sábado, 20 de outubro de 2012

PT retomará debate sobre a mídia?

Por Altamiro Borges

Em sua visita à Argentina nesta semana, o ex-presidente Lula foi explícito ao defender a urgência da regulação da mídia no Brasil. Em entrevista ao jornal La Nación, que faz oposição à presidenta Cristina Kirchner e ataca diariamente a Ley de Medios aprovada no país vizinho, ele não vacilou: “Precisamos instalar uma discussão política sobre um novo marco regulatório da comunicação”. Na mesma semana, dirigentes do PT anunciaram que retomarão este debate após as eleições. Será que agora a coisa anda?

Para Lula, os grupos monopolistas da mídia também precisam ser avaliados pela sociedade. “Eu penso que poucos líderes políticos do mundo foram e são tão criticados pela imprensa como eu. No entanto, não reclamo. Eu nunca tive a imprensa a meu favor e não é por isso que deixei de ser presidente com a maior aprovação de meu país. Devemos acreditar na sabedoria dos leitores, dos ouvintes de rádio e dos telespectadores. Eles saberão julgar os valores e o comportamento da imprensa”.

“Acredito que no Brasil precisamos instalar a discussão política sobre um novo marco regulatório da comunicação. A última regulação é de 1962. Não há nenhuma explicação para que no século 21 tenhamos a mesma regulação de 1962, quando não havia celulares, nem internet. A evolução nas telecomunicações não está regulada... No Brasil houve uma conferência nacional com a participação de partidos, veículos de comunicação, empresas de telefonia, que elaborou uma proposta de regulação. Ela precisa ser discutida com a sociedade”.

No mesmo rumo, segundo o Portal Imprensa, dirigentes petistas avaliam que é preciso voltar o debate ao tema. “É uma agenda do PT e das esquerdas. O debate vai ser retomado”, afirma o deputado André Vargas, secretário nacional de comunicação do partido. Em seu congresso, em setembro de 2011, o PT aprovou resolução com críticas à “crescente partidarização, parcialidade e afronta aos fatos como sustentação do noticiário que preocupam os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos”.

O congresso decidiu que “o PT lutará por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no país”. De lá para cá, porém, o tema não prosperou. O governo Dilma simplesmente engavetou a proposta de uma ampla consulta à sociedade sobre a regulação do setor e os monopólios de comunicação acirraram ainda mais a sua postura partidarizada – como se nota no julgamento midiático do chamado mensalão e na própria cobertura enviesada das eleições. Será que agora acordaram para a gravidade desta situação. A conferir!

7 comentários:

Luis disse...

Tô esperando, Pessoalmente, eu fechada a Globo e a Veja logo de cara.

Anônimo disse...

O PT ? Duvido. Faziam chacota do Leonel Brizola quando o velho sozinho combatia o golpismo da rede globo.

Anônimo disse...

Se o PT realmente quer retomar tal debate, melhor momento do que este não houve nem haverá por anos. O primeiro passo para sensibilizar a sociedade e levá-la a refletir sobre a gravidade da situação é, deve ser a convocação do Civita mais Policarpo para deporem na CPI do Cachoeira. O povo precisa ver a Veja como ela é, em cadeia nacional, para que comece a entender do que se trata tal combate.

A criminalização da Veja é o caminho real para
se ganhar amente do povo.

Anônimo disse...

Miro, dadas as últimas movimentações do PT e dos movimentos sociais, acho que desta vez o projeto do novo Marco Regulatório anda. Se não andar, a oposição verá como um sinal de fraquesa, verá como mais uma ameaça do que realmente como um real empenho/vontade de fazer acontecer.

Outra coisa, se querem realmente retomar o caminho, não houve nem haverá momento melhor do que este para iniciar-se a batalha rumo à vitória. Atualmente está acontecendo a CPI do Cachoeira de onde brotam e florescem amplas provas do que a Veja armou e arma contra o povo. O Policarpo e o Civita têm que ser convocados para a CPI como forma de mostrar ao povo que algo grande aconteceu e que algo grande precisa mudar para um país melhor.

Resumindo: esta é a hora de se jogar a Veja aos leões para que o público comece a entender sobre a criticidade deste assunto.

A Veja é o caminho da popularização do debate.

Mapas&Questões disse...

A regulação da mídia seria bom, porém sou contra fechamento de canais da imprensa, pois isto iria parecer não aceitar mídias contrárias aos seus pensamentos.
A Veja, a Globo, a Folha e outros canais devem continuar existindo, mas é preciso que haja mais compromisso com a verdade.

José de Oliveira disse...

A regulação da mídia seria bom, porém sou contra fechamento de canais da imprensa, pois isto iria parecer não aceitar mídias contrárias aos seus pensamentos.
A Veja, a Globo, a Folha e outros canais devem continuar existindo, mas é preciso que haja mais compromisso com a verdade.

RLocatelli Digital disse...

PT só agirá se houver muita pressão da militância de esquerda. Muita mesmo.