sábado, 6 de outubro de 2012

DataSerra manobra na margem de erro

Por Altamiro Borges

O Datafolha - também conhecido como DataSerra ou Datafalha - divulgou no final da tarde de hoje (6) o resultado da sua última pesquisa antes do primeiro turno da eleição para a prefeitura da capital paulista. Ela aponta José Serra (PSDB) com 28% dos votos válidos, contra 27% de Celso Russmanno (PRB) e 24% para Fernando Haddad (PT). Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados e não há qualquer definição sobre quem irá ao segundo turno.

A pesquisa Datafolha novamente cumpre o papel de tentar abater o animo da militância que apoia o petista Haddad. O próprio diretor-geral do instituto, Mauro Paulino, sabe da influência destas sondagens na reta final das campanhas eleitorais. "É parte do processo democrático, além de outros fatores, o eleitor levar em conta também os resultados das últimas pesquisas para tomar a sua decisão. Em disputas tão equilibradas como essa de São Paulo o voto útil pode ser um dos detalhes que definirá os finalistas".

Chama a atenção, porém, como as pesquisas do Datafalha e dos outros institutos são erráticas - não merecendo muita credibilidade. Na semana passada, o instituto do Grupo Folha, o mesmo que edita o jornal Folha tucana, apontou o aumento da distância entre Serra e Haddad. Agora, com a proximidade do pleito e o risco da total desmoralização, o instituto volta a indicar empate técnico.

Rejeição e simulação do segundo turno

A única novidade que o levantamento atual mostra é a queda acentuada de Celso Russomanno. Na pesquisa anterior, concluída em 27 de  setembro, o "azarão" do PRB aparecia com 34% dos votos válidos. Agora, ele despencou para 27%. Outro dado interessante é que Russomanno, nas simulações para o segundo turno, ainda leva vantagem em um eventual confronto com Serra (44% a 37%). Diante de Haddad, porém, o cenário é de empate técnico, com vantagem para o petista (40% contra 39%). Haddad também venceria Serra no segundo turno - 45% contra 39% do tucano.

A pesquisa também indica que o eterno candidato do PSDB permanece na liderança da rejeição - 42% dos eleitores garantem que não votariam nele "de jeito nenhum". Já a taxa de rejeição de Russomanno cresceu para 30% e a do petista é a mais baixa entre os candidatos com chance de disputar o segundo turno - 25%. De concreto, fica a impressão que o primeiro turno da eleição paulistana será definida nestas últimas horas. O trabalho de corpo a corpo no domingo e o agito das redes sociais poderão ser determinantes!

3 comentários:

Unknown disse...

Está chegando a Hora!...
Vamos dar uma resposta a essa Mídia Golpista. aos Ministros do STF, ao MPF e a esses Partidos da Direita reacionária...
Vamos Votar nos candidatos do PT e nos candidatos de esquerda...
Vamos derrotar mais uma vez esses traidores do povo Brasileiro.

É Lulala, É Dilma.

Anônimo disse...


PARA OS ELEITORES [AINDA] INDECISOS EM 'SAMPA'! E A ÚLTIMA PÁ DE CAL PARA O (S)erra!

http://pensenovotv.com.br/descricao/decidi-haddad?source=destaquerotativo

Vale a pena ver e ouvir, a conscientização, a civilidade!...

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

E nessa "confusão" toda, que sempre a direita promove nas eleições (sem que ninguém responda por isso), não me surpreenderia se o Haddad levar logo essa prefeitura de São Paulo logo no primeiro turno. Tomara, vamos esperar pra ver: 51%... Cláudio.