terça-feira, 2 de outubro de 2012

Globo cancela debate em SP. Quem fugiu?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Em nota divulgada nesta terça-feira, a TV Globo anunciou o cancelamento do debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo, que estava marcado para quinta-feira (4). A decisão foi tomada após Levy Fidélix (PRTB) conseguir liminar para garantir a sua participação e a de Carlos Giannazi (Psol) no programa. A desculpa usada pela Rede Globo para cancelar o evento é que “faltou tempo para garanti-lo na Justiça” e “que seis [candidatos] é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo”.

O argumento soa estranho. A própria emissora já realizou outros debates com mais participantes. O desfecho, porém, é péssimo para a capital paulista, a maior cidade do país e que reúne tantos problemas urbanos. Esta será a eleição em São Paulo com menos debates nos canais privados, que exploram concessões públicas. Antes da TV Globo, a Record também já havia cancelado um debate agendado. A quem serve este “boicote” ao confronto democrático de ideias e propostas nas eleições paulistanas?

Quem fugiu: Serra ou Russomanno?

No caso da TV Globo, a suspeita é natural. Serve a José Serra, que sempre manteve sólidos vínculos com a famiglia Marinho – inclusive com a doação de um terreno em área nobre na capital paulista. Em queda nas pesquisas, o tucano evita maior exposição e a TV Globo deu apenas uma ajudinha. Já no caso da TV Record, a suspensão foi provocada por atritos com a direção do PSDB, mas serviu ao candidato Celso Russomanno, empregado da emissora e famoso pela ausência de propostas e por sua trajetória de “laranja”.

Em nota oficial, a TV Record alegou que o candidato tucano não respondeu se participaria do evento, o que serviu de desculpa para o seu cancelamento. “O nosso objetivo claro e imparcial desde o primeiro momento era garantir a José Serra o mesmo espaço oferecido aos outros sete candidatos que, pela legislação eleitoral em vigor, devem participar com direitos iguais de toda a cobertura eleitoral da emissora. O candidato e o partido jamais responderam aos documentos protocolados”, justificou.

Concessões públicas aviltadas

O comando do PSDB também emitiu nota contestando a emissora e acusando-a de proteger Russomanno. “Em momento algum a campanha se recusou a participar do programa. O lamentável cancelamento foi uma decisão exclusiva da TV Record, e assim deve ser assumido... A decisão de Russomanno de faltar aos debates e a decisão da Rede Record de não mais realizar o programa previsto para o dia 1º de outubro não podem ser imputadas a qualquer outra candidatura”.

O triste nesta história toda é que emissoras privadas de televisão utilizam concessões públicas para defender os seus “candidatos”. Não há qualquer compromisso com a prestação de serviços à sociedade. E o governo Dilma Rousseff ainda vacila – para dizer o mínimo – em deflagrar um debate democrático sobre a urgente regulação dos meios de comunicação. Continua alimentado cobras!

3 comentários:

Anônimo disse...


"A desculpa usada pela Rede Globo para cancelar o evento é que “faltou tempo para garanti-lo na Justiça” e “que seis [candidatos] é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo”."


Lembro-me de um debate presidencial realizado pela globo
O presidente LULA não foi, e o
debate foi realizado entre Alckmin, Heloisa Helena e Cristovão Buarque.
A todo momento Boner apontava o lugar vazio de LULA.


segue o link

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/09/29/ult1808u75524.jhtm

Anônimo disse...

O cenário em SP é perfeito para a ocorrência de fraude das urnas eletrônicas, sobre este assunto fiz uma rápida busca no Google e deparei-me com uma realidade assustadora mas que é ocultada pelo trio parada dura midia-oposição-judiciário

http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/fraude-nas-urnas-eletronicas

fuderoso disse...

Lembro bem q o Lula se recusou a ir em dois debates e esses não foram cancelados. Ou seja, só são cancelados se o queridinho da emissora resolver amarelar.