terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cuba se aproxima do Mercosul

Do sítio Vermelho:

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, recebeu nesta segunda-feira (29), em Brasília, o vice-ministro cubano de Relações Exteriores, Rogelio Sierra Díaz, em reunião para avaliar o andamento das relações bilaterais entre os países.

Durante a tarde foi realizada uma reunião do mecanismo de consultas políticas e cooperação entre Mercosul e Cuba, presidido pelos vice titulares brasileiro e cubano, assim como por representantes das nações membros deste bloco.

No encontro ficou acordada a realização, antes do final de 2012, da reunião da Comissão administradora do acordo de complementação econômica do Mercosul e Cuba e foi confirmada a possibilidade da participação da ilha em distintas reuniões especializadas dentro desse bloco para tratar assuntos relacionados com agricultura familiar, turismo e a mulher, entre outros.

Brasil-Cuba

Sobre o encontro com Patriota, Díaz ressaltou que a reunião permitiu corroborar o excelente estado das relações entre Brasil e a ilha e traçou as linhas de como devem ser conduzidos estes vínculos durante o ano que vem.

Foi constatada a coincidência de enfoque entre ambos países nas questões regionais, internacionais e multilaterais, assim como manifestou a disposição de continuar trabalhando de maneira conjunta a abordagem dos assuntos internacionais.

Afirmou que o Brasil “manifestou seu respaldo a Cuba em sua luta contra o bloqueio econômico-comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos”.

* Com informações da Prensa Latina

0 comentários: