quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lula critica Globo e Record

Por Altamiro Borges

O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, deveria prestar atenção ao discurso do ex-presidente Lula agora à noite no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ele criticou duramente as tevês Globo e Record pelo cancelamento dos debates com os candidatos à prefeitura da capital paulista:

"É engraçado que todas as campanhas em que o PT estava na frente das pesquisas, tinha debate na Globo, tinha debate na Record. E agora que o Fernando Haddad está doido por um debatezinho na Globo, por um debatezinho na Record, não vai ter debate dessa vez. É uma vergonha. A cidade mais importante do Brasil não ter debate no primeiro turno, isso é uma vergonha", afirmou.

No comício em apoio a Fernando Haddad, Lula centrou sua crítica na TV Globo, que usou como desculpa para o cancelamento do debate, marcado para quinta-feira (4), a existência de partidos nanicos. "É crime ser pequeno?", ironizou o ex-presidente. Para ele, a suspensão dos debates visou beneficiar o tucano José Serra e o "azarão" Celso Russomanno, que não têm propostas para a cidade de São Paulo. "As pessoas precisam de televisão para poder ficarem informadas. O dado concreto é que eles não querem que esse moço aqui mostre a competência que ele tem. Essa é a verdade", concluiu.

As eleições deste ano confirmam, mais uma vez, que as emissoras privadas de televisão se transformaram em verdadeiros partidos políticos e palanques eleitorais de seus candidatos. O triste é que o governo Dilma Rousseff, apesar destas evidências, não toma nenhuma providência para regular este setor estratégico. Nem sequer apresenta à sociedade a consulta, já elaborada, sobre a regulação da mídia. Depois não adianta reclamar da manipulação da velha imprensa nos processos eleitorais. A culpa é do próprio governo! 

4 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Belém,o PIG/Pará manipula descaradamente as pesquisas, mostrando quedas expressivas e estranhas ( 12 pontos em 7dias) de Edmilson Rodrigues,do Psol,primeiro colocado, p/ favorecer Zenaldo Coutinho, candidato da tucanada, sempre apresentado como bom moço e da paz, e Edmilson e projetado como imagem da discórdia.Basta ver a movimentacao nas periferias, o povo carente quer mesmo e Edmilson, cujo governo trouxe muitas conquistas a essas pessoas e premiacoes internacionais ( com o projeto Sementes do Amanhã, que tirava crianças das ruas).Mas isso desperta a ira do PIG, da mesma forma como a reducao das desigualdades no Brasil faz o mesmo PIG incentivar o sentimento anti-Lula e anti-Dilma.
Só a mobilizacao popular pode combater essas ameacas midiaticas a democracia e fazer o governo despertar para a realidade,antes que seja tarde!
Regulacao da midia já!
1989 nunca mais!

Luis disse...

Disse tudo, acorda Dilma, levanta da cama Bernardo.

Anônimo disse...

Cassar a concessão é a solução.

Paulocezar disse...

Até agora parece que houve tranquilidade (ingenuidade?) por parte do PT e do governo federal diante do fato de que a realidade cotidiana das pessoas seria mais forte do que a "verdade" pregada pela mídia. Mas, como diria Goebbels, mentiras muito repetidas acabam virando verdades. Será que já não vai passando da hora de se acordar e tomar alguma providência antes que tantas mentiras acabem virando verdade e embasando um golpe branco de estado? Exemplos disso nós já temos muitos por aí...