sábado, 6 de outubro de 2012

Candidato do Psol é favorito em Belém

Por Altamiro Borges

Em pesquisa encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo, o Ibope divulgou hoje a quarta e última sondagem sobre a intenção de voto no primeiro turno das eleições para a prefeitura de Belém. O candidato do Psol, o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, desponta como favorito com 30% das intenções de votos. Ele é seguido pelo tucano Zenaldo Coutinho, com 23%. Em terceiro, aparece José Priante, do PMDB, com 12%. A margem de erro é bastante elástica, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar desta distorção, a pesquisa sinaliza que deverá ocorrer o segundo turno na capital paraense.

A disputa em Belém desperta muita curiosidade. Edmilson Rodrigues, que já administrou a capital paraense quando era militante do PT, disputa esta nova eleição numa coligação composta pelo PCdoB, que ocupa a vice na chapa majoritária, e o PSTU. Ele não conta com o apoio das máquinas públicas do governo estadual e da prefeitura e nem com fartos recursos financeiros. Seu tempo de televisão é reduzido. Mesmo assim, ele ocupou a liderança nas pesquisas desde o início da campanha, desafiando os poderosos do Pará. O povo não esqueceu sua gestão democrática e comprometida com os mais carentes na prefeitura da capital.

No segundo turno, o tempo de rádio e televisão no horário eleitoral será igual para os dois concorrentes. O candidato do Psol terá melhores condições para apresentar suas propostas e para polemizar com seu rival - que, tudo indica, será o tucano Zenaldo Coutinho, representante das elites reacionárias do Pará. O desafio será conquistar novos aliados para esta batalha, evitando que todos os atuais postulantes apoiem o tucano. O Psol estará diante da "maldita" e complexa questão das alianças, como dizia o barbicha Vladimir Lênin. Um belo exercício da política!

2 comentários:

Antonio Lyra Filho disse...

A vitória do PSOL em Belém deverá ser computado com uma conquista da oposição do que o partido faz parte.
Por certo o novo prefeito se unira ao PSDB.

MathMach3 disse...

Miro, porque você não deu um pio sobre a campanha do marcelo freixo? Seu partido não deixou e tu tem vergonha de saber que seu partido apoia o criminoso do paes?