sábado, 27 de outubro de 2012

Beto Richa sai chamuscado no Paraná

Por Altamiro Borges

Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado nova pesquisa sobre as eleições em Curitiba. Os resultados são parecidos. Ambos apontam a folgada vitória de Gustavo Fruet (PDT). No Ibope, ele tem 58% dos votos válidos – que exclui os brancos, nulos e eleitores indecisos –, contra 42% do midiático Ratinho Jr. (PSC). Já no Datafolha, a diferença é um pouco maior, dentro da margem de erro. Fruet tem 60% e Ratinho atinge 40%. Com a vitória do pedetista o maior derrotado nestas eleições é o governador tucano Beto Richa.

No início da campanha, seu candidato à reeleição, Luciano Ducci, um tucano infiltrado no PSB, era tido como “imbatível”. Aos poucos, ele foi perdendo força e não conseguiu nem superar a barreira do primeiro turno. Beto Richa ficou mudo diante da derrota e anunciou que ficaria neutro no segundo turno. Na prática, setores da prefeitura e do governo estadual apostaram as suas fichas na eleição de Ratinho Jr.. O filho do apresentador do SBT começou na frente, mas logo perdeu fôlego e foi superado por Gustavo Fruet.

Na quinta-feira, o próprio candidato do PSC reconheceu os erros na estratégia da sua campanha. Abatido, ele disse que não conseguiu “desconstruir” a imagem do rival pedetista. Na prática, Ratinho Jr. é que desconstruiu a sua imagem. No segundo turno, ele adotou um discurso atrasado e se aliou a setores mais conservadores. Passou a centrar a sua campanha no ataque ao “mensalão do PT”, copiando a retórica demotucana do restante do país. A guinada conservadora cobrou o seu preço.

Com a provável vitória de Gustavo Fruet neste domingo abre-se a temporada de disputa para o governo do estado em 2014. Beto Richa já sai chamuscado nesta corrida. Além da derrota em Curitiba, o tucano sofreu abalos em outras importantes cidades do Paraná. Já o PT da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que apoiou e indicou o vice do pedetista, ganhou mais musculatura no estado. Ele conquistou 41 prefeituras no primeiro turno e ainda disputa em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, três das maiores cidades paranaenses.

3 comentários:

Unknown disse...

Miro,

Mais uma vez,
Vamos dar uma resposta ao PIG(globo, veja, estadao, folha, ig, band), ao STF, ao MPF e a esses Partidos da Direita reacionária(psdb. dem e pps)...
Vamos Votar nos candidatos do PT e nos candidatos de esquerda...
Vamos derrotar mais uma vez esses traidores do povo Brasileiro.
É Haddad em São Paulo;
É Elmano em Fortaleza;
É Fruet em Curitiba;
É Pelegrino em Salvador;
É ...em Joao Pessoa;
É ...em Vitória;
ETC. ETC. ETC;
É Lulala, É Dilma. É FRUET.

Capa Preta disse...

Eduardo, essa é muito boa!!!

Miro:

É outro assunto mas importante: na web, vazou a notícia de que hoje, na hora de votar, Dirceu iria declarar-se “prisioneiro político de um julgamento de exceção”, como um jornaleco noticiou.

Não é nada disso.

O que ele e seu advogado ainda não decidiram são os termos dos embargos infringentes que apesentarão ao Supremo Tribunal de Exceção.

Uma coisa porém é certa, caso os atuais ocupantes do tribunal insistam na farsa de “compra de votos”, o ex-ministro exigirá que os ministros indicados pelo presidente Lula, quando ele era chefe da Casa-Civil, renunciem ao mandato no STF, visto que as aprovações do Senado às suas próprias nomeações, segundo eles mesmo afirmaram peremptoriamente, sofrem de vício de origem, pois foram “compradas”.

Tem mais: não será seu advogado que fará isto.
Será ele mesmo, Dirceu, como advogado de outro réu.

O que farão os ministros cuja sabatina e aprovação pelo Senado, antes de serem nomeados, teria sido “comprada” ?
Será que suas suspeitas, sem prova, são seletivas e valem apenas para Dirceu e Genoíno mas não valem para eles mesmos, quando seu interesse pessoal nesses cargos está em jogo?

Será que desta vez, nossos ministros do STF ficarão caladinhos, recebendo seus polpudos salários, mordomias e ainda os pagamentos por fora que Gilmar Mendes, operador do “mensalão tucano” no STF, dá a eles a título de “pagamento por serviços prestados” ao seu Instituto de Brasiliense de Direito Publico, num flagrante desrespeito ao princípio da impessoalidade e da autonomia do STF de particulares?

E o apartamento de Marco Aurélio Mello comprou na Barra, alguns dias após soltar Salvatore Cacciola cujo condominio hoje é de R$ 8.000,00 por mês, no qual morava o próprio Cacciola antes de fugir para a Italia, três dias após ser solto pelo primo de Collor?

E o Joaquim Barbosa, renunciará ao cargo?

Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.