domingo, 28 de outubro de 2012

José Serra, “a Geni dos tucanos”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges 

Dias atrás, em 19 de outubro, o jornalista Ilimar Franco escreveu em seu blog hospedado no jornal O Globo:

A Geni dos tucanos

O PSDB está tentando transformar o eventual infortúnio em São Paulo numa derrota pessoal de José Serra. Se multiplicam declarações críticas de líderes e dirigentes à campanha do tucano. Como diz o vice Michel Temer: “A vida é assim”. 


Confirmado o “infortúnio” neste domingo, a tendência é que o PSDB passe por uma longa e penosa fase de lavagem de roupa suja. As bicadas serão sangrentas. O partido até tentará relativizar seu fiasco, listando as capitais e cidades em que ganhou. Mas os tucanos sabem que a derrota na capital paulista, pelo seu peso político e econômico, supera qualquer outra vitória. Eles precisarão encontrar um bode expiatório e, neste sentido, José Serra se encaixa perfeitamente no figurino da “Geni”. Há muita “bosta” para jogar nele!

As tentativas de isolar Serra e de “renovar” a sigla já começaram. Na semana passada, a jornalista Vera Magalhães, da Folha, relatou um almoço ocorrido entre o grão-tucano FHC e o cambaleante Aécio Neves para discutir o futuro da legenda. O objetivo, segundo ela, é transformar o PSDB num partido “menos paulista”. Já hoje, Josias de Souza, também da Folha, observa que “o infortúnio de Serra potencializa Aécio no PSDB”. Mas o jornalista, que transita bem no ninho tucano, adverte que esta operação não será fácil.

“Agrupamento de amigos 100% feito de inimigos, o partido tende a estreitar as suas inimizades no projeto presidencial de Aécio Neves. Ao trombar com o segundo ‘poste’ de Lula, Serra segue naturalmente para uma metafórica ilha de Santa Helena... Durante a campanha municipal, Aécio correu o país. Esteve em cidades de 23 Estados. Não foi convidado a dar as caras em São Paulo. Nem nas ruas nem na propaganda da tevê. Passada a temporada eleitoral, seria retomada a velha algaravia interna”, descreve Josias.

Para o jornalista, a única chance do PSDB voltar a sonhar com o retorno ao Palácio do Planalto passa por sua coesão interna. “Silenciada a voz de Serra, o mais vistoso inimigo cordial de Aécio, e desenhado o horizonte estadual de Alckmin, minimizam-se as chances de o tucanato de São Paulo torcer o nariz para o projeto mineiro. O PSDB deve obter, por pressão da conjuntura, a unidade que não foi capaz de construir por opção”. Mesmo assim, alerta, nada assegura o triunfo da legenda na sucessão presidencial.

“Para 2014, não bastasse o favoritismo de Dilma, uma ex-poste com taxas de aprovação rodando na casa dos 70%, o PSDB tem de lidar com o emergente de Eduardo Campos, a novidade do PSB. Unido, o tucanato vai à luta torcendo por um tropeço de Dilma na administração da economia. Desunido, tropeçaria em si mesmo”. Como se observa, não é só José Serra que será tratado como “Geni”!

1 comentários:

Paulo Morani disse...

Por favor, Miro, divulgue isso. O dia que o PIG copiou a blogosfera. Leia http://www.obroguero.com/2012/10/o-dia-qu-chico-caruso-imitou-o-broguero.html