2018, quando estarão em jogo a presidência da República, governos estaduais e mandatos legislativos. A eleição deste ano revelou um claro declínio eleitoral dos conservadores e uma tendência à esquerda, progressista e democrática, no eleitorado.

A direita mal esconde seus temores na avaliação que fazem dos resultados da última eleição. Estão preparando a "tomada do Palácio de Inverno", disse em um debate pela internet um notório, e raivoso, comentarista da direita, comparando as vitórias eleitorais progressistas no Brasil à tomada revolucionária do poder pelos bolcheviques, na Rússia, em 1917.

Daí, com certeza, o esforço da mídia golpista para tentar inviabilizar que Lula volte a ser, outra vez, a grande estrela e o grande eleitor de eleições futuras. A direita vem tentando isso desde 2005 quando, no escândalo do chamado “mensalão”, tentou obter do presidente da República o compromisso de que não se candidataria à reeleição, oferecendo a ele, em troca, um alívio nas pressões feitas no Congresso Nacional e através da mídia golpista.

Não deu certo naquela época; Lula foi vitorioso na disputa pela reeleição, vitória repetida em 2010 com a eleição de Dilma Rousseff. Há um caminho atapetado para as forças progressistas, democráticas e populares, rumo a 2014 e mesmo 2018, e este é o fantasma que assombra a direita e a mídia golpista.

8 comentários:

manoe disse...

Acho bem feito para o Lula e PT! As notícias podem ser mentirosas, mas o que o PT e o Lula fazem para desmentir, nem mesmo a convocação do Policarpo para depor na CPI foi aprovada pela base governista. O governo da Dilma continua alimentando a mídia golpista com vultosa verba de publicidade. Querem o que?

Anônimo disse...


DURANTE O FERIADO DE FINADOS, OS [IMPUNES FUNDAMENTALISTAS] INSEPULTOS DA DIREITONA PRODUZIAM OS CONTORNOS E OS MEANDROS MACABROS DO ‘GOLPE QUE ESTÁ SENDO TELEVISIONADO’! ENTENDA COMO O PIG ESTÁ ‘APOSTANDO TUDO NAS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS’ (SIC)

ATO TERRORISTA-GOLPISTA I

(...)
Para eles [*ministros do STF], se Marcos Valério afirma temer pela sua vida, isso não pode ser subestimado. O empresário se diz disposto a revelar ao Ministério Público detalhes inéditos sobre o esquema que ajudou a organizar **durante o governo Lula.
*ministros [‘escolhidos a dedo’(!)] ouvidos pela ‘Folha de São Paulo’ “da ‘ditabranda’” – realmente, esta memória é de arrepiar! A reportagem publicada hoje (03/11/12), um sábado teoricamente esvaziado – “feriadão de finados” e ‘Joaquinzão’ na Alemanha [nazista e racista(!)]; **o "durante o governo Lula" é deveras e elementar sintomático: por um lado, “descola” o nascedouro do ‘Valerioduto’ [Minas Gerais do tucanoDEMoníaco Eduardo AZARedo]; por outro lado, colabora para amplificar a acusação de que o ****eterno presidente Lula é réu da Ação Penal 470, ainda que o nome Luiz Inácio [do Povo] Lula da Silva não conste nos autos do processo! ‘RESCALDOZINHO I’: uma vez instituído 'o domínio do fato’ [seletivo], a nossa subdemocracia de bananas “abriu as porteiras” para qualquer tipo de “moagem de reputações” e “golpes os mais chinfrins”!...
(...)
... Um dos ministros, que pediu reserva, afirmou que não há mais espaço para suas promessas [as de Marcos Valério]. Já [já, adendo nosso!] o ***Marco Aurélio Mello afirma que está na hora de o operador do mensalão "desembuchar, não falar em doses homeopáticas"... “Depois da porta arrombada, não adianta colocar cadeado", justificou. "Na área da delinquência, falo de forma geral, o jogo é pesado."
***Porque Diabos o mesmo ministro do STF ['Mello', hein!] - que afirmou “ter sido a ditadura militar no Brasil um mal necessário” – não ter seguido o recato do ministro que, segundo a reportagem, pediu para não ser identificado, rito compatível com um magistrado, especialmente envolvido num julgamento em curso?!... Ademais, “desembuchar”, porta “arrombada”... São “jargões” mais afeitos a ‘advogados de porta de cadeia' ou a um ministro de uma Corte, ainda que “suprema”?!...
(...)
Reportagem da revista ****"Veja" desta semana afirma que Valério também teria informações sobre o envolvimento do PT com o assassinato do prefeito petista de Santo André, Celso Daniel, em 2002.
****Quem tiver “estômago” para assistir ao ‘JN’ [Nacional?!...] desta noite, constatará que não haverá “assombração”: tudo conforme ‘o tenebroso, lúgubre, fajuto, esgarçado e decrépito script’!...
Segundo a *****revista, Valério diz que o PT pediu dinheiro, em 2003, para silenciar pessoas que ameaçavam implicar no crime o ex-presidente Lula e o ministro Gilberto Carvalho, que chefiou o gabinete de Lula e hoje chefia a Secretaria-Geral da Presidência.
*****Se o atual ministro da Justiça – este senhor, sim, com credenciais e plumagens tucanas – tivesse convocado, através da Polícia Federal, os Civitas para “provarem as declarações não proferidas” (sic) por Marcos Valério em recente matéria de capa do referido períodico... Se o atual ministro da Justiça tivesse adotado esta lídima, prudente, elementar, justa e democrática providência, talvez... Talvez os Civitas tivessem pensado duas vezes antes de publicizar mais esta patranha, mais este arsenal terrorista!...


QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO: as considerações correspondentes aos asteriscos são de total responsabilidade do matuto ‘bananiense’, escriba incidental!



Anônimo disse...


ATO TERRORISTA-GOLPISTA II

******Os dois teriam sido extorquidos pelo empresário Ronan Maria Pinto, apontado como integrante de uma quadrilha que desviava recursos da Prefeitura de Santo André. Valério diz ter sido contatado pelo então secretário-geral do PT, Silvio Pereira, e que um banco arranjou o dinheiro.
******leitor(a) reflita(m) acerca do acinte, do despautério, do insolente desplante do PIGolpista: “... Os dois... ” [o tratamento concedido ao ex-presidente Lula e ao ex e atual secretário-geral da Presidência da República]
‘RESCALDOZINHO II’ – leitor(a), atente(m) para o roteiro fúnebre-golpista-terrorista-fundamentalista, engendrado nas masmorras/enxovias das redações, verdadeiras catacumbas do PIGolpista: entre outras perspectivas sombrias, objetivam “desenterrar” o caso Celso Daniel não imbuídos do propósito de identificar a natureza do assassinato; insistem na tese de que ‘jornalistas amigos dos patrões’ e 'os barões oligarcas da grande MÉRDIA nativa' são mais competentes em perícias e investigações criminais do que os “reles” representantes da Polícia Federal - e das Polícias Militar e Civil do estado de São Paulo – ainda que ‘o domínio do fato’ tornasse ‘plausível’ e ‘crível’ que os subordinados dos governadores tucanos, José (S)erra e Geraldo Alckmin, “pudessem dar uma forcinha para incriminar os membros do, digamos, CVPT (‘Comando Vermelho do Partido dos Trabalhadores’)!"
Pereira disse à Folha que a versão "é puro delírio". Carvalho afirmou que desconhece "completamente" o assunto e nunca teve contato com Marcos Valério. A assessoria de Ronan Maria Pinto disse que o empresário não conhece e nunca se encontrou com Valério.

QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO: as considerações correspondentes aos asteriscos são de total responsabilidade do matuto ‘bananiense’, escriba incidental!

(Matéria escrita por FELIPE SELIGMAN
Ministros do STF defendem proteção para Marcos Valério
por FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA
Colaborou DANIEL RONCAGLIA, de São Paulo)

RESCALDO III – Se [se! Agora “Inês está morta!”], na CPI do Carlinhos Cachoeira, o PT tivesse exigido a convocação do Policarpo Junior e do Robert(o) Civita... Bom, talvez, a gente não tivesse amanhecido o dia já passando tanta raiva! Ô que RRRAAIIIIIIIIVVVVAAA!...

EM TEMPO: saíamos para a guerra: o golpe em curso já está ultrapassando a ‘Operação Cobertura Televisionada’!... Sim, a Venezuela de Hugo Chávez não é aqui!... Muito mais do que preocupante!...

AVANTE POVO BRASILEIRO!

AS RUAS, ANSIOSAS, ESPERAM POR VOZES! OU NÃO?!...

Hasta la Victoria Siempre!

República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… 'O cheiro dos cavalos ao do povo!' “‘Ellite’ estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente, humanista e libertário escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


O CONTRAGOLPE!

Após tantos acintes... Após tantas provocações... Após inúmeras e reiteradas tentativas de desestabilização de governos democraticamente eleitos... Portanto, após sucessivos atos escabrosos de desrespeito à legalidade, a sociedade civil brasileira deve exigir a instalação imediata das seguintes CPMIs: CPMI da [indecorosa] compra de votos para a re-eleição de FHC; CPMI da ‘Privataria Tucana’; CPMI do PIGolpista/terrorista/antinacionalista.

... Ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, a tarefa de discutir democraticamente com a sociedade civil e demais interessados a elaboração e instituição da Lei dos Meios [já passou da hora!]...

AS RUAS, BECOS E AVENIDAS ESPERAM - E CLAMAM -, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!...

AVANTE POVO BRASILEIRO!

Hasta la Victoria Siempre!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo



Anônimo disse...

O QUE SERÁ QUE SERIA(!) ENTENDA

... Se no final de semana imediatamente prévio ‘ao domínio do fato’(!) da eleição para a prefeitura de São Paulo, o candidato [derrotado] da DIREITONA, [José] (S)erra Rossi MalaFALSA, tivesse a mínima [“a mais ‘tênue’, ‘plausível’, ‘crível’ mínima”!] chance de vitória, a [retumbante] matéria de capa do *periódico seria: ‘LULA ERA O CHEFE DO MENSALÃO’ – no rodapé: ‘em troca da delação premida, em declarações não proferidas por ele(!), Marcos Valério, enfim, denuncia que o presidente Lula era o chefe da quadrilha.’

*folhetim que responde pelo [nefasto, fatídico, indecoroso e famigerado] nome de fantasia ‘veja’! IMPORTANTE: o nome da revista devendo ser grafado com todas as letras microscópicas!

PORTANTO, a esculhambação golpista-terrorista desta semana da ‘veja’ estava no prelo da Editora Abril há, pelos menos, uma semana!...

EM TEMPO: a presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, irá esperar pelo ‘término interminável’ (sic) do julgamento do mensalão, para, então, encaminhar e coordenar as discussões acerca da elaboração e instituição da democrática e civilizatória Lei dos Meios?!... [o mensalão da Dilma, revisor!]

Que país é este, sô?! República de ‘Nois’ Bananas e Babacas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


OS TERRORISTAS [-GOLPISTAS-FASCISTAS] ESTÃO ATERRORIZADOS! ENTENDA

... Até *Dona Canô, na longínqua cidade de Santo Amaro da Purificação-Ba - a mãe do pudico de conveniência, ‘Caetano Vota no ACMalvadeza Neto Veloso’, -, “já está careca ‘do (S)erra’ de saber!”:“Os supremos” do “supremoTF” terão que aplicar o tal ‘domínio do fato’ no ‘julgamento do século’ dos réus do MENSALÃO tucanoDEMoníaco mineiro sob os auspícios e as batutas de Eduardo AZARedo &$ Aécio ‘Never’! É, portanto, ‘plausível’ que A DOSIMETRIA das penas transcenda o tempo médio do resto vida dos neocondenados (sic), Ação Penal 536, porquanto é matemática – e cronologicamente – ‘crível’ que o nascedouro do ‘Valerioduto’ precedeu aos eventos constantes ou não (idem sic) nos autos do processo atinente à Ação Penal 470, também conhecida como ‘o golpe político numa instância jurídica está sendo televisionado’!...
... Agora, dileto(a) leitor(a), imagine ‘as crises paroxísticas de tremores intestinais’ que os representantes desta “tchurma” estão sentido, “em privado”! [RISOS E MAIS RISOS DO MATUTO!]

... Haja disenteria... E ‘puns’ “cheirosos”, diria a *‘colonista’ Eliane Cantanhêde!...
[*O cólon é a maior porção do intestino grosso, sendo, por vezes, estes termos utilizados erradamente como sinónimos. O cólon é dividido em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmóide. É responsável pela absorção da água das fezes, tornando-as consistente. O adjectivo colónico [“e o derivativo ‘colonista’” (do PIG)!] é relativo ao cólon. Este órgão pode ser alvo de várias doenças... Não sendo imprescindível à vida, pode ser completamente removido [(sic) – adendo nosso!] através de cirurgia, porém com diminuição da qualidade de vida, passando o paciente a conviver com uma ileostomia.
(...)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3lon]


Que país é este, sô?! República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, histriônica, terrorista, MENTEcapta, aloprada, alienada, MENTEcapta, néscia, histriônica, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta,... (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


[SOBRE MORAL, GOLPE TELEVISIONADO E TRAGICOMÉDIA CHINFRIM!]

######################################

O ministro Marco Aurélio Mello esperou a cena final do julgamento do mensalão para buscar o destaque que julgava merecido e não lhe era atribuído... Sob o foco dos holofotes da televisão, tirou a toga e desnudou o objetivo político do voto que deu. Falou para eleitores dos segundo turno das eleições municipais. Ele atacou o “abandono de *princípios e a perda de parâmetros” na última década no país. A década de Lula. Isso facilitou julgar o mensalão como o maior escândalo da República. O corte no tempo foi calculado. Em 1992, o primo dele, Fernando Collor de Mello, foi apeado da Presidência... O então presidente Collor deu a ele a cadeira no Supremo. É explicável [‘plausível’ – adendo nosso!] a retribuição. Ou Marco Aurélio Mello não conhece a história do Brasil ou administra a memória em causa própria. Talvez, por ambas, esqueceu-se das infâmias históricas orquestradas pela UDN (o PSDB de então) e executadas pela mídia em nome da moralidade. Foi o caso do “mar de lama” que, em 1954, levou o presidente Getúlio Vargas ao suicídio.

Por Maurício Dias – em Tragicômico, Cai a toga
Revista Carta Capital, 31/10/12, p.17

*os princípios, segundo declarações de um juiz de uma Corte “suprema”! Declarações proferidas a setores da imprensa no transcurso de um julgamento: “... Está na hora de o operador do mensalão [Marcos Valério] ‘desembuchar’, não falar em doses homeopáticas!... Depois da porta arrombada, não adianta colocar cadeado. Na área da delinquência, falo de forma geral, o jogo é pesado." Marco Aurélio Mello – o mesmo ministro do “supremoTF” autor da célebre [e reveladora!] frase: “A ditadura militar no Brasil foi um mal necessário!”
... Ah, se um mínimo de recato fosse parâmetro, senhor ministro “supremo”! Que bom seria, “supremo” Marco Aurélio Mello!...

NOTA FÚNEBRE: considerando ‘o domínio do fato’, seria ‘plausível’ que este “supremo” fosse condenado sumariamente pela Comissão da Verdade!

Que país é este, sô?! República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, histriônica, terrorista, MENTEcapta, aloprada, alienada, MENTEcapta, néscia, histriônica, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta,... (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Eu acho bem feito pra o Lula e o PT.Quem manda deixar essa mídia golpista fazer tudo,pq não fizeram a lei dos Medios ainda, e pq continuam a dar vultuosas somas de dinheiro pra eles em publicidade.
Eles vão fazer o impechemant da Dilma se eles não brecarem essa mídia corrupta.