quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Globo esconde Ibope. Crime eleitoral?

Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope, encomendada pela própria TV Globo, não foi exibida ontem no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora. O que houve? Ali Kamel, diretor de jornalismo do império midiático, não gostou do resultado da sondagem, que aponta o aumento da vantagem do petista Fernando Haddad sobre o tucano José Serra? Mas uma empresa que explora uma concessão pública pode sabotar informações aos telespectadores? Isto não caracteriza crime eleitoral? O que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a dizer sobre isto?

A Globo só exibiu o resultado da pesquisa no seu telejornal local, o SPTV. O Jornal Nacional, ancorado por Heraldo Pereira e Renata Vasconcelos, simplesmente não citou a sondagem do Ibope. A eleição na capital paulista, em decorrência da sua importância política e econômica, tem dimensão nacional. A emissora da famiglia Marinho é famosa por suas sacanagens nos processos eleitorais. Ela adora manipular debates e fazer outras maldades. Mas esconder uma pesquisa encomendada pela própria empresa é muito descaramento.´

A pesquisa Ibope evidentemente desagradou os barões da mídia, que desde o início da campanha previram uma fragorosa derrota das forças de esquerda nas eleições municipais. Eles apostaram tudo no julgamento midiático do chamado mensalão do PT para dar uma sobrevida à oposição demotucana e, até agora, eles se deram mal. A sondagem divulgada ontem mostra Fernando Haddad com 49% das intenções de voto, contra 33% do eterno candidato do PSDB, que caiu quatro pontos desde a pesquisa anterior.

Pelos dados do Ibope, José Serra já deveria começar a pensar na sua aposentadoria política. Seria o caso, também, da TV Globo rever seu manual de jornalismo, um amontoado de platitudes sobre “imparcialidade e neutralidade”. A famiglia Marinho podia acabar logo com a falsidade e solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral o registro como partido político. Uma sugestão singela de nome: PIG (Partido da Imprensa Golpista).

5 comentários:

Heraldo Moura disse...

Visito o blog pela primeira vez, tendo conhecido via Twitter. Parabéns pelo Texto e pela luta.

jura disse...

Não é um acaso, a Globo decidiu tratar as eleições locais apenas nos jornais locais.
Eles acham que assim não haverá nacionalização da política...
Eles são medievais, apesar de serem uma rede nacional de TV, querem circunscrever a política dentro dos muros das polis...

Guilherme Siqueira disse...

O Jornal Nacional não divulga pesquisas eleitorais para prefeito de nenhuma cidade, com exceção da véspera da eleição.

Anônimo disse...

A Famiglia Marinho já está bem rica.Acho que não precisam trabalhar por várias gerações...que tal passar a concessão da Tv para outras pessoas...?Tá na hora,né não?

Don Giovanni disse...

O que esperar da "grobo", inimiga nr 1 da nação??