domingo, 28 de outubro de 2012

Arthur Virgílio vai sair do PSDB?


Por Altamiro Borges

Ex-líder de FHC no Senado, Arthur Virgílio mostrou que tem força em Manaus. Após dizer que daria “uma surra” no ex- presidente Lula e adotar um oposicionismo raivoso, ele se desgastou e perdeu a disputa ao Senado em 2010 para Vanessa Grazziotin (PCdoB). Agora, ele vence as eleições com 65,9% dos votos, derrotando a mesma jovem comunista. O tucano retorna ao cargo que já ocupou com muitas promessas. Ele tem influência nas estruturas de poder e na mídia local. Mas terá muita dor de cabeça na sua gestão.

De cara, Arthur Virgílio terá que enfrentar uma pendenga em seu próprio partido. Dias antes do primeiro turno, ele ameaçou deixar o PSDB porque o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra os incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus. Aparentemente “revoltado” – ou era jogo de cena marqueteiro? –, ele afirmou: “Esse partido não tem apetite para disputar o poder... Estou farto. Ganhando ou perdendo, eu vou avaliar se fico no PSDB”.

Na ocasião, O Globo – que acionou seu “calunista” de plantão, Ricardo Noblat, para fazer a campanha do tucano – noticiou que a Adin protocolada no Supremo Tribunal Federal “abriu uma crise nacional no PSDB ao jogar contra uma das poucas candidaturas do partido em vantagem nas eleições municipais... A medida virou mote de campanha dos adversários de Arthur Virgílio”. O jornalão também confirmou que Arthur Virgílio ameaçou “deixar o partido após as eleições, seja qual for o resultado do pleito”.

A Adin continua no STF. Alckmin já disse que não vai retirá-la. O que fará Arthur Virgílio, o novo prefeito de Manaus? Vai manter sua palavra ou era mais um jogo de cena da campanha? Os eleitores de Manaus deveriam cobrá-lo!

1 comentários: