sábado, 13 de outubro de 2012

Vice de Serra e o “mensalão” da Veja

Por Altamiro Borges

A revista Veja desta semana soltou os rojões – literalmente! A capa mostra fogos de artifício iluminando a bandeira do Brasil. O título é apoteótico: “Vitória Suprema”. E a chamada é venenosa: “A condenação dos mensaleiros lava a alma de todos os brasileiros vítimas de corruptos”. Se bobear, o tucano José Serra utilizará a capa da Veja na propaganda eleitoral na televisão, que reestreia nesta segunda-feira, 15. Afinal, o eterno candidato do PSDB não fala em outra coisa nos últimos dias: “mensalão, mensalão, mensalão”.

Tudo parece combinado, cronometrado. Num ato irresponsável, o Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento dos líderes petistas para as vésperas das eleições. Na sequência, a mídia demotucana, que tanto pressionou os ministros do STF, utiliza o resultado para promover sua habitual escandalização da política, sempre de forma seletiva. A capa da Veja se encaixa perfeitamente na estratégia de campanha do PSDB – que posa de ético, apesar da privataria no reinado de FHC, do mensalão em Minas Gerais e tantas outras sujeiras!

Os "amigos" de Alexandre Schneider

O jogo combinado tem razões políticas. Afinal, a famiglia Civita sempre apoiou os neoliberais tucanos, com sua política de desmonte do Estado, da nação e do trabalho, e mantém íntimas ligações com o direitista José Serra. Mas há também motivos mais mesquinhos, comerciais. Os governos tucanos de São Paulo sempre injetaram grana pública nas publicações do Grupo Abril, que edita a revista Veja. Nos bastidores, a famiglia Civita pode até se jactar que possui o vice na chapa de José Serra, o blindado Alexandre Schneider.

Em julho último, sem qualquer estardalhaço na mídia, o ex-secretário de Educação do prefeito Gilberto Kassab foi acusado de desvio de dinheiro público para favorecer a Fundação Victor Civita – ONG ligada ao Grupo Abril. O processo, publicado em 4 de julho, tramita na 12ª Vara da Fazenda Pública. Schneider contratou a sinistra fundação para prestar serviços de “Formação Continuada de Diretores e Supervisores” de escolas municipais durante o período em que ocupou o cargo na prefeitura.

Rombo de R$ 611.232,00

Segundo a denúncia dos promotores, a escolha da Fundação Victor Civita foi feita “a dedo” e de forma ilegal, dispensando a necessária licitação pública. Pior ainda: o tal curso de formação continuada não foi prestado pela fundação. Ela terceirizou o serviço, repassando para outra ONG, o Instituto Protagonistés, presidido pela tucana Rose Neubauer, que foi secretária estadual de Educação no governo de Mário Covas e é amiga de Alexandre Schneider. A grave maracutaia não parou por aí.

O Grupo Abril não precisou imprimir as apostilas do curso e nem pagar por sua impressão. As cartilhas do projeto foram impressas na gráfica da Imprensa Oficial do Estado. A ONG da Veja arcou apenas com os custos do papel, sem ressarcir aos cofres públicos o valor dos serviços dos funcionários e outras despesas diretas ou indiretas. Diante dos graves prejuízos causados ao município, o Ministério Público solicitou a devolução aos cofres púbicos de R$ 611.232,00. Será que a capa da Veja é uma espécie de “mensalão”?

4 comentários:

Anônimo disse...

A alma do povo só será lavada quando essa escória golpista do grupo abril(socios da naspers cria e sócia do apartheid)e rede globo forem chutadas daqui para fora ou para a cadeia.Enquanto esse eutulho autoritário e fascista continuar por aí a democracia no nosso país será capenga.

Bolinha de Papel disse...

Oi Miro

Vale a pena divulgar o número do processo 0006305-89.2010.8.26.0053 - Foro Central.

Consultei o andamento no site http://www.tjsp.jus.br/ no link Consulta de Processos.

A grande imprensa não vai fazer nada, então temos que fazer nosso trabalho de formiguinha para não deixar que isso passe, como todos os outros escândalos de corrupção do PSDB

Conte comigo

abs

@bolinhadepapel1

antonio barbosa filho disse...

A Fundaçao para o Desenvolvimento da Educaçao - FDE - do governo paulista virou o caixa-2 do PSDB. Seu presidente Jose Bernardo Ortiz e o filho Ortiz Jr (candidato a prefeito de Taubate, com campanha multimilionãria) estao com seus bens bloqueados pela Justiça. O primeiro foi afastado do cargo por 240 dias, pela Vara da Fazenda que investiga desvio de 11 milhoes de reais! O orçamento da FDE e de 3,5 bilhoes, e o caso e muito mais grave do que o tal mensalao. Silencio total do PIG.

maribel dias Kroth disse...

Essa vendeu o carisma a preço de bananas, resgatar sua antiga imagem jamais será possível, quando se sujam na lama da corrupção, não tem sabonete nem perfume francês que de jeito, só os adeptos da seita globo a reverenciam, porque nos que amamos o Presidente Lula, a queremos distante para não nos infectar com seus odores dessa seita do mal